Gestão de processos e rotinas, Sem categoria
Como o BPM pode ajudar a sua empresa a atingir eficiência e eficácia nos processos
Os processos de negócios envolvem todas as atividades ponta a ponta que resultam em uma entrega de produto ou serviço ao consumidor final da organização. O Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM, do inglês Business Process Management) é uma avançada metodologia de otimização de processos de negócios, que surgiu e evoluiu a partir de dois assuntos anteriores: a Gestão da Qualidade Total e o BPR (Business Process Reengineering, ou Reengenharia de Processos).
A Gestão da Qualidade Total estava como prioridade de procedimento na maioria das empresas do mundo, nos anos 80. Logo após, a Reengenharia de Processos (BPR) veio como a segunda onda, na década de 90. No ano de 2006, após o lançamento do livro “Business Process Management: The Third Wave“, Howard Smith e Peter Fingar tornaram o gerenciamento de processos de negócios o assunto mais focado no meio das organizações. E não é pra menos: com a correta implementação do BPM e mantendo o foco na melhoria dos processos, as empresas devem então atingir os tão sonhados resultados do negócio – lucro, satisfação e fidelização de clientes, redução de custos, entre outros. Tudo isso acontece por meio do alinhamento dos processos com a estratégia da empresa, com os objetivos e com os seus valores.
As melhores práticas de gestão são selecionadas para a aplicação do Gerenciamento de Processos de Negócios – o mapeamento de processos, nível de maturidade, modelagem, documentação, plano de comunicação, planos de ação, automação, monitoramento por meio de indicadores de desempenho, por fim, o ciclo de melhoria contínua, PDCA – tudo isso para que os processos estejam em processo contínuo de melhoria para o alcance dos resultados esperados. Com essas ações podemos observar nas organizações enormes vantagens, como por exemplo, melhor performance dos processos e níveis superiores de qualidade.
Implantar a metodologia BPM na sua empresa é um grande passo para atingir eficiência e eficácia nos seus processos. É muito importante se manter competitivo em relação a esses termos, pois se seu concorrente entrega o mesmo produto com menor custo, menor prazo e mais qualidade, e ao mesmo tempo sua empresa não consegue atingir os objetivos de maneira eficaz, você provavelmente perderá seu lugar no mercado. Portanto, vamos listar algumas das várias vantagens que o BPM pode trazer para o fortalecimento da sua organização: