Gestão de projetos, Sem categoria

Como gerenciar as Aquisições de seu Projeto

Na intenção de reduzir custos de fabricação e otimizar os processos nas empresas, as mesmas têm focado a atenção no processo de aquisição, partindo do pressuposto de que o lucro não depende apenas de preços competitivos ou grandes demandas, mas também de redução de custos de insumos utilizados sem que seja afetada a qualidade do produto final. Para uma empresa se manter competitiva no mercado é importante que haja uma cadeia de compradores e fornecedores, buscando a maior taxa de valor agregado possível.

Gestão de Aquisições

Compreendemos a Gestão de Aquisições como sendo o levantamento e contratação propriamente dita de todo material ou mão-de-obra envolvida no escopo do projeto. A responsabilidade deste departamento está em adquirir matéria prima, componentes, serviços, realizar negociações de preço, prazo, quantidade, método de entrega, analisar fornecedores a partir de avaliações e qualificações, entre outras.   aquisições   Nessa área de conhecimento estão abrangidos os processos responsáveis por lidar com as aquisições de serviços, materiais, contratações. Está envolvida nesses processos a figura do comprador (cliente contratante ou solicitante do serviço) e a figura do vendedor (prestador de serviços ou fornecedores em geral). Porém ao gerenciar as aquisições a equipe de projetos sempre trabalhará com a perspectiva do comprador. Ao gerenciamento de aquisições temos que selecionar fornecedores, decidir o que fazer ou adquirir, solicitar propostas, emitir ordem de compras, administrar contratos, enfim planejar, conduzir, controlar e encerrar as aquisições.   Para que a função do departamento de aquisições (Compras) sempre seja efetivada de maneira eficaz, deve-se ter claro que é necessário o auxílio dos departamentos produtivos e praticar essa integração. Dessa forma, tem-se necessidades de aquisições bem definidas, tornando mais fácil o andamento das negociações e as análises de potenciais fornecedores, a fim de atender a demanda existente.   O gerenciamento das aquisições contemplam os tópicos abaixo:

Tabela de Fazer ou Contratar

Crie uma tabela levantando todos os itens que precisam ser feitos do escopo do projeto e mensure quais destes poderão ser feitos pela equipe de projeto e quais precisarão de contratação.  

Solicitações de Propostas

Definir qual o layout do formulário ou relatório que será utilizado para avaliar junto a fornecedores quais as melhores propostas para os itens que precisam ser contratados.  

Seleção de Fornecedores

Dizer de forma transparente qual perfil de fornecedores foram selecionados para receber as propostas e quais os principais critérios de avaliação para aceite da mesma.

Pedidos e Avaliação dos Fornecedores

Informar qual o formulário das Ordens de Compra/Serviço e os critérios de avaliação e quais as medidas a serem tomadas em caso do não cumprimento do fornecedor.  

Administração de Contratos

Qual área ou responsável pelo respaldo jurídico do contrato e quem fará a gestão financeira do mesmo para mensurar se o contrato já foi concluído ou não.  

Alocação Financeira

Informar quais as medidas deverão ser tomadas caso surjam despesas além do previsto. Se o projeto possui outras reservas de cunho emergencial ou se passarão por um processo mais burocrático.  

Especificações de Trabalhos

Informar de maneira aprofundada os materiais, equipamentos ou mesmo serviços a serem contratados.  

Baixe Grátis: Modelo de aquisição de projeto 

  Esperamos que este post tenha lhe ajudado! Estamos sempre atualizando nosso blog com conteúdos voltados para a gestão por resultado, caso tenha algum tema que queira ver aqui é só deixar nos comentários!   Obrigado!