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Como o BPM pode ajudar a sua empresa a atingir eficiência e eficácia nos processos

Os processos de negócios envolvem todas as atividades ponta a ponta que resultam em uma entrega de produto ou serviço ao consumidor final da organização. O Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM, do inglês Business Process Management) é uma avançada metodologia de otimização de processos de negócios, que surgiu e evoluiu a partir de dois assuntos anteriores: a Gestão da Qualidade Total e o BPR (Business Process Reengineering, ou Reengenharia de Processos).   BPM   A Gestão da Qualidade Total estava como prioridade de procedimento na maioria das empresas do mundo, nos anos 80. Logo após, a Reengenharia de Processos (BPR) veio como a segunda onda, na década de 90. No ano de 2006, após o lançamento do livro “Business Process Management: The Third Wave“, Howard Smith e Peter Fingar tornaram o gerenciamento de processos de negócios o assunto mais focado no meio das organizações. E não é pra menos: com a correta implementação do BPM e mantendo o foco na melhoria dos processos, as empresas devem então atingir os tão sonhados resultados do negócio – lucro, satisfação e fidelização de clientes, redução de custos, entre outros. Tudo isso acontece por meio do alinhamento dos processos com a estratégia da empresa, com os objetivos e com os seus valores.   As melhores práticas de gestão são selecionadas para a aplicação do Gerenciamento de Processos de Negócios – o mapeamento de processos, nível de maturidade, modelagem, documentação, plano de comunicação, planos de ação, automação, monitoramento por meio de indicadores de desempenho, por fim, o ciclo de melhoria contínua, PDCA – tudo isso para que os processos estejam em processo contínuo de melhoria para o alcance dos resultados esperados. Com essas ações podemos observar nas organizações enormes vantagens, como por exemplo, melhor performance dos processos e níveis superiores de qualidade.   Implantar a metodologia BPM na sua empresa é um grande passo para atingir eficiência e eficácia nos seus processos. É muito importante se manter competitivo em relação a esses termos, pois se seu concorrente entrega o mesmo produto com menor custo, menor prazo e mais qualidade, e ao mesmo tempo sua empresa não consegue atingir os objetivos de maneira eficaz, você provavelmente perderá seu lugar no mercado. Portanto, vamos listar algumas das várias vantagens que o BPM pode trazer para o fortalecimento da sua organização:

– Redução de prazos, economia de tempo em toda sua estruturação de processos;

– Agilidade para identificar e resolver problemas nos processos;

– Alta performance no desempenho operacional e corporativo, além de aumento de qualidade;

– Redução de custos e aumento de lucratividade;

– Visibilidade dos processos como um todo, melhorando a tomada de decisão.

  Porém, para alcançar todos esses resultados tão almejados pelos gestores de qualquer organização é preciso trabalho duro: implantar o BPM exige grandes esforços da gestão e comprometimento de toda a equipe envolvida. O procedimento não é tão simples nem tão rápido, e muitas vezes envolve mudança de culturas e comportamentos dentro da empresa. É importante, também, ter conhecimento suficiente nessa metodologia ou, quando não houver, contratar consultorias especializadas para a implantação.   Por isso nós temos ideias super legais de como você pode começar a adotar a metodologia do BPM na sua empresa, leia nossos próximos posts sobre esse assunto e saiba como alavancar seus processos dessa forma!  

Veja também: Como aproveitar ao máximo todas as vantagens do BPM