Gestão estratégica, Sem categoria

Como gerir sua empresa em um ano de incertezas?

Post Ano Incertezas

A crise atual não implica apenas em alterações profundas no cenário econômico brasileiro, mas também reflete na mentalidade de todas as lideranças empresariais. A mudança de pensamento de positivo para pessimista é sentida algum tempo depois, diretamente no mercado. Esse tempo, mesmo curto, pode ser um fator determinante para dar um passo a frente e preparar a empresa para encarar um período de baixo faturamento.

Dentro desse contexto algumas medidas são cruciais e consideradas muito eficientes em momentos de crise. Separamos as mais pertinentes com o intuito de orientar os gestores a atravessarem momentos de incerteza. No final desse post, queremos que você tenha entendido qual o efeito que a crise pode gerar e como utilizar as ferramentas certas para impedir que ela atinja a sua empresa.

Dificuldades enfrentadas

Em muitos casos, quando a crise chega, o gestor está totalmente despreparado e isso reflete diretamente no impacto que a empresa irá sofrer. Ignorar um ano difícil, sem um planejamento e um plano de ação bem definidos para atravessá-lo, pode ser fatal para o negócio e, muitas vezes, a falta de capacitação é um ponto que afeta grande parte dos gestores.

Baixa nas vendas, dificuldade em negociar dívidas com bancos e fornecedores por conta da alta dos juros e redução de prazos, desperdícios de tempo e recursos da empresa, e investimentos mal feitos são as dificuldades mais enfrentadas e que exploram as habilidades dos executivos para encarar um ano de incertezas.

Contorne os obstáculos com inteligência

Quanto maior o nível de conhecimento que um gestor tenha, maiores serão as habilidades que ele terá para encarar os desafios gerados por um ano difícil. Então, mantenha-se atualizado com relação às notícias da economia e, principalmente, as que mencionem o seu mercado de atuação em específico.

Além disso, participar de cursos e palestras focados no mercado onde seu produto ou serviço atua será muito importante para expandir os seus horizontes e possibilitar que enxergue alternativas brilhantes para superar um momento de crise. O conhecimento de técnicas e a posse das ferramentas necessárias farão toda a diferença para a sua empresa.

Gerir sua empresa

Post ano incerteza

Práticas que manterão a empresa firme durante a crise

Inicialmente as tarefas podem ser difíceis, mas os benefícios gerados impedirão que a empresa passe por dificuldades durante um ano de incertezas. Vamos às práticas!

Foco no planejamento

Preparação é fundamental. Como transformar perigos em oportunidades? Como identificar oportunidade de crescimento em tempos difíceis? Respondendo: é necessário que os gestores tracem e sigam disciplinadamente os planos compatíveis com a missão, visão e valores da organização. É necessário que se traduza a estratégia em planos de ação, e que estes saiam do papel e virem ações.

Aumente a sua visão de mercado

Pesquise o que os seus concorrentes estão fazendo para se prepararem ou reverterem o quadro, veja como o mercado está reagindo à crise e qual é a tendência e, enfim, quais as ferramentas e técnicas que pode adotar para driblar a situação com profissionalismo e firmeza.

Negocie preços com fornecedores

Esse é um bom momento para você negociar os preços que há tempos vinham sendo praticados, assim como os prazos de pagamento. Aproveite para explorar novos fornecedores, pois é na dificuldade que surgem grandes oportunidades.

Enxugue despesas

Sempre dá para eliminar gastos em algum ponto da empresa e mesmo que seja temporário, dedique-se a um plano para redução de despesas, conservando a reserva de caixa. A elaboração de metas de redução de despesas com premiação pode ajudar. Defina os principais indicadores de desempenho para controle destas metas, trace um plano de ação com atividades, prazos e prioridades, e mãos à obra.

Envolva toda a empresa no processo

Essa estratégia pode trazer grandes benefícios. Ofereça incentivos aos funcionários que apresentarem boas ideias para a economia da empresa ou a gestão em geral. Além de se sentirem importantes para o negócio, você ainda poderá descobrir novos talentos dentro da sua própria empresa.

Conte com ajuda profissional

Todo esse processo pode ser trabalhoso e ainda correr o risco de não surtir o efeito desejado devido à falta de capacitação dos executivos. Nesse caso, contar com o auxílio de uma empresa especializada poderá definir o sucesso de um plano emergencial. Profissionais qualificados com acesso a ferramentas poderosas criarão estratégias eficientes para ajudar a empresa a superar um ano de incertezas.

Essas são algumas das principais armas que podem ser utilizadas a seu favor. No entanto, outras podem ser descobertas e aproveitadas por você conforme aumente o seu nível de conhecimento. Pratique essas ideias e prepare-se para enfrentar um ano de incertezas.

E você? Tem alguma ideia para compartilhar conosco? Deixe o seu comentário!

Banner HINC