Gestão de pessoas, Sem categoria

5 atitudes dos líderes para aumentar a produtividade da equipe

Produtividade da equipe

Post Hinc Liderança equipe

Seus subordinados se arrastam para o trabalho? Você percebe que há bastante postergação de entregas ou que as pessoas deixam tudo para fazer na última hora? Estes são sintomas de que há algo de errado com a motivação dos profissionais e isso, em longo prazo, pode causar problemas na qualidade das suas entregas perante a diretoria ou os acionistas.

Mas fique tranquilo. Nós listamos aqui 5 atitudes de liderança que vão te ajudar a aumentar a produtividade da equipe. Veja:

1. Mostre o real valor das atividades dos seus liderados

Todo mundo quer sentir que o seu trabalho tem um propósito mais elevado. Às vezes, porém, esse efeito se perde na rotina do dia-a-dia. É papel do líder deixar claro como o trabalho de cada um contribui para um objetivo maior.

Por isso é de suma importância demonstrar aos seus liderados quais são os planejamentos estratégicos da empresa e de que forma cada um deles está contribuindo. Você verá que os colaboradores passarão a ver valor nas suas tarefas mais singelas e a partir disso produzirão mais e melhor.

2. Reserve um tempo para celebrar as realizações

É natural que o ritmo corporativo frenético faça nos concentrarmos somente no que está à frente, em vez de refletir sobre o quanto já foi alcançado. Assim, muitas vezes nos esquecemos de elogiar nossos liderados, de tornar públicos os bons e até de compartilhar as lições aprendidas. E se os resultados nunca são celebrados, alcançá-los se torna um exercício enfadonho.

Insira na sua rotina uma brecha de tempo para sentar com a equipe e conversar sobre as conquistas. Demonstre gratidão pelo empenho de cada profissional, fazendo-os apreciar suas realizações. Periodicamente, converse individualmente sobre o desempenho e lembre-se sempre de colocar-se à disposição para orientar nas dificuldades além de elogiar os resultados alcançados.

3. Dê autonomia

Você confia na sua equipe? Conhece o potencial de cada pessoa? Sim? Então dê autonomia para que as pessoas trabalhem. Deixe-as opinar e até decidir a forma com que querem fazer suas atividades desde que elas entreguem qualidade. Quando os profissionais têm liberdade para trabalhar, eles produzem melhor.

Um líder precisa ter a humildade de ouvir as sugestões. Mas as pessoas só dão suas opiniões sinceras quando se sentem seguras para isso. Demonstre aos seus liderados que eles têm liberdade para colaborar.

4. Incentive o risco

Quando as pessoas não se arriscam, elas não saem do lugar comum e mantêm um mesmo ritmo de produção. Muitas vezes, elas não tentam fazer diferente por medo de errar e serem punidas por isso. Incentive-as a se arriscar, a fazer diferente e a encontrar outras vias.

5. Não perca tempo com liderados que não querem evoluir

O seu papel é desenvolver a sua equipe, oferecer treinamentos para que ela produza mais e com mais qualidade. Contudo, tenha a perspicácia de perceber os profissionais que não querem evoluir. A partir desta consciência, volte suas energias para quem realmente merece.

Lembre-se: um profissional improdutivo, além de puxar o resultado coletivo para baixo, pode contaminar os outros membros da equipe com sua desmotivação. Aja para conscientizar estas pessoas e não demore muito para decidir quem deve ou não ficar na sua equipe.

Como está sua liderança? Ela ajuda a aumentar a produtividade da empresa? Deixe um comentário!

Banner HINC