Gestão de projetos

8 livros que todo gerente de projeto deveria ler

O gerente de projeto é a pessoa que lidera a equipe responsável por alcançar os objetivos do projeto. Ele precisa ter mais que conhecimentos técnicos sobre gerenciamento de projetos, tem que influenciar pessoas, comunicar bem, gerenciar conflitos e crises e tomar decisões, sem falar que ele é o principal elo entre a estratégia organizacional e a realização do projeto.

Isso soa como uma missão desafiadora? E é, mas você pode se preparar bem.

  A seguir compartilharemos 8 livros que acreditamos que todo gerente de projeto deveria ler. Não deixamos de compartilhar os livros que gostamos muito, mas que foram editados, por enquanto, apenas em inglês. Adicione estes a sua lista de leitura!   livros  

1. Making Things Happen: Mastering Project Management – Scott Berkun

Este livro é composto por ensaios. Nele, Berkun, veterano da Microsoft, leva o leitor a percorrer seus 9 anos de experiência na liderança de projetos. O foco do autor na filosofia e teoria ao invés de especificidades do gerencimento de projetos faz seus conselhos atenderem leitores técnicos e não técnicos. Além disso, a tonalidade pessoal e experiência de vida faz seus conselhos serem relatáveis a todos.

2. Os 5 desafios da equipe: uma história sobre liderança – Patrick Lencioni

Um componente crucial da liderança é compreender como sua equipe trabalha. Lencioni explora dinâmicas de equipe na ficção de Kathryn Petersen, CEO responsável por uma empresa a beira de um desastre. Por meio de fábula, detalha-se as cinco disfunções de uma equipe e apresenta-se um questionário para você examinar sua própria equipe com passos para superar os problemas.  

3. The Deadline: A Novel About Project Management – Tom DeMarco


Aprenda sobre gerenciamento de projetos com a estória de Tompkins, um gerente de projetos que foi sequestrado e recebeu uma deadline impossível. A solução dele é pouco convencional: com uma grande equipe de desenvolvedores de software a sua disposição, ele divide esta em dezoito times. Cada um destes usa um método diferente, testa diferentes hipóteses e abordagens sobre gerenciamento de projetos. Você pode obter dicas importantes de como gerenciar efetivamente seus projetos.  

4. The ideal team player: How to Recognize and Cultivate The Three Essential Virtues – Patrick Lencioni

Neste livro Lencioni conta a estória de Jeff Shanley, um líder desesperado para salvar a empresa do seu tio restaurando o compromisso da equipe. Jeff constrói a cultura de contratar e desenvolver com base em 3 virtudes essenciais. Neste livro, Lencioni apresenta ferramentas práticas para identificar, contratar e desenvolver pessoas. Se você é um líder que está tentando criar a cultura de equipe ou um membro de equipe que está tentando se desenvolver, este livro será muito útil.  

5. Gerenciamento de Projetos Orientado por Valor – Harold Kerzner

Não adianta gerenciar as restrições de tempo, custo e desempenho, se a carteira de projetos está cheia de iniciativas que não agregam valor para o negócio. Este livro é um guia prático, de fácil leitura que modificará a forma como você enxerga e pratica o gerenciamento de projetos.  

6. A arte da guerra – Sun Tzu


Mais de 2000 anos se passaram desde que o líder militar Sun Tzu colocou seus princípios de como ser um líder destemido. Estes princípios continuam aplicáveis e sendo comentado por executivos no mundo todo. O livro fala de liderança, estratégia, resolução de conflitos e gerenciamento de recursos.  

7. Multiplicadores: como os bons líderes valorizam você – Liz Wiseman
 e Greg McKeown

Para mostrar como as pessoas podem transformar inteligência em capacidade de resolver os maiores desafios do mundo, Liz Wiseman, especialista em assuntos de liderança, junto com seu consultor de gestão, Greg McKeown, explorou dois perfis de líderes: os Multiplicadores e os Diminuidores. Liz e Greg identificaram essas práticas e habilidades fundamentais para qualquer um que queira desenvolver sua capacidade de liderança a partir de entrevistas e de um amplo conhecimento dos ambientes corporativos. A obra traz o olhar de quem já atuou, durante 17 anos, com 150 executivos, em 35 empresas espalhadas em quatro continentes.  

8. Talking from 9 to 5 – Deborah Tannen

Para um gerente de projetos comunicar com muitas pessoas diferentes é um fator crítico. Este livro aborda os diferentes estilos de comunicação e os mal entendidos que podem surgir quando pessoas com diferentes estilos conversam. Aprendendo sobre estas diferenças você pode lidar melhor com elas. Ótima leitura! Conte-nos o que achou!