Projetos eficientes

Evolução do projeto: 5 dicas como apresentar ao seu cliente

Administrar e executar um projeto não é uma tarefa tão simples como se imagina. Pense aliar essas responsabilidades de gestão com o controle e expectativas do cliente. Conhecer as melhores práticas de gerenciamento de projetos é fundamental para que você saiba como lidar de forma imponente nos seus planos de ação e poder passar aos seus clientes informações precisas do desenvolvimento, competência nos serviços prestados e com isso a evolução do projeto. Isso garante maior satisfação e entendimento por parte de quem consome seu trabalho.  


Evolução do Projeto


Como o próprio termo traduz, projeto nada mais é que um empreendimento a ser realizado, mas que pode passar por N mudanças e aperfeiçoamentos para chegar ao resultado desejado. O segredo para apresentar de forma bacana a evolução do projeto ao seu cliente está em saber que nem todas as informações são de fato relevantes para o publico externo. Afinal, estamos aqui para garantir que seu cliente sinta eficácia no planejamento de ações realizadas por você e não que ele tenha em mãos uma série de dúvidas e questionamentos sobre processos na qual você tem trabalhado, não é mesmo?!

Para garantir bons resultados nos relatórios do seu projeto, destacamos pontos importantíssimos, mas que muitas vezes passam despercebidas pelos gestores. Priorizar a organização é uma das dicas mais valiosas para o sucesso, por que do que adianta uma listagem de informações difusas que no fim das contas consumirão seu tempo por precisar que você explique ao seu cliente do que elas se tratam?! Uma ferramenta de gestão é uma super dica para acompanhar a evolução das etapas e administrar melhor o tempo gasto na realização das tarefas, acoplando informações que o público externo adora acompanhar e que condiz com o progresso no projeto.

Cada cliente é único e exclusivo! Então, definir um perfil de acesso personalizado ao projeto é a melhor maneira de situar o cliente do que está acontecendo ao mesmo tempo em que se evita que ele fique buscando detalhes desnecessários. É importante desenvolver um plano de comunicação entre empresa e cliente e segui-lo até o final do projeto priorizando um diálogo consistente, honesto e que evite insegurança por parte do cliente.

Quando o assunto é gerenciamento de projeto, postergar aumenta as chances de não cumprimento dos prazos e atrasos nas entregas. Faça com que seu cliente não seja apenas um receptor do serviço, trate-o como parte integral do time do projeto, que tem suas responsabilidades e seus compromissos para que o trabalho seja elaborado com a qualidade esperada e seja entregue no prazo planejado. Mas cuidado! Fazer com que seu cliente se sinta parte da equipe não lhe dá autoridade 100% no projeto, é preciso limitar suas intervenções e evitar desconforto na equipe que desenvolve o trabalho. Informe ao cliente que a evolução do projeto será informada por relatórios periódicos via e-mail ou mensagem interna e gere relatórios que ajudem a conter a ansiedade e mostre comprometimento por parte da sua equipe em relação ao cliente.

5 dicas para apresentar a evolução do projeto ao seu cliente

  1. Organize seus dados e estruture sua forma de trabalhar, assim você terá controle do que está sendo feito e acompanhará o progresso das atividades.
  2. Saiba definir que informações são importantes para o cliente.
  3. Torne seu cliente integrante da sua equipe. Delegue responsabilidades e respeito com prazos e acordos estipulados e faça com que ele seja peça chave para o sucesso do projetos. Mas cuidado, saiba que é preciso limitar a interferência dele no andamento das atividades.
  4. Encaminhe emails e relatórios constantemente ao seu cliente, indicando informações básicas que caracterizem o progresso no desenvolvimento do projeto.
  5. Trace o perfil do seu cliente e apresente o que ele realmente quer e precisa saber.


Ao contrário do que muitos pensam, a liderança pode ser desenvolvida em todas as pessoas e todo projeto pode ser uma valiosa ferramenta de aprendizagem. É importante acompanhar de perto toda a evolução do projeto para que nenhum erro passe despercebido ao longo do processo. A participação ativa do cliente nas decisões auxilia diretamente na efetividade do projeto, tornando o serviço mais assertivo e o cliente fica mais seguro em relação à performance da empresa.


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