Gestão de indicadores, Sem categoria

A tecnologia alinhada ao gerenciamento de indicadores

Você sabe onde estão as informações na sua empresa? Ou melhor, estas informações estão registradas e sendo analisadas de alguma forma? Leia sobre gerenciamento de indicadores abaixo.   Para definir estratégias para sua empresa, é importante saber reunir as informações da melhor forma para que sejam avaliadas e integrem o caminho para a melhor solução. Gerenciar a performance da equipe, a produtividade, os resultados, números que envolvem o desempenho de vendas, a satisfação do consumidor e outras infinitas possibilidades, é muito importante para enxergar evidentemente o local em que a empresa se encontra nesse caminho traçado para o objetivo.   gerenciamento

Gerenciamento de Indicadores

 

Como fazer isso?

Criando e praticando o gerenciamento de indicadores é possível comparar os objetivos finais com o panorama atual, concluindo a situação e, se necessário, criar planos de ação para chegar lá. Ações de melhoria realizadas a partir de avaliação de indicadores são consideradas eficazes e mais exatas, colaborando para que a organização alcance o seu objetivo principal.   Os indicadores são dados quantitativos ou qualitativos que avaliam um produto, um serviço, ou processos. Eles oferecem provas ou evidências de alterações ocorridas ao longo do tempo; devem ser claros, objetivos e de fácil entendimento à todos os envolvidos.   Dessa forma, a partir de gerenciamento de indicadores toda a organização é capaz de verificar se os objetivos estão sendo alcançados e os gestores podem visualizar se as ações estratégicas e metas globais estão sendo exercidas por toda a equipe.  

E qual é a maneira mais simples?

Atualmente existem softwares disponíveis no mercado que auxiliam nessa prática de gestão. Eles ajudam com a interpretação dos dados fornecidos nos indicadores, torna mais fácil a coleta e análise dos mesmos, criação e organização de gráficos. Com a utilização de um software para gestão de indicadores os colaboradores ou gestor podem receber alertas quando existe atrasos, podem visualizar de imediato quando as metas não foram atingidas, podem integrar os indicadores ou painéis de indicadores diretamente em um plano de ação, ainda são capazes de gerir a questão de segurança e rastreabilidade, tornando-os visíveis e editáveis apenas aos interessados e tendo documentado toda e qualquer edição realizada nestes.  

Para entender melhor como funciona a gestão de indicadores dentro de um software, descrevemos um exemplo hipotético:

Josias é o líder de uma equipe de cinco pessoas. Eles realizam as vendas de uma ferramenta de gestão estratégica e a meta desse grupo é vender de 16 a 20 serviços por mês. A meta individual é de 1 fechamento por colaborador por semana. Ainda, existe nesta equipe outra meta, a de contatos. Nesta cada integrante do grupo deve realizar, no mínimo, de 10 a 15 contatos efetivos com possíveis clientes por semana.   Para gerenciar todos esses dados, Josias utiliza um software de gestão de indicadores. Nele, o líder criou dois indicadores de variáveis semanais, um da meta individual de vendas e outro de contatos prospects por colaborador. Por fim, criou um indicador mensal, que realiza a soma de todos os dados de meta individual por colaborador e mostra a evolução do grupo; tudo isso indicando a comparação com a meta coletiva.   No caso citado, Josias realiza a coleta de dados de contatos e vendas por semana e alimenta essa informação no sistema. Ele tem acesso à todos os gráficos e cada colaborador tem acesso ao seu, e pode acompanhar semanalmente seus resultados de desempenho. O gráfico de meta coletiva é liberado à toda a equipe, que acompanha mensalmente os resultados obtidos e a comparação dos mesmos com a meta. O grupo se reúne todo mês para discutir os saldos e criam, no próprio sistema, planos de ação corretivos caso não tenha alcançado a meta.   Mateus, um dos integrantes da equipe, resolveu olhar seus resultados individuais do último mês no primeiro dia de trabalho do ano, para começa-lo confiante no planejamento: Gráficos material   De forma clara, cada um consegue visualizar o andamento do seu trabalho e onde seus resultados se encaixam de acordo com a meta estipulada, para a partir daí, ter insumos para realizar seus planejamentos pessoais e coletivos. Dessa forma, fica muito mais fácil gerir as métricas de sua equipe e sua empresa! Quer conhecer mais sobre indicadores e painéis para visualização (dashboards)? Veja também:

Dashboard de Indicadores – HINC