Líderes melhores

Liderança e Cooperação para um mercado competitivo

Cooperar não é uma questão de moda, mas sim de necessidade. Liderança e cooperação é uma boa maneira para atingir os objetivos. Ouvir a palavra Cooperação no ambiente dos negócios, pode causar um pouco de estranheza inicialmente, mas basta olhar com calma para verificar que Cooperar é muito mais orgânico, muito mais natural, do que qualquer “moda” que surge como salvação para o ambiente dos negócios.

liderança e Cooperação

Liderança e Cooperação


Existe sim um pré conceito quando se usa o termo Cooperação, pois em via de regra se imagina o estereótipo de pessoas juntas em círculo, sem um foco comum. O mesmo acontecia (ou ainda acontece) quando se iniciou no ambiente dos negócios a se falar de Responsabilidade Social Corporativa. Mas o que trago para reflexão é que já buscamos Cooperar com todos os envolvidos no mercado de negócios onde sua empresa está situada.


Liderança e Cooperação na prática

Diariamente no ambiente corporativo vivenciamos princípios básicos da Cooperação, e para liderança é importante entende-los. Os líderes diariamente recebem missões e metas, onde para atingi-las dependem de outros (colaboradores, fornecedores, clientes, etc).


Os princípios da Cooperação

  • Compartilhar conhecimento: o líder precisa saber partilhar seus conhecimentos e também receber conhecimento dos envolvidos nos negócios, afinal ele está nesta função pois tem conhecimento técnico;
  • Visão do negócio: o líder traduz de forma prática como chegar aos objetivos;
  • Informação dos procedimentos: capacitar a equipe entender e seguir os procedimentos;
  • Transformar pegar o conhecimento, juntamente com visão do negócio, entender os procedimentos, e TRANSFORMAR todos esses pontos em ação e prática.
  • CO – Responsabilidade: compartilhar com envolvidos no processo responsabilidade na condução das atividades. O líder precisa dessa co-responsabilidade para poder tomar as decisões mais estratégicas;
  • Nutrir sentimentos de grupo: o líder precisa manter sentimento de pertencimento no grupo;
  • Focalizar: o líder tem a função de iluminar o caminho para atingir os objetivos.


Entendendo melhor, ou tendo consciência desses princípios básicos, aspectos comuns são fortalecidos e todos ficam com o sentimento que:

  • conquistam juntos;
  • podem participar;
  • são bem aceitos pelo que são;
  • cooperam para realizar objetivos comuns.


Todos esses pontos parecem distantes do que se vive nas organizações. Vivemos num ambiente corporativo cada vez mais globalizado, onde o trabalho da liderança é fundamental. Por isso são importante iniciativas para Compartilhar Conhecimento com todos os envolvidos(Stakeholders). Entender suas fortalezas e possibilidades de crescimento são o melhor caminho para Cooperar com o crescimento do negócio. Existem muitas histórias de líderes que através da busca do envolvimento do grupo para resolver problemas, somente através da Cooperação conseguiram sucesso.

 


Sugestões de leitura

  • A INCRIVEL VIAGEM DE SHACKLETON – autor: Lansing, Alfred.
    Nesta incrível história, o capitão Shackleton, em uma expedição à Antártica, onde seu barco e toda tripulação fica preso no gelo durante dois anos.
  • OS 33: a Milagrosa Sobrevivência e o Dramático Resgate dos Mineiros do Chile – autor: Jonathan Franklin.
    Esta história é bem mais recente, e o interessante é que quem assumiu o trabalho de liderança não foi quem tinha o cargo registrado de líder, mas sim outro colaborador que assumiu impôs com suas características de ação o papel de líder.
  • MUITO MAIS QUE MÓVEIS – autor: Ronald Heinrichs.
    Uma boa história de um formato muito criativo de Cooperar com os negócios da empresa.
  • O Projeto Cooperação. Site que possui o propósito de ser uma “comum-unidade” feliz e sustentável que crie, desenvolva e compartilhe conhecimentos e práticas para difundir a cooperação no mundo.


A arte dos líderes é complexo, pois envolve conhecimento técnico e comportamental. Conhecer e buscar desenvolvimento é uma boa forma de Cooperar. Quando relatamos sobre a Cooperação no ambiente corporativo, podemos pensar tanto nos grandes projetos, como em pequenas ações no dia a dia, como um ajuda a alguém que esteja próximo de você.


Afinal, você já deve ter ouvido o dito popular :

“Gentileza gera Gentileza”


E nós resolvemos acrescentar esses:

“Cooperar gera Cooperação”

“Cooperação gera Resultados”

“Resultados geram Alegrias”

 

Seja um Líder que leve a equipe a cooperar mais e assim alcançar resultados melhores em um ambiente mais alegre onde todos tem a sensação de participação e conquista.

Leia também – Whitepaper: “Integração Organizacional”