Planejamento estratégico, Sem categoria

Como uma ferramenta pode ajudar no planejamento estratégico?

Como uma ferramenta pode ajudar no planejamento estratégico?

Atualmente, planejamento é fundamental em todos os tipos de negócio. E é justamente disso que a Matriz SWOT trata. Desenvolvida na década de 1960, o termo SWOT é um acrônimo das palavras strenghts, weaknesses, opportunities e threats que significam respectivamente forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A análise SWOT integra a visão interna (pontos fortes e fracos) e externa (ameaças e oportunidades) da empresa.

ANÁLISE  

O passo-a-passo para a realização da Análise Swot é apresentado abaixo:

1. Divida o cenário da empresa em duas partes

Para entender melhor o cenário em que a empresa está inserida, é necessário dividi-lo em ambiente externo (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro) e ambiente interno (variáveis que partem de dentro da empresa).

2. Analise o ambiente interno

No ambiente interno, é necessário determinar as forças e fraquezas da empresa em comparação com outras empresas do seu segmento.

3. Avalie o ambiente externo

As oportunidades e ameaças fazem parte do ambiente externo e variam de acordo com o mercado em que a empresa está inserida. Por exemplo, uma oportunidade para uma empresa pode ser o surgimento de novos nichos de consumidores. Já uma ameaça pode ser o lançamento de uma nova tecnologia por um concorrente.

4. Analise o cenário encontrado

Com os dados levantados e descritos em diagrama pode-se fazer a análise do cenário. A matriz SWOT ajuda a determinar a posição atual da empresa e antecipar o futuro, visando às oportunidades e precavendo as ameaças.

As empresas geralmente se empenham em avaliar seus pontos fortes e fracos, fazem a análise SWOT, mas falham em atacar os problemas e evitar que comprometam seu futuro. As causas das falhas na implementação dos planos estratégicos podem estar relacionadas a falta de priorização, de definição dos responsáveis pela missão, de estabelecimento de metas, de revisão das ameaças e oportunidades ao longo do tempo, pois o ambiente pode ter sofrido alterações.

Para ajudar a resolver estas questões, o software HINC foi desenvolvido para evidenciar o que deve ser feito, quais são as prioridades, identificar os responsáveis, os indicadores, ou seja, são detalhadas as metas, que serão futuramente cobradas. Se durante o planejamento foi identificada uma ameaça, é preciso fazer alguma coisa. Se tem uma oportunidade inexplorada, precisa-se definir a ação para materializar o que é bom.

Todo o trabalho de planejamento, feito com ajuda da análise SWOT ou não, precisa ser acompanhado no dia-a-dia. Este acompanhamento é que vai garantir que os planos sejam realizados.