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8 templates gratuitos para implantação de um PMO (Escritório de Projetos)

PMO (Escritório de Projetos)

Se sua empresa tem vários projetos em andamento, pode ser uma boa ideia ter um PMO (Project Management Office) ou Escritório de Projetos para coordenar as equipes de projetos e garantir que tudo será feito de forma apropriada e no tempo. A forma como o PMO será estruturado depende da necessidade da empresa e da quantidade de projetos. Estamos disponibilizando 8 modelos de templates para ajudar você a começar a estruturar um PMO na sua empresa e a gerir os seus projetos.

PMO2

1. Project Charter

Ou termo de abertura do projeto (TAP), é o documento que autoriza formalmente o projeto. Ele concede ao gerente a autoridade para utilizar os recursos da organização na execução das atividades do projeto

2. Declaração Preliminar de Escopo

Registra os requisitos do projeto e da entrega, os requisitos do produto, os limites do projeto, os métodos de aceitação e o controle de alto nível do escopo. Em projetos com várias fases, este documento valida ou refina o escopo do projeto para cada fase.

3. Plano Gerência Comunicação

Visa determinar as necessidades de informação das partes interessadas no projeto e definir uma abordagem de comunicação.

4. Plano Gerência Riscos

Para gerenciar os riscos de uma maneira sistemática é preciso ter um plano. O Plano de Gerência de Riscos descreve como a identificação, a análise qualitativa e quantitativa, o planejamento de respostas, a monitoração e o controle do risco será estruturado e realizado ao longo do ciclo de vida do projeto.

5. Estimativa de Tempo e Custos

É utilizado para estimar a duração e os custos do projeto. Com relação aos custos, inclui, mas não se limita à mão-de-obra, materiais, equipamentos, serviços e instalações, além de reservas específicas como provisão para inflação e contingências.

6. Solicitação Mudança

Ou Log das solicitações das mudanças, é o documento que registra cada mudança solicitada no decorrer do projeto e controla seu status. É um dos documentos mais importantes do projeto, pois documenta todas as solicitações feitas, seu impacto, sua aprovação ou rejeição e o motivo correspondente, além de seu status atual.

7. Termo de Encerramento

Envolve fechar as contas do projeto, realizar a aceitação final das entregas do projeto, arquivar a documentação necessária, atribuir a equipe do projeto a novos projetos e definir e comunicar os responsáveis pela manutenção do sistema ou produto criado.

8. Formulário de Lições Aprendidas

Trata-se muito mais do que um documento para cumprir a formalidade do projeto. São as informações que permitirão que os erros passados não se repitam e os acertos possam ser replicados para outros projetos. Por isso, é importante registrar tanto as boas quanto as más experiências do projeto. Estes registros ajudarão a moldar as atividades e controles dos projetos futuros.

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