Planejamento estratégico, Sem categoria

Explorando fatores essenciais para o planejamento estratégico de 2016

Com o fim do ano cada vez mais próximo, ainda mais com o cenário econômico complicado que estamos atravessando, é comum enfrentar incertezas na hora de decidir estratégias que possam fazer com que o ano de 2016 seja menos difícil. Buscar formas de reduzir custos e melhorar a organização da equipe é algumas das soluções mais comuns para aumentar a produtividade. Agora, é hora de começar o planejamento estratégico de 2016. E melhor fazer isso o quanto antes.

  Case explorando planejamento 2016

Planejamento estratégico

 

Como definir o planejamento estratégico para 2016?

  Algumas soluções – que mesmo durante um momento de crise econômica conseguem aumentar a eficiência da gestão de projetos e fazer com que a sua equipe consiga melhores resultados – precisam ser planejadas com antecedência.   Esse é um dos métodos de assegurar que sua empresa sobreviva às dificuldades de 2016. Uma delas é a adoção de um bom software de gestão,que, quando implantado de maneira assertiva, auxilia muito na eficiência do trabalho.   Além disso, é de extrema importância começar a pensar no futuro refletindo em atitudes e mudanças de comportamento reais. Nesse post, você vai ser capaz de enxergar o que é importante levar em consideração na hora de fazer o planejamento para 2016, almejando atravessar um ano sem grandes problemas. Acompanhe!  

Foque na eficiência e na produtividade

Ao contrário do que muitas empresas fazem em momentos difíceis, normalmente não é necessário cortar o número de funcionários do seu negócio. O mais importante é fazer com que todos trabalhem com mais eficiência para aumentar a produtividade e, consequentemente, gerar mais lucros. Para que isso seja possível, é importante entender e gerenciar os processos dos colaboradores, criando formas de melhorar a gestão dos projetos da empresa.   Aplicar um software de gestão, por exemplo, ajuda a identificar objetivos e metas reais para que funcionários tenham um melhor entendimento da urgência e da necessidade de cada um deles. Outro ponto importante seria comunicar essas demandas de forma mais simples e eficiente. Isso faz com que você consiga controlar a produção e fazer com que a gestão de projetos traga mais produtividade para sua organização. Nesse contexto, na intenção de realizar o planejamento do próximo ano com eficiência, pense em:  
  • Metas claras e objetivas;
  • Ferramentas que façam com que o trabalho seja mais eficiente;
  • Incentivar a colaboração;
  • Reduzir tarefas desnecessárias;
  • Afastar distrações;
  • Criar um sistema de feedbacks diretos.

Não se esqueça de analisar

  Outro erro muito recorrentenas empresas no momento da organização de prioridades é esquecer-se da importância da análise dos dados. Ao controlar a gestão de projetos, com o intuito de melhorar a produtividade, você consegue coletar informações importantes que podem ajudá-lo a identificar erros e problemas, corrigi-los e preveni-los. É importante refletir e fazer uma auto avaliação do momento atual para realizar o planejamento do ano seguinte:  
  • As vendas aumentaram ou diminuíram?
  • Quais foram os feedbacks dos clientes?
  • Como está a produtividade da equipe?
  • Os clientes mais lucrativos são novos ou recorrentes?
  • Quais foram as principais falhas no último ano?
  • Quais metas foram atingidas e quais não foram? Por quê?
  • Como está a comunicação entre os gestores e os funcionários?
Ao analisar esses dados e responder essas perguntas, você consegue reorganizar os processos da empresa, fazendo com que seja possível corrigir pequenos problemas. Mas não se trata apenas de correção: análises constantes auxiliam (e muito!) a gestão de projetos a identificar os pontos fortes da equipe e atitudes de sucesso, para que você possa investir em ampliar essas práticas e obter resultados ainda melhores, evitando os erros cometidos no passado e conseguindo atingir sucesso nos próximos passos.  

Aproveite a tecnologia

  Como já citamos antes, trabalhar com um software de gestão pode facilitar todo esse processo. Além de melhorar o planejamento e a execução de tarefas, faz com que sua equipe veja um aumento da produtividade evitando desperdício de tempo e de talento. Soluções em softwares, como o Hinc, fazem com que os projetos possam ser gerenciados de forma simples, auxiliam na organização de processos e na monitoração de fluxos e mostram indicadores mensuráveis para que você saiba quais atitudes tomar rapidamente. Aproveite o que a tecnologia tem a oferecer, trabalhe com análises constantes para fazer com que sua empresa consiga driblar a crise que o país deve enfrentar no ano que vem, e deixe sua equipe trabalhar com mais produtividade e eficiência.  

Conheça o Hinc e descubra como podemos auxilia-los em 2016