Gestão voltada para resultados

Gerência de projetos para quem não é gerente.

Não é segredo que no mundo empresarial a integração entre setores passou a ser a chave para garantir uma eficiência operacional através da sinergia mútua entre a equipe. O papel centralizador por áreas deu espaço para uma autonomia aos diversos nichos, estimulando a liderança– mas engana-se quem acha que é a liderança incumbida por organograma! Estamos falando aqui da liderança conquistada pelo desempenho presente e relevante frente a equipe.  

Todavia, a gestão conquistada se estabelece não por um gerente de fato e sim por um personagem ativo no projeto, que muitas vezes não tem instrução gerencial clara. O cargo de gestor de projetos pode ser assumido por profissionais de diversas formações e é preciso deixar claro que as habilidades e competências específicas para tal precisam, sobretudo, motivar a equipe, promover a comunicação entre ela e ainda ter paixão por novos desafios.  

Mas como conduzir um projeto de forma plana, garantindo melhores resultados possíveis para organização da equipe e da gestão em si? Listamos 5 passos básicos para quem não é gerente fazer a gerência dos projetos.   




✪ Organização

O ponto mais básico e necessário para uma gestão de projetos. Você precisa alinhar um modelo que agilize suas decisões, já que as informações estão estruturadas e disponibilizadas de modo fácil. Esses métodos ágeis podem ser obtidos com a ajuda de softwares que permitem você mapear os processos.  

✪ Comunicação

A comunicação é a chave para um processo aberto e transparente do projeto, com incentivo à troca de ideias e opiniões, evitando o aparecimento de “surpresas” durante a execução dos trabalhos, devido ao processo de documentação e compartilhamento de opniões. O gerente deve dar direções, realizar reuniões e transmitir informações e ideias para o time de projeto, superiores, clientes e contratados, além de ser um ótimo ouvinte. O objetivo é alcançar alta performance por meio de uma comunicação aberta, desenvolvendo confiança e orientação.  

✪ Atitude

Você precisa ter confiança suficiente para tomar decisões sem ter todas as informações disponíveis. O bom gerente de projetos identifica os problemas e propõe soluções, age quando é necessário e lidera a equipe rumo ao sucesso. A atitude está em criar uma visão para os outros e ter o poder de transformar essa visão em realidade e sustentá-la. A maneira como o gestor influencia os outros depende das habilidades e do poder que ele tem, como por exemplo, flexibilidade, ambição, inteligência e criatividade.  

✪ Planejamento

Com o planejamento você antecipa as situações desfavoráveis que poderão ser encontradas, para que ações preventivas e corretivas possam ser tomadas antes que essas situações se consolidem como problemas. O planejamento permite elaborar diferenciais competitivos e novas técnicas com alto valor agregado, através do desenvolvimento de metodologias baseadas nas melhores práticas.  

✪ Negociação

E um meio de conseguir o que se quer de outras pessoas através de uma comunicação de mão dupla, para chegar a um acordo quando ambas as partes possuem uma combinação de interesses comuns e opostos. Para atingir o sucesso no projeto, os gerentes devem ser capazes de negociar acerca dos recursos, prioridades e responsabilidades. Eles devem negociar com os clientes com relação às mudanças de escopo, cronograma, orçamento e performance; e com os membros da equipe acerca das várias questões relacionadas à gestão do projeto durante o ciclo de vida do projeto.  

Dessa forma, o grande desafio dos não gestores instituídos formalmente está em retirar os obstáculos do caminho, unir a equipe, prover de informação entre setores, ser a interface com o cliente para coleta de dados, e muitas outras atribuições.  


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