Como utilizar BI na construção civil


Como utilizar BI na construção civil

O Business Intelligence (BI) trata do conjunto de tecnologias de dados que têm por objetivo auxiliar e otimizar a gestão de empresas. Para isso, traz-se os dados para o centro da tomada de decisões, embasando todas as ações e estratégias.

Para isso, o BI envolve coleta, análise, interpretação, integração, disponibilização e monitoramento contínuo dos indicadores mais relevantes para o negócio. Na construção civil, isso se dá tanto em questões de gestão financeira quanto na execução das obras. 

A aplicação do Business Intelligence pode trazer benefícios importantes para a empresa. Destacamos:

  • Redução de erros e desperdícios;
  • Decisões mais embasadas;
  • Melhor gestão;
  • Mais previsibilidade;
  • Integração e centralização de dados.

Como aplicar BI na construção civil

Para obter todas essas vantagens, a implementação das soluções de BI à rotina da construtora precisa passar por algumas etapas fundamentais.

Vale destacar, antes de tudo, que o primeiro passo é uma adequação da cultura organizacional. Isso porque, para que os dados permeiem todos os processos e ações, é necessário que a empresa esteja estruturada dessa forma, com uma cultura verdadeiramente datadriven.

É a partir disso que será possível percorrer as outras etapas, que vão desde a escolha de ferramentas de parceiros com expertise na construção civil à criação de rotinas que utilizem os dados como insumo principal.

Com isso em mente, preparamos um material para ajudar as empresas da construção civil na aplicação de soluções de BI. Vamos conhecer seus benefícios e ver as principais etapas que devem ser seguidas.

Acesse o checklist Como utilizar BI na construção civil e saiba mais!