Gestão de projetos, Sem categoria

Os comportamentos chave de líderes para avançar na gestão de projetos

Post comportamento Líder

Comportamentos de líderes na gestão de projetos

Os comportamentos de líderes se torna um diferencial estratégico na condução dos diferentes projetos de uma empresa. Uma gestão de projetos eficiente precisa de alguns comportamentos chave para avançar em seus resultados.

Neste processo, é fundamental que o líder tenha habilidades e competências para conduzir equipes, principalmente em situações de desafio. Esse é um dos principais fatores que determinam o sucesso ou o fracasso. Continue lendo e saiba mais!

Os desafios da liderança na gestão de projetos

Hoje em dia, é muito fácil ouvir falar de liderança, mas na prática ainda é um imenso desafio para vários gestores. Podemos definir que todos os líderes são gestores, mas que nem todos os gestores são verdadeiros líderes. Para exercer essa função de forma eficaz é preciso entender que a gestão de um projeto não se trata apenas de conduzir ações e direcionar pessoas, mas também de conhecer os problemas operacionais, ouvir a equipe, propor alternativas e compartilhar as informações com todos os envolvidos.

Para que a meta do negócio seja alcançada é essencial exercer a postura humana na liderança. Um líder não pode se distanciar dos colaboradores, pois isso se torna uma barreira para o contato, que é determinante para a boa comunicação entre as partes.

Os principais perfis de líderes

O comportamento é sem dúvida o fator principal que influencia o trabalho do líder com a sua equipe. Bons comportamentos são envolventes, enérgicos, motivadores e trazem os resultados esperados em pouco tempo. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria global Hay Group, existem seis comportamentos de líderes que são exercidos no mundo inteiro. Veja abaixo a consequência de aplicar cada um deles, segundo a consultoria:

Comportamentos que você deve evitar

1. Coercitivo

É o tipo de líder vigilante, que precisa sempre dizer à equipe o que ela precisa fazer e provavelmente vai criticar o que está errado e não fará elogios para boas iniciativas.

Atenção: um líder precisa liderar de fato, mas isso não significa deixar o poder todo em suas mãos, muito menos se esquecer de que estamos falando de uma equipe que precisa ser motivada e ter a sua própria tomada de decisão.

2. Modelador

Tem o perfil de acreditar que a sua forma de agir é sempre a melhor, e por isso, muitas vezes não busca mudança e nem aceita a opinião dos outros. Apesar de dar instruções detalhadas, exige muito da equipe sem permitir que ela caminhe com os próprios pés.

Atenção: ser o líder não quer dizer que você estará sempre certo e nem que você não precisa trabalhar as suas próprias habilidades. Faça parte da equipe, aprenda com ela. Melhor do que saber tudo e passar o seu conhecimento, é permitir que a equipe desenvolva a capacidade de saber tudo em cada área e saiba te ajudar a dividir as responsabilidades.

Comportamentos chave para a liderança na gestão de projetos

3. Dirigente

É o líder que pensa em longo prazo e sabe motivar a sua equipe. Ele conquista as pessoas e cria um clima positivo no trabalho, incentivando cada membro da equipe a sempre dar o seu melhor.

4. Afetivo

Ele foca os seus esforços no relacionamento e na harmonia com a sua equipe. Preocupa-se mais com as pessoas e faz com que a lealdade seja recompensada com alto desempenho.

5. Democrático

É o profissional que partilha as decisões e responsabilidades, envolvendo os colaboradores nos processos decisórios mais importantes.

6. Treinador

É o líder que faz de tudo para investir o seu tempo no desenvolvimento pessoal dos colaboradores e compreende os pontos fortes e fracos de cada um, e dessa forma, foca em construir talentos a longo prazo.

Comportamentos de líderes de sucesso

Lidar com as pessoas e com as equipes de forma próxima, aberta e efetiva amplia rapidamente a habilidade de liderar e facilita todo o fluxo de trabalho dos projetos.

O líder deve ser o parceiro da sua equipe e ter uma interação frequente na rotina de trabalho dos colaboradores. Ele deve conhecer os problemas e as insatisfações de cada membro, ter um relacionamento agradável e amigável, manter o ambiente leve e com confiança para evitar situações negativas nos resultados dos projetos.

A liderança de sucesso também é capaz de compartilhar ideias, reconhecer potenciais, desenvolver as habilidades da equipe, identificar oportunidades e riscos, e principalmente, agir de forma perspicaz nos conflitos para motivar os colaboradores com credibilidade.

Viu só como os comportamentos chave podem transformar a experiência da sua liderança na gestão de projetos? Continue nos acompanhando para conferir mais dicas de como gerir os seus projetos de forma otimizada e eficiente.

Banner HINC