Gestão voltada para resultados

Como fazer o Planejamento de Marketing ideal

O Planejamento é a maneira mais assertiva de nos prepararmos para o futuro, e para o mundo do marketing não é diferente. Ao realizarmos um planejamento adequado nos sensibilizamos para ações preventivas e ações necessárias para enfrentar os desafios que o mercado pode nos proporcionar. Uma das principais vantagens é a economia, tanto de custo em tempo quanto de custos financeiros, mas se você está aqui, provavelmente, já sabe disso tudo, então vamos a mão na massa e preparar o planejamento de marketing! 

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing

 

Planejamento de Marketing

Para auxiliá-los separamos 6 ações importantes para elaboração de um efetivo planejamento de marketing.  


Qual a situação do cenário em que quero entrar?

O primeiro passo é saber onde estamos e quais são as características da empresa ou produto em questão. Alguns mercados são mais sensíveis ao ambiente externo que outros, isso torna esta etapa de análise extremamente importante. Saber o momento econômico do local de atuação e do mercado em questão é fundamental para saber quando e como investir. Já para o ambiente interno é preciso listar as forças e fraquezas da marca/empresa, para saber o que exaltar e o que ajustar no planejamento de marketing.

Qual é meu Target?

É preciso saber quem será o receptor de sua mensagem, ou seja, para quem sua empresa irá falar e vender. Com isto definido, fica claro qual é o tom que será usado e também que meios ou veículos serão priorizados na compra de mídia. Esta etapa torna a sua comunicação e até precificação muito mais assertiva.  

Como quero me posicionar?

Com a definição do público alvo, fica mais fácil definir também o posicionamento da marca. Sabendo para quem falar você saberá também o que este target espera de um produto ou serviço, tornando o seu tiro mais certeiro.  

Benchmarcketing

Avaliar quem irá brigar pelo mesmo público que você é fundamental. Saber quem são e quantos são os player do mercado aumenta o seu repertório em relação ao ambiente que sua empresa ou marca está inserido. Tente identificar principalmente quem tem o mesmo posicionamento que você, e quais estratégias estão sendo usadas por eles.

Definição dos  OKR (Objectives and Key Results) e KPI’s  (Key Performance Indicator)

Falamos recentemente sobre a importância dos OKR  para as organizações e no caso do planejamento não é diferente. Todo planejamento tem um objetivo, e em um plano de marketing é melhor se este objetivo for quantitativo, pois será mais fácil medir os resultados. Porém o planejamento também pode ter como meta reposicionar a marca, divulgar um novo produto ou serviço, etc. Definido o objetivo é hora de saber quais ações serão realizadas para atingi-lo. É importante saber quais etapas serão realizadas para chegar ao ponto desejado.  

Mensurar o resultado de um plano e definir os indicadores chave de performance (Key Performance Indicator) é fundamental. Os KPI´s mostrarão se o planejamento está indo na direção certa, se as metas estabelecidas estão sendo atingidas. Dependendo da estratégia usada, branding, por exemplo, é difícil fazer uma medição precisa dos resultados. Porém no caso de marketing digital é mais fácil obter esta análise.

 

Planos de ação

Com as etapas acima cumpridas é necessário saber quando será realizada cada etapa e cada ação. Isso facilitará a sua análise em relação ao andamento das ações e aos resultados alcançados.  Uma ferramenta que auxilia na montagem de um cronograma é o Gráfico de Gantt, que te mostra as atividades de um planejamento dentro de uma linha do tempo. Também é muito útil  organizar um plano de ação e com isso ter a visão dos prazos, responsabilidades e custos.   

Realize o planejamento de marketing e assim antecipe o mercado alcançando melhores resultado. Caso queira saber mais, lançamos um post exemplificando o caso de sucesso da UB HOUSE que após organizar as ações e criar um ambiente colaborativo aumentou em muito as entregas nos prazos corretos e comunicação com seus clientes.
 

Software de gestão de projetos HINC

Software de gestão de projetos HINC