Gestão de pessoas, Sem categoria

Como fazer para aumentar a produtividade da sua empresa (mesmo em um País em crise)

Post produtividade Com a desaceleração da economia brasileira, muitos empresários se vêm diante de um cenário de baixa produtividade na empresa, direcionam o foco de suas preocupações para a estabilidade econômica e cobram respostas e atitudes do governo. Mas será que a culpa é só do governo? Muitas vezes, para conseguir aumentar a produtividade da empresa, não é preciso realizar novas contratações e maiores compras de ativos, mas sim, investir na otimização dos processos operacionais e qualificação dos profissionais para produzirem mais com os mesmos ou menos recursos disponíveis. Uma pesquisa realizada pela Oxford Economics (Análise Accenture) revelou que o maior índice de crescimento na produtividade das empresas brasileiras é registrado por aumento da força de trabalho contratando mais profissionais e injetando maiores quantidades de ativos, enquanto outros países como China, Índia, México e indonésia aproveitam melhor os seus recursos investindo em tecnologias de melhoria nos processos produtivos. Em números, o PTF (Produtividade Total dos Fatores) aponta o Brasil com um resultado negativo (-0,04%). Os melhores índices de crescimento considerando o maior volume produzido com menores recursos disponíveis, entre a década de 90 até hoje, estão a China (3,19%), Índia (1,17%), Estados Unidos (1,07%), Indonésia (0,51%) e México (0,35%).

Retome a produtividade da sua empresa adotando 4 medidas!

Esperar por uma atitude do governo na esperança por um programa de incentivos que ajude as empresas a retomarem o crescimento podem fazer com que o empresário perca um tempo valioso para superar os desafios enfrentados entregando a empresa a própria sorte. Faça a diferença e tome as rédeas da situação. Guie a sua empresa com inteligência para o sucesso. Então, podemos começar com 4 dicas muito importantes que irão ajudar você a concentrar seus esforços em superar os desafios do mercado atual e melhorar consideravelmente a produtividade da empresa.

Descubra o que impede o aumento da produtividade na sua empresa!

Muitos empresários tomam suas decisões sem qualquer critério ou embasamento científico sobre a efetividade da mudança que pretende implantar e, na falta de dados para uma avaliação mais criteriosa, investem em uma metodologia de tentativa e erro para descobrir gargalos na produção. Esse processo pode elevar o custo da pesquisa e demorar muito para ser conclusiva. Sendo assim, a maioria dos empresários decide por aumentar o quadro de funcionários e comprar mais ativos para aumentar a produção ao nível que corresponda à demanda rapidamente. Essa opção pode proporcionar rapidez, mas não eficiência deixando de explorar o real potencial produtivo que a empresa possui. Para solucionar esse problema, explore ferramentas e metodologias de métricas para realizar uma pesquisa que trará como resultado os motivos que impedem o melhor desempenho das operações da sua empresa. Dessa forma, conseguirá apontar falhas que geram a ineficiência do processo produtivo, além de descobrir oportunidades de melhoria.

Explore mais os seus recursos para produzir mais com menos!

Após descobrir as falhas que impedem o aumento da produtividade, você poderá começar a identificar algumas soluções que o ajudará a superar esses desafios. Grandes oportunidades de melhoria dos processos se tornarão visíveis e atuar diretamente no ponto garantirá maior efetividade nas melhorias como a substituição de metodologias e ferramentas produtivas antigas por outras mais novas e com maiores eficiências comprovadas. Empresas que trabalham com grande quantidade de máquinas, por exemplo, já estão compartilhando seus ativos a fim de explorar ao máximo seus recursos para aumentar a produtividade. Quando a produtividade é baixa e não precisam de algumas máquinas por um determinado período, não as deixam paradas, mas alugam para quem estiver precisando e vice-versa.

Ferramentas digitais podem otimizar os processos operacionais e gerenciais!

Com o avanço da internet e do desenvolvimento de softwares, cada vez mais, soluções são criadas de forma digital. Ferramentas online ou em softwares adquiridos tem sido uma saída muito eficiente para promover o melhor gerenciamento das operações e agregar melhorias das práticas produtivas. Através deles, o empresário pode potencializar suas metodologias de mensuração de resultados com acesso a relatórios gerenciais abrangentes e intuitivos, aplicar novas metodologias de execução de tarefas com o intuito de agilizar os processos e aumentar a produção utilizando menos recursos e tempo.

Estabeleça um canal de comunicação interno e externo ativo e eficiente!

A produtividade nas empresas brasileiras é altamente influenciada pela comunicação e estabelecer um canal que seja ativo e eficiente poderá representar uma solução importante para ajudar no aumento da produtividade da empresa. A comunicação deve ser encarada como uma estratégia corporativa e interagir com o ambiente interno (investidores, gestores e colaboradores) e no ambiente externo (fornecedores, imprensa, empresas terceirizadas e clientes). Essa medida também tem como aliada a inclusão de ferramentas digitais para auxiliar na escolha de um canal específico onde a comunicação poderá ser estabelecida com maior eficiência. A acessibilidade e a mobilidade das informações podem ganhar um destaque importante nesse processo para eliminar de vez os gargalos na produção que tem envolvimento direto com o processo de comunicação da empresa. E você, ainda tem dúvida de como aumentar a produtividade da sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião e experiência conosco Banner HINC