Gestão de pessoas, Sem categoria

7 dicas sobre gestão de conflitos que todo líder precisa conhecer

Post 7 dicas conflitos

Gestão de conflitos

Você já precisou gerenciar algum conflito na sua equipe? Temos certeza que sim! Selecionamos 7 dicas que todo líder precisa conhecer para melhor lidar com os conflitos que surgirem. A gestão de conflitos, em empresas, ou nos mais diversos grupos sociais, pode ter efeitos construtivos ou fatalmente destruidores.

Assim, é importante: 1.  Saber que conflitos não são causados por diferença de opinião ou de interesses, mas pela forma com que as diferenças são tratadas. Enquanto as diferenças são reconhecidas e respeitadas, ainda não se configuram conflitos, mas quando o relacionamento deteriora em função de tais diferenças é hora de começar a cuidar. Se a opinião divergente é enfrentada de forma segura e tranquila, se perguntamos em vez de dar respostas e se utilizarmos o entendimento, que não precisa ser concordância, estaremos criando oportunidades de diálogo. 2.  Avaliar se o conflito é quente ou frio Conflitos quentes são facilmente perceptíveis, o tom de voz se eleva, a objetividade desaparece. Os conflitos frios são mais difíceis de perceber, podendo inclusive serem mais perigosos para a organização, pois aumentam o mal estar entre as pessoas, mina a energia dos envolvidos e da organização, podendo com o tempo sair do controle. 3.  Ter consciência que algumas atitudes ajudam a evitar conflitos O uso de perguntas abertas para envolver e despertar o interesse do outro e não impor ideias, a apresentação de informações positivas primeiramente, a adoção da postura do líder que facilita, com atitude de sincera cooperação, a não fuga de informações desagradáveis, podem ajudar a minimizar os conflitos nas organizações. 4.  Saber que alguns conflitos não podem ser evitados, mas que podemos cuidar para eles não aumentarem. Enquanto líder, pode-se adotar atitudes positivas e perceptivas que amenizam o confronto, concentrar-se no tema da discussão e não no conflito, perguntar para entender o outro, entender que o confronto deve ser de ideias e não de pessoas, perceber as mensagens não verbais e, por fim, reduzir a velocidade da discussão, criando pausas para respirar quando os ânimos ficarem alterados. Em situações de conflito é recomendável descrever o problema e suas causas (passado), focar na solução, nas possibilidades (futuro), ter claro o critério para decidir, usar a empatia para ao receber estímulo, analisar, ponderar e, somente em seguida, tomar decisão livre. 5.  Ter consciência que o conflito pode escalar A tendência é que se o conflito não for resolvido ele irá escalar. Segundo Friedrich Glasl a escalada de conflitos tem 9 patamares, enquanto no estágio inicial a cooperação entre as partes ainda é maior que a concorrência, no estágio final, existe a disposição para com a autodestruição, prejudicar também o ambiente ao redor e, consequentemente o que vier depois. 6.  Saber onde cabe a auto-ajuda e onde se inicia a necessidade de interferência externa. Até o ponto que se pode dizer “temos um conflito”, ou seja, existem diferenças objetivas e pessoais, a auto-ajuda é possível. A partir do momento que “o conflito tem a nós” e, assim, tem-se conflito sobre o conflito ou conflito sobre a solução do conflito, deve-se solicitar ajuda de outras pessoas próximas que não estão envolvidas e até mesmo a ajuda profissional externa. 7. Entender que para melhor gerenciar conflitos, o auto-desenvolvimento é fundamental. Esse processo de auto-desenvolvimento passa por tentar responder algumas questões: Como posso ampliar a minha capacidade de observação? Como desenvolver minha capacidade de perceber as sutilezas existentes na relações entre as pessoas? Como desenvolver a capacidade de ouvir plenamente? Como desenvolver a sensibilidade para perceber sentimentos e necessidades? Como desenvolver a habilidade para intervir de forma adequada e no tempo certo? Como deixar de lado qualquer julgamento a priori? Você está preparado para lidar com conflitos? Quer conversar mais sobre isso? Deixe-nos seu comentário! Banner HINC