Gestão de pessoas, Sem categoria

4 dicas certeiras para o feedback aumentar a eficiência da equipe

feedback-em-momento-certo
Atualmente, o profissional que pretende ocupar um cargo de chefia precisa, essencialmente, ser um líder e primar pela qualidade, tanto em incentivar as suas equipes, através do respeito, eficiência e agilidade, como não impor suas decisões apenas pela autoridade de seu cargo.
E assim, para ser um líder que inspire o seus funcionários é importante saber exatamente como dar um feedback positivo, com críticas que possam ser transformadas em experiências e depois, em acertos. Para conseguir transmitir um feedback de forma construtiva, existem algumas técnicas bastante famosas, com destaque para a Comunicação Não Violenta (CNV). Entenda mais sobre isso:  

Como trabalhar o feedback para ter excelência em sua equipe

  Basicamente, a CNV pode ser considerada um método que inspira ação compassiva e solidária. Utilizada há mais de quatro décadas por uma rede global de facilitadores e mediadores, a CNV foi criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg. O principal conceito da técnica está na empatia com o próximo, na cooperação entre as pessoas envolvidas, sejam elas líderes sejam elas subordinados, já que as pessoas agem com o objetivo claro de alcançar suas necessidades, aliando-se a princípios e valores. Desta forma, é possível compreender a mensagem além das palavras e a atitude de outras pessoas, mesmo que não sejam diretamente faladas. Adotar essa prática é um convite para olhar para dentro dos outros com mais compaixão – melhorando a comunicação em todos os aspectos da vida. Confira algumas dicas para aperfeiçoar a gestão de pessoas, trabalhar o feedback e alcançar a excelência da equipe:  

Confira 4 dicas para aperfeiçoar a sua gestão de pessoas

 

1 – Tente não fazer um julgamento superficial 

Mesmo que não analisar as atitudes e reações de outras pessoas ao nosso redor seja algo muito difícil, é necessário evitar esse costume para melhorar a comunicação com os outros a sua volta. O ideal é refazer as sentenças negativas retirando toda a opinião superficial e focando apenas no feedback crítico, que pode promover a melhora desta pessoa.  

2 – Promova uma comunicação clara com a sua equipe

Falhas de comunicação existem em praticamente todas as empresas. Por isso, um líder conceituado necessita ser extremamente preciso em suas orientações para ter a atenção e gerar um aumento na produtividade de sua equipe.  

3 – Esteja sempre aberto ao diálogo

De acordo com os conceitos da CNV, empatia significa esvaziar a sua mente e escutar todo o universo ao seu redor. Logo, um líder deve estar disponível para os demais, tentando descobrir seus desejos e necessidades, ofertando compreensão e motivação. O papel de liderança também tem como desdobramento auxiliar seus colaboradores no momento de alguma dificuldade, na elaboração de um projeto, na troca de experiência, na abertura para o diálogo e na tranquilidade para receber um feedback do subordinado sem levar para o lado pessoal uma sugestão exclusiva do ambiente de trabalho.  

4 – Solicite tarefas objetivas, específicas e que possam ser entendidas

Um problema que pode reduzir a produtividade de uma equipe eficiente é o pedido para realização de uma tarefa mal explicada. Mas, por que isso acontece? Se o líder reflete a necessidade de alguma iniciativa, tem a oportunidade de fazer um trabalho que ajude a empresa naquele momento. No entanto, se existe dificuldade em compreender as necessidades internas inicialmente e só haja o foco no rendimento e na ação, fica quase impossível para os funcionários compreenderem e realizarem com excelência o que foi solicitado. Sendo assim, é essencial destinar tarefas estruturadas, claras e objetivas. Além disso, a filosofia do CNV aponta que os pedidos feitos com uma linguagem positiva são mais fáceis para sempre compreendidos, isso significa que é bem mais simples entender o que um líder deseja que sua equipe realize do que entender o que ele não quer que sua equipe faça. Por isso, na gestão de pessoas o dialogo aberto e claro possui um papel vital.   Gostou das dicas? Não deixe de curtir nossa página do Facebook. Lá você encontrará conteúdos interessantes como esse. Confira agora!   Banner HINC