Gestão de pessoas, Sem categoria

Desenvolver líderes – Avaliação de Desempenho, Plano e Acompanhamento

  Começo a explanação deste assunto com um questionamento: Ser Líder é um Cargo ou uma Carreira?   Independente da visão que se tenha, em ambas as responsabilidades serão as mesmas: cuidar de processos e pessoas. Ou melhor que cuidar é contribuir para que o Sucesso, tanto dos processos como das pessoas, aconteça.   Retorno a pergunta da primeira linha. É importante um entendimento entre as partes envolvidas (Empresa e Profissional) sobre como entender esta pergunta. O plano a ser desenvolvido para dar suporte e ferramentas para esta peça importante – o Líder – no processo do Sucesso, tem que levar em conta este entendimento. Portanto a construção do Líder tem participação direta das Organizações, e também do Profissional.   Outro ponto para entendimento sobre as mudanças para o desenvolvimento do Líder é a avaliação das mudanças rápidas que o mercado de trabalho está vivenciando.

 image_content_low_2204596_20140917122056

Então temos que considerar:

1. O que entendemos sobre Ser Líder;

2. As mudanças no mercado.

3. Que perfil de Líder é importante para cada tipo de negócio;

  Seguindo esses pensamentos outro ponto que surge é se o Desenvolvimento de Líderes tem um ponto final. Acreditamos que não. O Desenvolvimento do Líder é contínuo, pois as variáveis de processos e pessoas também assim se apresentam no dia a dia.   Então para o desenvolvimento de Líderes, podemos partir de algumas habilidades, e em cada caso (tipo de negócio) as Organizações podem contribuir para que o Profissional consiga o Sucesso para ambos. O alinhamento entre essas habilidades e as necessidades técnicas de cada área, contribuirão para um bom plano de Desenvolvimento de Líderes.   Portanto, é importante o desenvolvimento técnico, conhecer as ferramentas necessárias de cada área. Mas o desenvolvimento de um Líder passar inevitavelmente pelo desenvolvimento de sua habilidade comportamentais.   Segue algumas habilidades que as empresas devem focar em seus planos de desenvolvimento de Líderes:

1. Ajudar o Profissional a “ESCOLHER SER UM LÍDER”:

Apresentar claramente que Ser Líder é muito mais do que as glórias do Sucesso. É construir o Sucesso diariamente, e que é claro terão momentos difíceis.

2. Liderar pelo “EXEMPLO”:

Todo e qualquer passo do Líder deve estar pautado no “Faça o que eu Faço”

3. Fortalecer “RELACIONAMENTO:

Criar relacionamento é implantar a Transparência na comunicação para se relacionar com confiança com a equipe. Crie espaço para conversar com as pessoas da Equipe

4. Separar “GERENCIAR COISAS, LIDERAR PESSOAS”

Coisas podem ser controladas, pessoas necessitam de relacionamento e confiança.

5. Propiciar “ENCORAJAMENTO”

Isso começa por reconhecer os medos e enfrentar cada situação com fatos e dados para melhor tomada de decisão.

6. Fortaleça “PRINCÍPIOS”

Demonstrar e vivenciar os princípios que se acredita no dia a dia.

7. Valorize as “CRÍTICAS”

Estar atento para valorizar as críticas, estando preparado para os feedbacks.

8. Exercitar “ANÁLISE CRÍTICA E SÍNTESE”

Constantemente olhar as situações e fazer análise do que é e não do se imagina. Assim além de focar na solução dos problemas, se exercita a criatividade.

9. Construir “PERSEVERANÇA E CONCENTRAÇÃO”

Nada acontece de um momento para outro. Olhar a frente e acreditar nas informações que se tem e manter o foco para o Sucesso.

10. Acredite “O LÍDER REALIZA”

A responsabilidade do Líder é realizar e não executar. O Líder dever ter a habilidade de possibilitar que a equipe execute…e comemore os resultados.   O Desenvolvimento de Líderes começa na definição do perfil necessário para o Sucesso de sua Empresa. Tendo este planejamento definido, é possível ir desenvolvendo pessoas para no futuro assumirem atividades de Liderança.   Entender ou identificar as habilidades acima citadas, requer tempo e planejamento. As questões técnicas podem ser mais facilmente avaliadas, mas as comportamentais necessitam de uma maturação mais apurada. Afinal investir em um profissional requer tempo e também recursos.   Então lhe pergunto: Que tipo de Líder você que para sua empresa? Que assuma a Liderança pelo Cargo, ou pela Carreira?  

Veja também: Webinar – “Como lidar com diferentes temperamentos humanos”