Histórias reais de sucesso

Unilux realiza planejamento e execução de seus projetos com o HINC

A Unilux é uma empresa montadora de persianas que atua no mercado há 16 anos. A marca é conhecida por valorizar projetos residenciais e comerciais com suas persianas e cortinas personalizadas. Possui matriz localizada em São José (SC) e filial em Porto Alegre (RS), porém atua em diversos estados brasileiros, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Planejamento e execução dos projetos


Para ajudar no  planejamento e execução dos projetos  da empresa e fazer com que alguns procedimentos de rotina fossem administrados como projetos, há aproximadamente um ano a Unilux Cortinas e Persianas implantou o HINC, nosso software de gestão de projetos e tarefas, e começaram a trabalhar a gestão de seus projetos de acordo com a metodologia de melhoria contínua. Para saber mais sobre as dificuldades de se implantar um software e as contribuições trazidas à empresa após o início das atividades com a ferramenta HINC, ouvimos o Ivan Pereira Rodrigues, um dos sócios-proprietários da Unilux.


Quando se trata de melhorias é válido investir.


No momento de tomar a decisão de se investir em uma nova ferramenta para a empresa, geralmente podem surgir algumas objeções e dificuldades que geram dúvidas entre os gestores. Essas objeções podem ser tanto de caráter financeiro, onde é preciso analisar o retorno que esse investimento irá trazer, prestar justificativas ao setor financeiro, elaborar um planejamento de finanças, entre outras questões, ou de caráter cultural, onde pode haver resistência de colaboradores no uso da nova solução ou até mesmo do gestor, por não conseguir enxergar os benefícios que a mesma pode trazer para a gestão da sua empresa.


De acordo com Ivan, para implantar um software sempre há objeções, principalmente financeiras, pois sempre que se pretende investir em algo é necessário ter a resposta para basicamente duas perguntas: quanto vai custar? Quando vamos obter o retorno e de quanto vai ser o mesmo? Como se trata de uma inovação, eles viram dificuldade em mensurar qual o retorno que esse investimento traria, se haveria adaptação da equipe, se funcionaria para a empresa, e é sempre difícil justificar isso ao setor financeiro e fazer com que o responsável entenda essas questões e aprove a implantação.


Pensando nos benefícios em longo prazo, mesmo com essas objeções a Unilux decidiu realizar o investimento, pois acredita na melhoria contínua. A empresa considera que a grande contribuição do HINC é a ajuda na organização dos grandes projetos da empresa, como obras, mudanças, projetos de melhorias, entre outros. “Por esses processos levarem muito tempo e serem divididos em muitas etapas, fica difícil realizar adequadamente e de maneira eficaz o ciclo PDCA sem o uso de uma ferramenta apropriada para auxiliar.”


Sempre somos atendidos com muita agilidade por toda equipe.

“Indico o Hinc porque é uma ferramenta muito funcional, com toda certeza atende a necessidade de quem procura um software que auxilie na organização dos seus projetos. Além do mais, sempre somos atendidos com muita agilidade por toda equipe.” (Ivan Pereira Rodrigues)

A melhor maneira de se certificar se um produto traz satisfação e produtividade ao cliente é saber se ele indicaria esse produto à outra pessoa/empresa. Por isso ficamos felizes em saber que nossas soluções geram melhorias no cotidiano de empresas tão sólidas como a Unilux, que além de cliente é um companheiro na jornada em busca do sucesso.

Autor


Avatar

Victor Otávio Peter Keunecke

Analista de Sistemas HINC Formado em Ciências da Computação UFSC e MBA em Gestão de Projetos pela FGV.