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5 dicas de como conhecer, controlar e gerenciar seus clientes oportunizando mais vendas

satisfacao-clientes Em um ano de incertezas, manter-se no mercado é um grande desafio. As empresas que não inovarem e não buscarem a satisfação de seus clientes correm sérios riscos de ficarem para trás e perderem todo espaço que um dia foi conquistado.

Gerenciar clientes

Conhecer, controlar e gerenciar a carteira de clientes são requisitos indispensáveis para qualquer organização. O cliente é especial, e deve ser tratado como tal. Tratando-se de clientes, compreender suas necessidades, desejos, demandas e anseios, nunca é demais. Quanto mais, melhor! Agregar valor ao cliente é agregar valor a própria organização. Agregar valor à organização é manter-se no mercado. Neste post vamos dar 5 dicas de como a tecnologia pode ajudar as organizações a terem um melhor relacionamento com os clientes, resultando em aumento na qualidade e quantidade das vendas. Gerir a carteira de clientes, na maioria das vezes, é primordial e pode ser um grande desafio para as organizações. A questão é: Como buscar tantas informações? Como armazena-las? Como controlar essas informações obtidas? Como saber e resolver os problemas do cliente no momento certo? Como transformar estas informações em vendas? Essas perguntas, há alguns anos, seriam difíceis de responder. Atualmente, com a ajuda da tecnologia, esses problemas podem ser facilmente resolvidos. Utilizar um sistema de CRM (Customer Relationship Management) é uma boa prática para responder todos estes questionamentos, inclusive fazendo com que as vendas sejam aumentadas quantitativamente e qualitativamente.

Seja mais produtivo e eficiente

Tenha um sistema de CRM que avise o momento exato de entrar em contato com o cliente, e que mostre tudo que foi tratado no último contato (follow-up).  Isso ajudará sua equipe de vendas a ser mais produtiva e eficiente, pois terá informações precisas de quando falar, o que falar e com quem falar. Desta maneira, vão construir um melhor relacionamento com o cliente e oportunizarão mais vendas.

Gerencie suas vendas

 Gerencie o funil de vendas (Pré venda e Pós venda), que de uma maneira rápida e clara, mostre para sua equipe de vendas a quantidade de ações que estão paradas em cada estágio do funil.

Controle suas vendas

Utilize ferramentas que possibilitem criar indicadores, pois tratando-se de vendas e clientes, controlar metas, vendas realizadas, satisfação dos clientes, clientes atendidos, etc., é fundamental. Se este apresentar dashboard, a sua análise em relação aos indicadores será muito mais ágil e eficiente, uma vez que você enxergará todas as métricas da empresa em um único painel, facilitando a tomada de decisão (gestão à vista).

Tenha atitude e seja rápido

Trabalhe com planos de ações para resolver os problemas, pois seus indicadores nem sempre serão satisfatórios. Sendo assim, utilizar a metodologia do 5W2H fará com que a sua empresa tenha um maior envolvimento, comprometimento e sinergia de seus colaboradores. Saber quem está fazendo, o que está fazendo e quando está fazendo (três características do 5W2H), aumentará a responsabilidade da equipe com os seus gestores, facilitando no aumento da produtividade, diminuindo a perda de tempo com retrabalho e contribuindo muito para resolução de todos os problemas evidenciados.

Busque a eficácia

Existem muitos sistemas de CRM no mercado, alguns para venda (controlando apenas os funis de venda), outros para gerenciar clientes (follow-up) e alguns mais robustos, que além de possuir um CRM, integram com indicadores, processos e planos de ação. Busque ferramentas integradas e flexíveis, que possibilitem as empresas trabalharem e criarem seus próprios modelos de sucesso. Elas ajudarão os envolvidos na otimização de tempo, evitando o controle paralelo em se usar várias plataformas ao mesmo tempo, e também ajudarão as empresas a terem um menor custo, pois a utilização de várias plataformas juntas tem um alto custo. Banner HINC