Gestão de pessoas, Gestão de projetos, Sem categoria
Qual perfil do gerente de projetos?
Quando pensamos em projetos, o conceito parece ser novo, porém há registros que dizem que desde a antiguidade o ser humano vem buscando aprimorar seus projetos. Na antiguidade, os métodos de realização de projetos aplicavam-se apenas a objetos similares – tais como as próprias Pirâmides do Egito. Mas, a partir da Revolução Industrial, fica claro que a metodologia para a execução de projetos era necessária. Já durante o século XIX, essa necessidade tornou-se mais evidente na realização de grandes e complexos projetos – ainda que focados em Engenharia.
Em virtude do desenvolvimento da economia e do crescimento das demandas da sociedade, era preciso criar uma estrutura industrial em escala – o que só aconteceria se os modelos de projetos fossem sistematizados. Por isso, esse período foi marcado pelo esforço de sistematização de grandes projetos fomentados pelos governos de diversos países.
No século em que estamos, na era da tecnologia, onde constantemente a inovação tecnológica acontece de uma forma extremamente acelerada, a empresa que conseguir acompanhar toda essa inovação estará um passo a frente de sua concorrência. Hoje, por causa da grande competitividade no mercado, as empresas que não conseguem se moldar a exigência do mercado acabam ficando para traz. Assim, o mercado vem investindo em contratar gerente de projetos.