Gestão de pessoas, Gestão de projetos, Sem categoria

Qual perfil do gerente de projetos?

Quando pensamos em projetos, o conceito parece ser novo, porém há registros que dizem que desde a antiguidade o ser humano vem buscando aprimorar seus projetos. Na antiguidade, os métodos de realização de projetos aplicavam-se apenas a objetos similares – tais como as próprias Pirâmides do Egito. Mas, a partir da Revolução Industrial, fica claro que a metodologia para a execução de projetos era necessária. Já durante o século XIX, essa necessidade tornou-se mais evidente na realização de grandes e complexos projetos – ainda que focados em Engenharia.   Em virtude do desenvolvimento da economia e do crescimento das demandas da sociedade, era preciso criar uma estrutura industrial em escala – o que só aconteceria se os modelos de projetos fossem sistematizados. Por isso, esse período foi marcado pelo esforço de sistematização de grandes projetos fomentados pelos governos de diversos países.   5 motivos   No século em que estamos, na era da tecnologia, onde constantemente a inovação tecnológica acontece de uma forma extremamente acelerada, a empresa que conseguir acompanhar toda essa inovação estará um passo a frente de sua concorrência. Hoje, por causa da grande competitividade no mercado, as empresas que não conseguem se moldar a exigência do mercado acabam ficando para traz. Assim, o mercado vem investindo em contratar gerente de projetos.  

Gerente de projetos

  Entre as dúvidas das empresas na hora da contratação, está em contratar um gerente de projetos que domine os conceitos de gestão de projetos? Domine softwares de projetos? Ou que tenha apenas habilidades de gestão?   Bom, para termos esta resposta precisamos entender que apenas os conceitos de gestão de projetos não tornam um bom profissional. Como também, o profissional que dominar apenas o conhecimento num software de gerenciamentos, não se torna um profissional bem qualificado para o mercado. Com isso, na hora da escolha, precisamos pensar em um profissional que tenha o conhecimento e também esteja alinhado com as inovações tecnológicas na área de projetos.   Porém, essas duas habilidades não tornam o profissional capacitado em atingir bons resultados nos gerenciamentos dos projetos da sua empresa. A partir disso, percebemos que é um grande desafio encontrar um bom profissional de projetos, que possua uma capacidade multidisciplinar. Pensando assim, quais são essas habilidades/ qualidades a mais que o mercado busca? Já que conhecer conceitos e softwares não garantem um bom profissional.

Líder

Claro, talvez a liderança tenha sido até a primeira característica que veio a sua cabeça. Sim, saber ser um líder para um cargo como gestor de projetos é uma das principais qualidades que este profissional deve ter, mas como reconhecer um bom líder? Essa tarefa pode ser considerada difícil ao mercado.   Para ser um bom líder no gerenciamento dos projetos, a pessoa deve ter a capacidade de guiar, inspirar e motivar os integrantes da equipe para atingir os objetivos do projeto. Com isso, chegamos à segunda característica fundamental do Gestor de Projetos, a comunicação.

Comunicativo

Na comunicação, o gestor de projetos precisa garantir que a informação correta chegue ao receptor correto. Muitos problemas em projetos ocorrem por interpretações equivocadas ou por informações repassadas de forma incompleta. Cabe ao gerente de projetos garantir a fluidez e transparência das comunicações.  

Proativo

Outra habilidade que não pode faltar no gestor de projetos é a ser um profissional proativo, ter uma postura fortemente reativa para inviabilizar qualquer gestão de risco. A prioridade do gerente de projetos não deve ser resolver problemas, mas evitá-los. A postura proativa é um combustível para a antecipação. É um perfil admirado em qualquer profissional e que demonstra responsabilidade e comprometimento.  

Trabalhar em equipe

O profissional deve também saber trabalhar em equipe, passar a sua equipe que todos estão no mesmo barco, caso ninguém reme, as atividades previstas em seus projetos irão afundar o barco.

Perfil Ganha-ganha

Ser um bom negociador, também esta relacionado ao perfil de um gestor de projetos.  Quando aparecem os conflitos, o gestor de projetos precisa negociar para que ambas as partes cheguem a uma decisão comum. Saber negociar, ser duro e flexível quando necessário pode ser o diferencial para esse profissional.

Organização

E para finalizar, o gestor deve ser organizado, pois muitas vezes ele irá gerir vários projetos em um mesmo período.   Bom, conseguimos perceber que para ser um bom profissional de gerenciamento de projetos deve-se ter inúmeras habilidades, pois ele irá encontrar muitos desafios pelo caminho.   A NEC PLUS ULTRA convida sua empresa, após captar o seu gerente de projetos, a conhecer nossa plataforma HINC, que auxiliará seu gestor a evidenciar todas suas habilidades, e gerir seus projetos de forma mais eficiente.