Líderes melhores

Liderança Colaborativa

Os dias atuais pedem uma nova liderança. Segundo o Instituto Gallup em um estudo publicado em 2016, 70% dos funcionários dizem não estarem engajados no local onde trabalham. Em um contexto cada vez mais complexo, o líder que inspira, direciona e motiva talvez não seja mais suficiente. As empresas precisam de agilidade, inovação e principalmente maior consciência sobre seu impacto no mundo. Nesse contexto o engajamento faz toda a diferença.



Além disso, estamos entrando na era da cooperação. A inovação hoje se torna mais viável sendo aberta e compartilhada. E como fazer isso com uma cultura interna que promova a competição? Torna-se um desafio ainda maior.

E aí que entra uma liderança mais aberta e colaborativa. Essa liderança parte de uma mudança de mindset para tornar o contexto adequado à colaboração e traz para a prática ferramentas que promovam o diálogo e a cocriação.

Para Fredy Kofman esse mindset traz em seu centro o senso de autorresponsabilidade. Isso significa ter consciência de que somos os únicos responsáveis por tudo que movimentamos ao nosso redor. De que somos responsáveis por como agimos e reagimos aos acontecimentos. É o oposto do comportamento que traz a culpa do que acontece em coisas externas a nós. Que faz com que passemos o tempo todo nos queixando de tudo e de todos.

A partir dessa mudança, esse líder passa a conversar de forma muito mais autêntica, com transparência e opiniões produtivas. Passa a promover o diálogo e ao encontrar divergências é capaz de negociar de maneira colaborativa.

Essa atitude é a base de uma liderança colaborativa, que seja capaz de gerar engajamento e como consequência, possa trazer inovação e resultados sustentáveis.


Escrito por:
Roberta Perdomo – 
Coach Ontológico e Consultora



Roberta Perdomo trouxe este tema para a Hora do Líder de julho de 2017, enriquecendo
 nosso movimento com um conteúdo que abriu janelas para novas perspectivas da Liderança Colaborativa. 

Todos os meses você encontra em nosso blog um novo tema que foi abordado durante o ciclo de palestras interativas.

Na próxima última quarta feira deste mês teremos mais, saiba tudo sobre o evento e faça seu pré-cadastro no link:https://lnkd.in/efjERq4