Gestão de indicadores, Sem categoria

OK, você tem metas, e agora como atingi-las?

A cada fim de ano, as organizações realizam o planejamento para o ano seguinte. Neste planejamento são pautados muitos assuntos que definirão os objetivos que a organização deseja alcançar naquele ano, baseado nessas informações as metas são traçadas como forma de mensurar e medir os resultados.   Para evitar o senso comum de que “atingir meta é sempre impossível”, listaremos 5 dicas que ajudarão vocês no processo de formulação das metas, deixando-as tangíveis para que suas equipes tenham condições de atingi-las.   Antes de iniciarmos, vale à pena deixar claro que estas metas devem e precisam ser tangíveis, e para isso, devemos atentar para:   vob4oxxlr00qq6ceurlg  

HISTÓRICO DO PASSADO

Ter informações internas e externas para a organização é sempre muito importante. Essas informações podem vir do histórico dos indicadores da empresa (anos/meses/semanas anteriores), da analise de mercado que a organização está inserida (presente passado e futuro) e na identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas (SWOT). Agora que já sabemos como tornar as metas tangíveis, precisamos saber como atingi-las, certo? Sendo assim…  

MOTIVAÇÃO

  • As metas em nenhuma circunstância deve ser motivo para estresse e desânimo. Desta maneira, quando a meta é tangível, ou seja, possível de atingir o objetivo, a equipe fica mais motivada. Com a equipe motivada, engajada, focada, disposta a trabalhar e encarar da melhor maneira possível todos os obstáculos à frente da organização, as chances de obter ótimo resultados aumentarão significativamente.
 

PLANO DE AÇÃO/PDCA

  • Ao utilizar planos de ação é possível medir o seu desempenho do início ao fim do seu objetivo, se atentando aos prazos, aos envolvidos e aos resultados e, se estes resultados não forem positivos, você enxergará as causas destes problemas e poderá tomar algumas ações antes mesmo que estes problemas se agravem.
 

CRIE INDICADORES PARA ACOMPANHAR O DESEMPENHO

  • Acompanhar o desempenho ajudará a identificar facilmente os problemas, este acompanhamento pode variar, dependendo da cultura da organização. Não importa se este acompanhamento for semanal, quinzenal ou mensal, o que vale nesse caso é ter os indicadores claros e visíveis para que todos possam olhar e verificar seus desempenhos em relação à meta.
 

RECOMPENSA/PREMIAÇÃO

  • Premiar/recompensar os envolvidos no alcance das metas é algo que contribuirá ainda mais para a motivação da equipe durante todo o ano e, inclusive, dará um start na motivação da equipe para o próximo ano. As premiações podem ser das mais diversas possíveis, como: viagens, bonificações, PLRs, comissões justas, descansos, aumento salarial, entre outros. Porém, estas devem estar expostas, claras e visíveis para que todos os envolvidos tenham acesso e possam verificar e questionar.
  Espero que nossas dicas agreguem em sua máquina de vendas, melhorando assim a forma com que todos os envolvidos na elaboração, manutenção e cumprimento de metas enxergam este assunto tão conhecido, porém tão desafiador!  

Veja também: Whitepaper – Integrando gestão e vendas

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