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10 maneiras de conquistar o comprometimento da equipe.

Conquistar é alcançar um lugar onde se chegou devido ao seu esforço e dedicação. Esse termo se torna tão forte em relação aos nossos objetivos, que muitas pessoas buscam as “fórmulas” para alcançar o que desejam, mas é maior do que isso, é preciso determinação, e os passos a se seguir geralmente partem de pequenas mudanças em comportamentos próprios. Mas, quando se diz respeito a uma organização, como engajar toda uma equipe em busca de um objetivo em comum? Muitas características são importantes nos gestores de uma equipe, e vamos falar um pouco mais sobre 10 delas:   comprometiment0  

1.Iniciativa

Agir é indispensável para obtenção de resultados. Tendo iniciativa é possível sempre definir e apontar um norte para guiar a sua equipe, fazendo todos sentirem-se seguros quanto ao caminho que devem seguir para alcançarem a meta.  

2. Organização

Manter organizadas as ideias, os processos e as atividades faz com que o comprometimento da equipe seja bem mais assertivo, pois todos sabem onde buscar as informações. Além disso, manter também o local de trabalho organizado melhora a produtividade da equipe, pois fica mais fácil manter o foco e ter agilidade no momento de realizar tarefas.  

3. Humildade

A humildade é uma característica que deve ser levada para todos os aspectos na vida, e com a gestão não poderia ser diferente. Um gestor humilde sempre está atento para separar o que de suas ações de fato gerarão bons frutos e o que é apenas ego. Estes líderes querem e buscam sempre melhorar, analisando que há sempre um novo ponto a ser alcançado, para tanto, não existe lugar para o comodismo.

 

4. Empatia

Se colocar no lugar dos outros dentro de uma equipe te trará uma nova percepção dos acontecimentos, te ajuda a reconhecer os limites do indivíduo, as qualidades e defeitos, isso mantem a equipe inspirada. Trabalhar esses e outros pontos ajuda também a entender profundamente o perfil de seu time e saber como envolvê-lo e mantê-lo motivado.  

5. Comunicação

Grandes problemas das organizações partem da falha ou falta de comunicação. Essa é uma característica fundamental em um bom líder, pois ele deve deixar muito claro cada tópico da conversa ao passar aos colegas algum assunto ou atividade. Para conquistar a participação da equipe, ele deve ter a mente aberta e saber ouvir, ser objetivo, transparente e se manter disponível para quaisquer necessidades que surjam por algum membro de seu time. Dessa forma, todos os colaboradores sentem confiança e se comprometem em trabalhar da melhor maneira possível com seu responsável.    

3. Planejamento

Manter definidas as metas e as responsabilidades é um meio de conservar o comprometimento de uma equipe. É interessante estar sempre interagindo com todos, verificando e revisando os resultados de cada um e ouvindo opiniões e ideias, com o intuito de agregar nos processos da empresa e nas atividades a serem realizadas. Com toda essa integração, é importante também manter o foco e saber guiar todas as ideias para que a decisão seja assertiva.  

 7. Observação

Para construir um bom relacionamento com sua equipe um bom gestor precisa ser justo, para isso nada como observar o ambiente e analisar o clima, entender quais são os níveis de satisfação dos colaboradores, avaliar o que pode ser melhorado e o que deve ser mantido. Mesmo adotando indicadores que avaliam o desempenho, a observação te traz uma experiência humana com o meio, assim o gestor sentirá o que há por trás dos números.  

8. Flexibilidade

Ser um líder flexível é saber lidar com a adversidade do meio colaborativo, é saber que hoje uma situação é favorável para o grupo, mas amanhã pode não ser mais.  É importante saber aceitar a hora de mudar a postura e a forma com que levamos alguns assuntos e acontecimentos. Saber aceitar as diferentes visões, comportamentos e características dos colaboradores não é só um ato de generosidade como também ajudará na hora de conquistar a confiança da equipe.  

9. Otimismo

Todos querem acreditar que o melhor está por vir mesmo sendo uma tarefa difícil, principalmente pelo momento em que estamos vivendo. Isso porque mesmo não sendo a chave para todos os problemas, o olhar positivo te dá ânimo para tentar mais uma vez e continuar acreditando, pois mesmo demorando, fazer o que tiver que ser feito com dedicação, sim: está é a chave!  

10. Acessibilidade

Se um gestor quer que seus liderados estejam com ele, ele precisa estar com seus liderados. É muito estressante ter sempre que escutar: “agora não…” – “Pode ser depois?” –  “Estou ocupado, me mande por e-mail…”. A sensação que pessoas assim transmitem é de superioridade e arrogância, e convenhamos que isso não é conquistar, é impor.   Importante lembrar que, quando buscamos o comprometimento de terceiros nós precisamos em primeiro lugar estar comprometidos com nossa melhoria, comprometidos com o coletivo, com os objetivos. Seja um exemplo de comprometimento, pois como diz o ditado: “O exemplo vale mais que mil palavras.” Então, que tal trabalhar sua evolução? Que tal trabalhar por uma gestão melhor, uma empresa melhor? Vamos nos comprometer em ser bons gestores, em oferecer dias melhores para os que estão conosco, assim será uma tarefa fácil trabalhar em equipe.   Você tem alguma outra dica que não citamos aqui? Deixe nos cometários! Será um prazer conversar mais sobre esse assunto com você!   Veja também:

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