Tudo o que você precisa saber sobre previsibilidade financeira na construção civil


Tudo o que você precisa saber sobre previsibilidade financeira na construção civil

A tomada de decisão é um processo crítico nas empresas e, por isso, precisa ser altamente embasada. E a forma para fazer isso é contar com informações reais e confiáveis do mercado e do ambiente em que a organização está inserida.

A previsibilidade financeira é um dos elementos mais importantes para a tomada de decisões mais estratégicas. É ela que vai fornecer à companhia os insumos necessários para decidir sobre seus projetos e investimentos, dando a segurança necessária em relação às finanças.

O objetivo da previsibilidade financeira é, portanto, antecipar cenários e prever despesas, receitas e outros fatores que podem impactar o caixa da empresa durante o ciclo de vida de um projeto. De crises a oportunidades, de variações no cenário econômico à sazonalidade que afeta as vendas, tudo isso pode – e deve! – ser previsto para que a organização planeje seu futuro a curto, médio e longo prazos.

Como colocar a previsibilidade financeira na prática?

O planejamento é o ponto de partida para a aplicação da previsibilidade financeira e deve considerar aspectos como:

  • Viabilidade da obra e orçamento;
  • Redução de imprevistos com a tecnologia;
  • Antecipação de crises;
  • Projeções e impactos.

Para que esse processo seja mais eficaz e preciso, é importante contar com ferramentas e metodologias que não apenas garantam a disponibilidade desses dados, mas que também facilitem a realização de análises e a geração de conhecimento.

Para nos aprofundarmos nesse tema, preparamos um material em que abordamos desde o conceito de previsibilidade financeira até os passos para aplicá-la na prática. Também explicamos como o Hinc pode ajudar a sua empresa a aumentar sua capacidade preditiva e, assim, conquistar seus objetivos.

Acesse o e-book Tudo o que você precisa saber sobre previsibilidade financeira na construção civil e conheça mais sobre o assunto!