Gestão por resultados

6 hábitos importantes para melhor gerir o tempo

Se tem uma sensação que se não todas, a maioria das pessoas tem, é de falta de tempo. Por isso acreditamos que gerir o tempo não é uma necessidade exclusiva de gestores de grandes empresas ou de grandes projetos, acreditamos que gerir o tempo é um desafio que compete a todos os trabalhadores, todos os dias. São tantas tarefas, metas a cumprir, conciliar trabalho com vida pessoal e no final das contas ainda arrumar um tempinho para fazer algum exercício físico e cuidar da saúde, não parece que falta hora no fim do dia pra tudo isso?   Para fazer com que as horas que temos disponíveis sejam suficientes para cumprirmos com todos nossos afazeres, é fundamental aprendermos a gerenciar nosso tempo da melhor forma possível. Essa não é uma tarefa muito fácil, mas separamos alguns hábitos e algumas dicas que podem ajudá-lo a gerenciar melhor o seu tempo, principalmente onde passamos a maior parte dos nossos dias: no trabalho.   blog_timeapps_coverphoto  

1 – Planejar

Parece que tudo nos leva a essa palavrinha que insiste em aparecer por aqui: planejamento. É fundamental documentar as atividades que você tem pra fazer no dia, não adianta acordar e criar um checklist na mente, isso não funciona. Crie listas eletrônicas das ações que precisa realizar, isso fará toda a diferença para ter visão de onde está gastando seu tempo, se está conseguindo de fato realizar suas atividades ou se está sobrecarregado.

2 – Saiba priorizar e classificar suas atividades

Se tudo é prioridade, nada é prioridade. Então é fundamental priorizar suas atividades por nível de importância e levar em consideração o tempo que leva para realizar cada uma delas. É interessante também encaixar as atividades levando em consideração os períodos do dia em que você se sente mais à vontade ou com mais energia para executá-las. Por exemplo: se você precisa produzir um conteúdo e no período da tarde se sente mais indisposto e menos criativo, aloque essa atividade para o período da manhã, assim você irá produzi-la com mais qualidade.

3 – Faça acompanhamentos e lembretes

Ao realizar uma atividade, liste pequenas tarefas que você precisa cumprir em cada item, como solicitar um relatório ou realizar a compra de algum material, por exemplo. E registre que essas tarefas foram cumpridas, registrando comentários pertinentes de serem documentados para controles futuros.

4 – Seja rigoroso

Não permita que pequenos deslizes ou distrações se tornem grandes atrasos em suas entregas. Seja rigoroso com o tempo que vocês estimou para realizar as atividades e esteja monitorando isso. Com o Hinc, por exemplo, você planeja quantidade de horas para suas atividades e aperta um “play” quando começa a executá-la. No final, a ferramenta calcula se você gastou mais horas do que foi planejado ou se realizou a atividade em menos tempo. E ainda gera gráficos de monitoramento de horas para melhor visualização.

5 – Mantenha o foco

Ao realizar reuniões, tenha o objetivo e tempo determinados. Reuniões mal planejadas apenas desperdiçam tempo, elas devem ser utilizadas como recursos para resoluções específicas.

6 – Faça um balanço

Esteja sempre melhorando atitudes e mudanças de hábitos que tragam resultados bons. Coloque em prática novas culturas e monitore os resultados, analisando o desempenho dos colaboradores e como eles estão gerenciando também suas horas de trabalho. Assim, você consegue ter uma visão gerencial de como está sendo utilizado o tempo na sua empresa.  O que achou dos hábitos que separamos? Queremos mais dicas! Nos diga: O que você você faz que tem te ajudado a gerir melhor seu tempo?  

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