Gestão estratégica, Sem categoria

Comunicação: Criando uma linha sem ruídos

A comunicação é basicamente constituída por emissor, codificação, mensagem/meio, decodificação e receptor. A codificação do conteúdo deve ser feita levando em conta que tipo de receptor estará do outro lado, e também tendo em vista como será decodificada por ele. O meio também é fundamental, pois será por onde sua audiência tomará contato com a mensagem, sendo necessário escolher um veículo que esteja ao alcance dele. Os ruídos são quaisquer interferências que um processo de comunicação possa sofrer até a chegada ao receptor. Os ruídos podem ser resultados de elementos internos e externos. Falaremos a seguir em como criar uma comunicação sem ruídos, para que ela percorra todo o trajeto atingindo seu objetivo final, que é a compreensão da mensagem por conta de seu público, e também em como ele pode ocorrer em cada etapa, podendo ser ajustada com informações obtidas no feedback.

  Post Elementos da Comunicação Codificação Os ruídos podem estar presentes na codificação da mensagem quando utilizamos muitos dados técnicos, por exemplo. Com o crescimento da internet, alguns fabricantes de geladeiras tiveram que ajustar sua comunicação digital do ponto de vista semântico. Na indústria eles chamavam seu produto de refrigerador, porém para o público-alvo era somente uma geladeira. Para ganhar relevância nos buscadores e serem encontrados por possíveis clientes, fabricantes e varejistas tiveram que se adaptar, e comunicar do jeito que o mercado queria. Portanto codificando sua mensagem de maneira diferente do que vinha sendo feito. Meio/Mensagem Ocorre quando a comunicação é feita por meio de uma mensagem não adequada, com pontuação deficiente ou incorreta, erros ortográficos, grafia ilegível ou assunto não pertencente ao repertório de sua audiência. Um bom exemplo são as receitas médicas, que muitas vezes não são compreendidas pelo farmacêutico. Neste caso o ruído gerou até alteração na legislação, que obriga o médico a escrever a receita com letra legível. É fundamental que o conteúdo da mensagem seja acessível ao receptor, portanto o menos entrópico possível. Decodificação Ao tomar contato com a mensagem, o receptor precisa de repertório, um ambiente favorável e um certo tempo para decodificá-la. Um outdoor, por exemplo, precisa ter poucas palavras, pois o receptor terá pouco tempo para vê-lo, já que muitas vezes estará no carro. Caso o texto seja longo, haverá ruído, já que ele não conseguirá chegar ao final da mensagem. Outro exemplo pode ser uma interferência em uma transmissão de rádio ou em um telefonema, que pode prejudicar o entendimento por parte do receptor. Feedback  “Quanto mais diretiva for a informação, melhor será o feedback”. Esta frase está na página 75 do livro “A sabedoria das abelhas” de Michael O’Malley. Num fluxo de comunicação o feedback é fundamental para que possamos recolher informações sobre a mensagem transmitida. Uma página antes, na página 74, o autor cita um exemplo da Cisco Systems, empresa líder em Networking, que programou um sistema que permite a companhia rastrear diariamente as encomendas das equipes de venda, avaliando e reagindo às tendências do mercado.A empresa também se utiliza da tecnologia para transmitir informações para mais de 50 mil funcionários. Ao final do mês, a Cisco sabe como foi seu desempenho mensal apenas 4 horas depois do fechamento contábil, podendo passar um feedback rápido para os colaboradores que farão os planejamentos futuros. Nunca estaremos livres de ruídos na comunicação, eles são inerentes à transmissão de uma mensagem. Quando queremos engajar uma equipe em torno de um plano de ação é fundamental fazer com que todos tenham acesso aos prazos e entregas. O Hinc é uma plataforma web de Gestão Estratégica que engloba: Planos de Ação, Objetivos, Indicadores, Fluxos, além de um sistema de Comunicação e agenda integrada. Com isso, é possível evidenciar todas as etapas do cronograma, fazendo com que a comunicação seja direta, evitando ruídos e facilitando o feedback, que conforme vimos anteriormente, é fundamental para a avaliação de todo o processo. A agenda integrada do Hinc, permite que os usuários tenham acesso as agendas de outros colaboradores e/ou recursos de sua organização. Cada alteração na agenda é informada via mensagem no Hinc e email. Isso evita ruídos e facilita a comunicação entre os envolvidos numa mesma atividade.

Comunicação

Todos estes exemplos nos mostram a importância de uma comunicação eficiente, e de como vale o esforço da empresa para que suas estratégias e planos de ação estejam ao alcance dos colaboradores chave para aquele planejamento. Afinal, “a eficácia da comunicação depende de como a mensagem é expressa, assim como do conteúdo da mensagem em si. Uma comunicação ineficaz pode significar que se optou por uma mensagem errada, ou que a mensagem certa foi transmitida insatisfatoriamente” Philip Kotler Você ainda tem dúvida da importância de uma comunicação eficiênte? Quer conversar mais sobre isso? Deixe-nos seu comentário! Banner HINC