Gestão de pessoas, Sem categoria

Fases da vida e carreira – Planejar é preciso!

Falar sobre fases da vida e carreira passa inevitavelmente por uma questão: Planejamento.   fases da vida   Independente do momento em que você esta vivenciando agora, planejar é preciso, e isso começa definindo suas prioridades. Quando falamos em planejar, é de fundamental importância entender que “Planejamento de Carreira” na década de 90 já é diferente do que Planejar nos anos 2000….. O mercado mudou, as pessoas mudaram.   Fica claro que no mercado de trabalho os novos profissionais estão buscando cada vez mais autonomia, desenvolvimento e crescimento profissional. Os novos profissionais buscam mais o real desenvolvimento, e não apenas ascensão de cargos. Desta forma a essência do termo “Fase da vida e Carreira” ganha força, pois fatores importantes ganham mais relevância: Autonomia, Felicidade, Sucesso.   As percepções abaixo estão mais relacionadas com o estágio onde o desenvolvimento da carreira pode ser percebido, do que necessariamente por uma questão de faixa etária. As faixas etárias apresentadas tem apenas figuração pedagógica.   Existem elementos importantes na definição das fases da vida, pois dependendo da preparação e maturidade pessoal, a definição dos objetivos da vida, a visão sobre o Planejamento da Carreira fica mais facilitada.   Então segue algumas considerações sobre essas fases:  

Fase do Aprendizado:

(18 aos 30 anos)   1     É a fase da dedicação ao aprendizado. Muitas vezes se inicia uma faculdade sem saber ao certo onde quer chegar. Aqui a impressão é que se ganha menos do que deveria. Mas se demonstra muita vontade, a busca pelo “conhecer” o maior número de informações de diversas áreas fica bem evidente.   Nesta fase uma boa orientação é fundamental para ajudar no alinhamento dos sonhos, metas e prazos de curto, médio e longo prazo. Neste momento é onde se dá os primeiros passos para estruturação da vida em seu todo, não somente profissional.            

Fase da Coragem:

(30 aos 40anos)   2f     Nesta fase o trabalho já está mais constituído. Fica mais claro o que se está fazendo, como está construindo sua carreira profissional. Algumas experiências já foram vivenciadas, não apenas se fala das teorias que acredita, mas sim as coloca em prática. A Coragem para novos projetos aumenta, e se torna necessária. As observações sobre o mundo e seus objetivos pessoais e profissionais estão mais amplas. Novas metas podem surgir (constituir família, por exemplo), mas o desenvolvimento da carreira ainda é um dos pontos fundamentais. O aprendizado para aqui? Não! Apenas muda o foco. Buscar fortalecer suas potencialidades através de formações específicas (MBA, Mestrado, Doutorado) faz parte desta fase da Coragem que se fortalece.      

 

Fase da Colheita

(40 aos 50 anos)   3f     Nesta fase a mensuração é feita se a carreira caminha rapidamente para sua consolidação. É uma excelente fase da vida profissional. Indicadores? Financeiramente está com uma boa reserva, já realizou mais de duas especializações, já pensou ou efetivou uma carreira no exterior, e a saúde está bem. Todos esses indicadores possibilitam viver a vida da forma que se planejou na fase do aprendizado. Continua a preocupação com o desenvolvimento profissional: sim. Mas assume a lista de prioridades os cuidados financeiros, e como aproveitar a vida desta fase em diante.            

Fase da Aposentadoria

(50 anos acima)   4f     Nesta fase em geral a prioridade é a efetivação de uma mudança nos hábitos, mais tempo com família, ou até um novo empreendimento. Aqui as prioridades são a família e saúde. Por isso o planejamento de Carreira aqui assume um papel importante: se preparar para sair de cena. Mas isso não quer dizer inércia. Com toda experiência adquirida, pode ser um bom momento de assumir alguns projetos pessoais que estavam aguardando o momento certo. Uma boa dica é aproveitar todo o seu conhecimento e dividir com os que estão chegando ao mercado de trabalho. Esta fase é importante, pois o mercado de trabalho tornasse cada vez mais seletivo e  não temos como ignorar que a idade pode ser um fator que interfira neste momento.         O importante em todo este processo das fases é aproveitá-las ao máximo. Buscar desenvolvimento constante. Sempre à tempo para algo novo. Inovação é a habilidade que o mercado de trabalho nos solicita neste momento.   Aos que estão chegando ao mercado de trabalho, trazendo todo entusiasmo e curiosidades sobre sua carreira; assim como aos que já tem uma boa estrada no desenvolvimento profissional, a dica é: Planejamento. Revisite constantemente seus sonhos e objetivos. Troque informações e experiências. Busque o equilíbrio entre o profissional e pessoal. Seja um “Empreendedor” de Sua Carreira.   Planejar é preciso! Vivenciar é fundamental!   Leia também: “Como lidar com diferentes temperamentos humanos”