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Gestão do Tempo: O que faz uma equipe ter alta produtividade.

A questão da Gestão do Tempo é algo que implica diretamente nos resultados alcançados pela corporação ao fim de determinado período. Convencionalmente são definidas rotinas de trabalhos para os colaboradores, mas muitas vezes percebe-se que as horas de trabalho não são tão bem aproveitadas como se deveria, a grande questão é como torná-las mais produtivas?

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Gestão do Tempo

Veja aqui nossas 5 dicas!

1° Dica: Priorizando objetivos

Priorize os objetivos por níveis de importância; deve-se ver as tarefas que têm mais importância e que tomam mais tempo, dessa forma a equipe se comprometerá a fazer essas tarefas em primeiro lugar dedicando mais energia e com maiores chances de conquistar os resultados desejados.

2° Dica: Conhecimento prévio

Para se fazer mais em menos tempo é preciso conhecer a atividade, é importante saber o porquê, como fazer e onde se quer chegar, antes do início das atividades, é necessário que já se tenha também as ferramentas necessárias para sua execução. A equipe deve ser bem treinada, bem orientada e com suas dúvidas sanadas, deve-se também fazer um monitoramento sobre o andamento de cada passo das atividades, uma vez que dessa forma poderão ser feitas melhorias durante o processo evitando que se gaste um tempo maior corrigindo ao invés de aprimorando.

3° Dica: Equipe conectada

Cada colaborador da equipe precisa estar ciente da importância de sua função dentro daquela atividade. Com otimismo e entusiasmo será muito fácil chegar onde se deseja e para isso o líder deve ter uma boa comunicação com a equipe acompanhando os processos e também avaliando as necessidades dos colaboradores, levando-se em conta que cada pessoa tem um ritmo de aprendizado e de execução, é necessário se chegar a uma média que pode ser acompanhada.  Uma vez que quando a equipe se dedica e “veste a camisa” da empresa em prol de objetivos comuns todos se tornam mais motivados e torna-se muito mais fácil alcançar os resultados desejados.

4° Dica: Organização pessoal

A Gestão do Tempo tem muito a ver também com o gerenciamento de si mesmo, preparar tudo antes da atividade, como desde a roupa adequada para utilizar  durante a execução até os materiais necessários para a atividade, são atitudes assertivas que prevenirão que o tempo planejado para a execução da atividade não seja desperdiçado.

5° Dica: Avaliação do processo

Para gerir o tempo é preciso usar uma matriz com duas dimensões: a importância da atividade e a metodologia da execução, usando-se desses parâmetros são possíveis obter o controle e melhor aproveitamento do tempo dedicado ao trabalho, tornando mais válido aquilo que é realizado. Resumidamente podemos dizer que o maior desafio da Gestão do tempo está ligado a problemas de eficácia, ou seja, conseguir atender demandas associando organização, fluxos, prioridade, qualidade e prazo.   tumblr_nik9zyQQCv1sp8304o1_r1_1280  

Aproveite!!

A Gestão do tempo não precisa necessariamente ser usada apenas em situações de trabalho, é válido também para a vida e para nossas atividades do dia a dia, com uma boa gestão do tempo conseguiremos aproveitar mais as atividades que gostamos e principalmente dar atenção aos que amamos.  

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