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O que é Marketing 3.0?

Marketing 3.0 Assim como qualquer área do conhecimento humano, o marketing ao longo dos anos vem se desenvolvendo, e consequentemente mudando o foco de suas ações e análises. Segundo Philip Kotler, “Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Com a evolução da comunicação, pilar fundamental para o marketing, o enfoque dos profissionais da área mudou, passando pelas fases do marketing 1.0, 2.0 e 3.0. Vamos a eles:

Marketing 1.0 (centrado no produto)

Durante a Revolução Industrial até meados do século XX, a principal vantagem competitiva de uma marca era relacionada a equipamentos industriais e técnicas para produzir a baixos custos. Os produtos manufaturados eram relativamente simples, e o foco era o mercado de massa. Um ótimo exemplo é a indústria de algodão britânica, citada por Eric Hobsbawn no livro “A era das revoluções” como o motor da era industrial na Inglaterra. Graças a avanços tecnológicos, como a maquina a vapor de James Watt (1784), os ingleses puderam produzir numa escala jamais vista, barateando os custos, e impulsionando o país para mais de um século de dominação comercial. Outro exemplo é o modelo T, de Henry Ford, que mudou o mercado automobilístico para sempre.

Marketing 2.0 (centrado no cliente)

Aqui é onde a evolução da comunicação realmente mudou a regra do jogo. O marketing 2.0 surge na era da informação, onde os consumidores além de terem mais opções de produtos e serviços, também estão mais informados sobre os mesmos. No modelo T da Ford você só tinha uma opção de cor e modelo, e era isso. Hoje a gama de modelos, cores e segmentos de cada montadora de carros é enorme, com o objetivo de atingir diferentes mercados. E é aí que está a chave do marketing 2.0, o profissional de marketing tem a necessidade de segmentar, e adaptar a sua comunicação e produto para um mercado alvo específico. Porém este conceito pressupõe que o seu público alvo seja passivo em relação à sua estratégia de marketing/comunicação, e veremos no próximo passo que este cenário mudou.

Marketing 3.0 (centrado nos valores humanos)

Nesta fase faz-se necessário enxergar as pessoas não como consumidoras, e sim como seres humanos completos. A busca por satisfação funcional e emocional já não são suficientes, a decisão de compra muitas vezes passará pela satisfação espiritual. No marketing 3.0 não basta comunicar, é necessário que a empresa aplique realmente em seu dia-a-dia os conceitos contidos em seu VVM (Visão, Valores e Missão). Os meios de comunicação não estão mais somente nas mãos de grandes corporações. Hoje, basta um cliente mal atendido, para desconstruir a imagem de uma marca com apenas um post em uma rede social. Abaixo uma tabela compara as três fases do marketing: Marketing 3.0 Post Marketing 3.0

Fonte: Marketing 3.0, Philip Kotler (2010)

Muitas empresas ainda atuam com foco no produto, outras ainda atuam com foco no consumidor, e podemos dizer que para cada segmento esta transição pode ter uma velocidade diferente. Porém de uma coisa não podemos fugir, todos os mercados um dia chegarão no marketing 3.0, tornando necessária uma mudança profunda nos valores e processos das empresas. Sua empresa está em que fase? Que tal refletir a respeito e avançar para o Marketing 3.0?