Projetos eficientes

Entendendo o CANVAS.

Você tem clareza sobre os seus objetivos para empreender tanto na vida profissional quanto na vida pessoal? Se ao ouvir esse tipo de pergunta você se sente angustiado pois se vê imerso em uma série de atividades que te distanciam dos seus desejos, está na hora de conhecer o que é CANVAS.  

 
Ferramenta de planejamento estratégico - CANVAS

Ferramenta de planejamento estratégico – CANVAS


CANVAS – Auxílio na estruturação dos projetos

O CANVAS é uma ferramenta bastante eficiente que visa auxiliar no processo de estruturação de um projeto, tanto nos negócios como na vida pessoal. De forma geral, a ferramenta de CANVAS facilita o gerenciamento estratégico de um projeto existente ou mesmo que ainda está no papel. Trata-se de um mapa simples e visual que aborda os principais aspectos a serem considerados para que o projeto se torne realidade.

Embora o CANVAS não substitua o tradicional plano de negócios, ele é uma ferramenta simplificada que pode ajudar no ganho de competitividade devido à agilidade que proporciona.   Para construir o seu CANVAS você deve preencher nove campos baseados em quatro pilares essenciais de estruturação. O mapa conta com um layout bem definido que você pode baixar no link que fornecemos ao longo do texto.

Com o mapa em mãos, você pode compreender um pouco melhor o que são os quatro pilares:  

  • Infraestrutura: diz respeito à avaliação dos recursos disponíveis para se chegar ao valor do produto ou do serviço pretendido. No campo pessoal, a estrutura pode ser habilidades e competências que você conta para promover sua mudança ou realizar seu projeto.  
  • Oferta: refere-se ao produto e serviço oferecido ao consumidor e sua proposta de valor. No campo pessoal, a oferta pode ser aquilo que você não é capaz de realizar e executar sozinho e necessita de auxílio para realizar seu objetivo.
  • Cliente: trata-se do seu público alvo, quem você pretende atingir com seu produto ou serviço. Nesse pilar também são avaliados os canais de contato com o consumidor (distribuição e marketing) e o relacionamento estabelecido durante e após a venda. Quando usamos o CANVAS para a execução de um projeto pessoal, o “cliente” pode ser nós mesmos, isto é, aquilo que precisamos fazer para nos sentirmos satisfeitos com nossas atividades em prol de nosso objetivo.
  • Finanças: abrangem custos gerais e as fontes de receita da empresa. Durante o processo de modelagem e ideação de uma empresa, recomenda-se que o quadro seja completado com post its para facilitar o processo de preenchimento e visualização, incentivando a reflexão sobre aspectos, dificuldades e vantagens relativos ao seu projeto.

 

CANVAS e POST-ITs

Imagem ilustrativa de CANVAS e POST-ITs

 


Por que fica mais fácil inovar com o CANVAS?

O CANVAS possibilita que você tenha uma visão objetiva do seu projeto, fazendo com que você entenda melhor o potencial da sua futura empresa e possa atingir seus objetivos com maior assertividade. O CANVAS proporciona clareza, direcionando a ação e consequentemente aproximando você dos resultados que deseja.   Além de ser útil para negócios que estão começando, o CANVAS também ajuda as empresas a reverem seu modelo de negócio e como seus setores interagem permitindo assim que se inove em processos internos.



Model Canvas curvas

Baixar tela modelo CANVAS em alta resolução

 

Quer saber mais sobre gerenciamento de projetos? Então continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre o software HINC. Nós oferecemos diversas soluções permitindo que você gerencie planos de ação, indicadores de desempenho, fluxo de informações, agendas de equipes, comunicação entre projetos e usuários; tudo de forma integrada e muito segura.

Autor


Avatar

Maristela Franco Paes Leme

Consultora em desenvolvimento humano e organizacional.