Líderes melhores

Líder: entenda porque tudo começa com você

Se você é líder e passa a maior parte do seu tempo pensando em estratégias, metas, mercado, modelos de negócio, melhorias etc, já parou para refletir quanto do seu tempo você está destinando para olhar para você mesmo? E se já pensou nisso, conseguiu colocar em prática os seus planos?


Líder! Tudo começa com você.

Para ser protagonista da própria estória e gerar mais valor para sua vida e para as empresas que trabalha, gerencia ou possui, você precisa cuidar de você mesmo.


Em palestra no TEDx Amazônia, Bernardo Toro menciona que dentro de um novo paradigma mais sustentável, o do cuidado, é preciso saber cuidar de si mesmo, dos que estão próximos e dos estranhos, sendo que por cuidar de si mesmo ele considera: cuidar do corpo, do espírito e do intelecto.


Com certeza, um dos grandes desafios de um líder é cuidar do corpo físico, das suas relações, buscar auto-conhecimento e saber pedir ajuda.


Cada vez mais, precisa-se de pessoas que modifiquem o status quo de forma duradoura, que enxergam além, que conseguem se movimentar e movimentar as pessoas ao seu redor e quanto mais o líder conhecer sobre si mesmo, mas facilmente conseguirá seguir seu caminho, com propósito e impactar positivamente os demais.


Em um estudo feito pela empresa Imperative, em parceria com a Universidade de Nova Iorque, nos EUA, encontrou-se que apenas 28%, dos 150 milhões de trabalhadores, são orientados pelo seu propósito. A pesquisa incluiu de baristas a CEO da Fortune 100.


Quando se busca mais significado no trabalho, a pergunta que você pode fazer é: eu tenho meu propósito claro? Consigo colocá-lo em uma frase?

Lembre-se: O propósito não é o que você pensa que deveria ser e, sim, quem você não pode deixar de ser. Não é o que você faz, e sim como você faz e porque.

Há vários caminhos recomendados para desenvolver o autoconhecimento, investir tempo e esforços no sentido de buscar a sua essência, seja por meio de leituras, cursos, coaching, terapias ou qualquer outra forma que faça sentido para você. Para começar seu processo de auto-análise, separamos uma ferramenta simples para você no link


E sobre propósito, você tem um que te incendeia?

Teste: Descubra seu temperamento e como este pode influenciar seu desempenho

Autor


Avatar

Maristela Franco Paes Leme

Consultora em desenvolvimento humano e organizacional.