Gestão voltada para resultados

Gerenciamento de Partes Interessadas, não deixe de fazer!

Um projeto afeta ou é afetado, de forma positiva ou negativa, por um conjunto de pessoas, grupos ou instituições interessadas. Para esses conjuntos, que podem influenciar o sucesso do projeto, dá-se o nome de stakeholders, intervenientes ou partes interessadas. Estas palavras complicadas são comumente utilizadas pelos gerentes de projetos e é de fundamental importância que seja feita a identificação e o tratamento adequado para cada conjunto de envolvidos.

Surge então o Gerenciamento de Partes Interessadas, que é uma nova área de conhecimento adicionado  na quinta edição do guia “Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®)—Quinta Edição“.   Nessa nova área de conhecimento é realizada a identificação, planejamento, gerenciamento e controle das informações sobre os interesses, expectativas, influências, relacionamentos e necessidades dos envolvidos, possibilitando antecipar oportunidades, evitar problemas, tomar medidas pontuais e melhorar a comunicação do projeto.

 
Gerenciamento de partes interessadas(stakeholders)

Gerenciamento de partes interessadas(stakeholders)


Gerenciamento de Partes Interessadas

Listamos a seguir 4 etapas fundamentais para o Gerenciamento de Partes Interessadas.


1) Identificando os envolvidos (intervenientes ou stakeholders)

Identifique e liste todos que podem influenciar o sucesso do projeto e descreva esses grupos e seus participantes.

Gerenciamento de Partes Interessadas - Lista de Intervenientes

Ex. Lista de envolvidos (Intervenientes ou Stakeholders)

Gerenciamento de Partes Interessadas - Identificação de Stakeholders

Ex. Identificação dos Intervenientes



2) Análise das expectativas e interesses.

Descreva para cada um dos envolvidos quais as suas expectativas e interesses.

 
Gerenciamento de Partes Interessadas - Análise dos envolvidos

Ex. Expectativas e Interesses

 


3) Classifique os envolvidos.

Nessa etapa procuramos classificar os envolvidos pelo seu grau de poder, influência, impacto, interesse, susceptibilidade. Podemos pegar essas características e fazer cruzamentos que ajudem a equipe do projeto a priorizar e garantir o uso eficiente de esforços para gerenciar as expectativas dos principais stakeholders.

Alguns modelos de classificação que podem ser criados:

  • Grau de Poder x Influência;
  • Grau de Influência x Impacto;
  • Grau de interesse x poder x susceptibilidade;
  • Grau de Poder x Interesse.

 

Gerenciamento de Partes Interessadas - Classificação dos interessados

Ex. Grau de Influência x Grau de Interesse

 


4) Crie um plano de abordagem.

Defina para cada grupo de envolvidos como será a abordagem e controle das suas expectativas e necessidades.

Gerenciamento de Partes Interessadas - Plano de Abordagem

Ex. Plano de Abordagem

 

Procure, desde a especificação do escopo do projeto, incorporar  e identificar os principais interessados dos seus projetos. Não negligencie o Gerenciamento de Partes Interessadas, pois, se deixado de lado,  causará atrasos no cronograma, falhas nas especificações do projeto e consequentemente erros nos cálculos de custo e alocação de recursos necessários. Siga as etapas sugeridas e melhore a gestão de seus projetos e mostre melhores resultados para todos os envolvidos.

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Victor Otávio Peter Keunecke

Analista de Sistemas HINC Formado em Ciências da Computação UFSC e MBA em Gestão de Projetos pela FGV.