Planejamento estratégico na construção civil: como fazer?


<strong>Planejamento estratégico na construção civil: como fazer?</strong>

O planejamento estratégico na construção civil busca definir e registrar as metas da empresa, organizando as estratégias que vão permitir conquistar seus objetivos a curto, médio e longo prazos.

Esse registro vai servir como uma espécie de guia para o negócio, que terá um horizonte mais claro. Isso permite definir os melhores caminhos para se chegar lá e ajuda a projetar o futuro da empresa.

Vale dizer que esse é um processo dinâmico. Construtoras e incorporadoras devem revisar suas estratégias a todo instante, fazendo ajustes e garantindo que o planejamento reflita a situação atual da empresa.

A seguir, vamos entender como fazer o planejamento estratégico na construção civil, repassando as principais etapas e compreendendo sua importância. Acompanhe!

Qual a importância do planejamento estratégico na construção civil?

Como vimos, o planejamento estratégico na construção civil documenta os objetivos e ajuda a empresa a definir como conquistá-lo. Ou seja, as etapas e fases de cada projeto, da sua concepção à entrega.

Não à toa, ele pode influenciar diretamente nos projetos e na execução das obras. Isso porque, juntamente à definição das metas e dos melhores rumos a serem tomados, ele também abrange uma previsão de custos, prazos e do retorno com cada empreitada.

Com isso, o planejamento estratégico fornece um melhor controle sobre o fluxo produtivo, mapeando as atividades a serem realizadas. Essa visão 360º sobre os processos em andamento serve como base para a otimização de rotinas e para o aumento da produtividade.

E isso é essencial em um setor que deve lidar com um sem-fim de variáveis que podem impactar os custos e o cronograma das obras. Com mais previsibilidade sobre gargalos, pontos críticos e eventuais melhorias, é possível alocar recursos (humanos, financeiros e materiais) de maneira mais inteligente, visando o cumprimento dos prazos e a manutenção do padrão de qualidade.

Como comentado, o planejamento estratégico na construção civil não é algo estático. Justamente por ser um setor altamente exposto a fatores que podem interferir no andamento e entrega dos projetos, é preciso revisitar o que foi feito para alinhar as necessidades e expectativas de cada empreendimento.

Leia mais: Saiba tudo sobre as metodologias ágeis de gestão de projetos

Como elaborar um planejamento estratégico eficiente?

O planejamento estratégico na construção civil precisa refletir e fazer sentido para a realidade de cada negócio. Para isso, existem algumas etapas que são essenciais e que ajudarão a empresa a criar um planejamento alinhado às suas necessidades e expectativas. São elas:

Entenda o cenário atual

Falamos sobre a necessidade da constante reavaliação do planejamento estratégico na construção civil. Isso se dá ao fato de que ele deve refletir a situação atual da empresa, seja do ponto de vista financeiro ou de visão, por exemplo.

Por isso, para elaborá-lo é importante analisar os resultados do último período. E não se trata de uma avaliação apenas interna; é preciso entender como se comportaram o mercado, o setor da construção civil como um todo e os concorrentes mais próximos.

É claro que analisar os dados internos também é vital para entender os erros e acertos, a curva de crescimento do negócio e trabalhar com base em dados concretos, que mostram um panorama condizente com a realidade.

Tudo isso vai ajudar na elaboração de prazos, metas e orçamentos realistas.

Defina as metas 

O cerne de todo planejamento estratégico na construção civil são as metas do negócio. E isso passa desde os objetivos operacionais (relacionados ao projeto em si) às questões ligadas ao marketing.

Por exemplo: a ideia é aumentar o faturamento? Melhorar processos? Ou aumentar a produtividade?

A definição desses objetivos estratégicos vai guiar todo o restante, incluindo a previsão dos recursos necessários para alcançar essas metas e a elaboração do plano de ação a ser executado.

Leia mais: Planejamento de metas na construção civil: táticas para medir o avanço e traçar novas rotas

Faça a análise SWOT

A Análise SWOT se baseia na avaliação de quatro pontos: forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Essa ferramenta ajuda a avaliar a situação da empresa e elaborar o planejamento estratégico.

Cada meta do negócio deve ser analisada conforme os quatro pontos. A ideia é identificar aspectos que podem ser melhorados, bem como aqueles que vêm funcionando e podem ser reforçados. Também mostra os riscos/gargalos que devem ser acompanhados e as oportunidades a serem aproveitadas.

Para que seja mais eficaz e forneça uma visão global, é importante que a Análise SWOT conte com a participação de funcionários-chave de cada setor.

Leia mais: Ferramenta para gestão visual: amplie o controle da sua matriz de prioridades

Estabeleça os responsáveis

O planejamento estratégico na construção civil também envolve o controle de lideranças. Isso significa que é preciso definir os responsáveis por cada projeto, estabelecendo uma hierarquia de modo a favorecer o alinhamento entre os times e deixar claras as funções de cada um.

Essas lideranças também têm a responsabilidade de garantir que as prioridades sejam respeitadas e que o cronograma e o orçamento sejam cumpridos conforme planejado.

Monitore os indicadores de sucesso

Por fim, o sucesso de nenhuma estratégia pode ser medido sem o monitoramento das principais métricas. É indispensável que a empresa defina os indicadores-chave de desempenho que serão utilizados para mensurar o sucesso do seu planejamento estratégico.

São esses KPIs que vão permitir identificar falhas, corrigir rumos e criar um histórico de informações para fazer comparações e embasar a tomada de decisão. Acesse Planejamento estratégico na construção civil: como ter bons resultados em 2023 e confira nosso e-book em que damos mais detalhes sobre cada etapa e a importância dessa medida. Também explicamos como o Hinc pode ajudar o seu negócio a alcançar seus objetivos e maximizar seus resultados.