Gestão de processos e rotinas

Como melhorar a eficiência dos processos

Eficiência: virtude ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios.

  Como manter sua empresa como referência em produtividade e eficiência? Como produzir mais e melhor com menos recursos? Como aproveitar ao máximo o que tem em mãos? Como aliar a tecnologia a seu favor para se atingir melhores resultados?  

Pensamos em alguns pontos que podem ajudar a sua organização a manter seus processos eficientes.

project_management-100536264-primary.idge  

1 – Segurança e disponibilidade de informações

Seria perfeito se sua empresa pudesse se ver livre de problemas não é mesmo? Mas infelizmente todas as organizações estão sujeitas a terem algum tipo de problema, não tem como se livrar disso. O que pode ajudar nesse caso é o jeito e a rapidez com que você vai lidar com isso. Reagir rapidamente e resolver o problema com eficácia é o diferencial e, para fazer isso, você precisa ter em mãos dados rápidos e atualizados. Trabalhar com uma rede segura, usando um software de igual segurança e que seja inteligente, traz ao seu negócio acesso seguro e confiável elevando a inteligência da sua organização.

2 – Automatização de processos

Não há necessidade de se realizar tarefas manualmente, quando essas tarefas podem ser automatizadas. Permita que suas tarefas sejam executadas com maior eficiência, procure um software para execução dos processos. Lembra do BPM? Falamos sobre ele aqui (link BPM). Ele é um recurso muito bacana para otimizar a eficiência da sua empresa e melhorar em todos os aspectos os processos de negócios.

3 – Redução do número de reuniões

Reuniões são importantes? Sim. Em excesso? Não. Você já teve a sensação de participar de uma reunião onde não foram encontradas soluções? E ter tido necessidade de agendar outra reunião para solucionar os problemas que surgiram nessa reunião? Pois é, deixe as reuniões para os assuntos cruciais, urgentes. Trate dos outros assuntos e compartilhe as outras informações de outras formas, como diagramas e softwares, por exemplo. Dessa maneira o tempo de sua equipe vai ser melhor gerenciado e o time não vai ficar frustrado por participar de encontros onde sentem que estão gastando seu tempo sendo pouco produtivos e tratando de assuntos repetitivos.

4 – Comunicação aberta

Crie o conceito de comunicação aberta, de colaboração entre a equipe. Se seu time sente que o feedback vem apenas verticalmente, se sentirá menos motivado e isso influenciará na produtividade e na eficiência.

5 – Definição clara de metas

Não adianta nada definir estratégias maravilhosas que você tem absoluta certeza que funcionarão, se sua equipe não faz a menor ideia do que você está falando. Use uma linguagem clara, faça com que eles entendam onde você quer chegar. A equipe precisa estar engajada e acreditar do que você acredita, para trabalhar em prol do objetivo. Esse é o grande segredo para que executem o que você espera. Da mesma forma, também não faz sentido definir metas impossíveis de serem alcançadas, isso vai gerar apenas mais frustração.   Hoje nós contamos com uma grande aliada no meio organizacional, que pode englobar uma série de tópicos que precisamos envolver em nosso meio de forma integrada, auxiliando no engajamento da equipe, na definição clara de objetivos e no acompanhamento dos processos, através de análise dos prazos, de métricas (indicadores) e de responsabilização de tarefas. Por que não utilizar esse grande recurso a seu favor? Mantenha sua empresa competitiva, seja reconhecida por sua eficiência nas entregas e conquiste a fidelização dos seus clientes. Queremos te apresentar o Hinc e mostrar como ele pode te ajudar a trabalhar com esses passos e muitos outros em busca dos melhores resultados para sua organização. Fale com um de nossos consultores! falar com consultor