Gestão voltada para resultados

Planejamento estratégico: como crescer mesmo em um cenário hostil

O final do ano está chegando e nesse momento todos começam a refletir sobre  questões pessoais e profissionais.  Da mesma forma, as empresas de sucesso também se preparam para um novo ciclo, reunindo as informações necessárias para organizar seus recursos e garantir a produtividade máxima no próximo ano. Enfrentamos um cenário desafiador em 2016, com as crises econômica e política que deixaram algumas organizações com resultados abaixo do esperado. Mas então, como se preparar para começar o próximo ano com tudo? A resposta: planejamento estratégico.

A resposta para melhores resultados: planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental para estabelecer a direção, garantir o sucesso da empresa e mantê-la competitiva no mercado. Com ele é possível traçar os rumos e todos os seus desdobramentos, voltados ao alcance de metas estabelecidas para um cenário de futuro melhor. Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes para ajudá-lo a realizar um planejamento assertivo para sua empresa:

1) Analise a situação atual da empresa

Esse é o momento de análise sobre a sua empresa. Saiba como você está inserido no mercado, avalie os resultados do ano que passou. Começar um planejamento estratégico com base apenas no que você espera do futuro, não irá gerar os frutos que você espera.

2) Defina o seu objetivo

Revise a missão, visão e valores da sua empresa. Em seguida, é hora de traçar os objetivos esperados. Aqui sim, você olhará para a sua empresa inserida no futuro .

3) Analise o ambiente externo, as ameaças e oportunidades.

O ambiente externo influencia nos resultados de seu negócio. Esteja atento a esses elementos, como crescimento ou retração da concorrência, aumento de preço de matéria-prima, taxas de juros, entre outros. É importante identificar como sua empresa poderá ser impactada pelas ameaças e oportunidades do ambiente externo, não apenas no presente, mas também no futuro. Assim, realize um diagnóstico externo.

4) Descubra seus pontos fortes e fracos

Identifique quais são os fatores críticos de sucesso de seus concorrentes para poder comparar com  seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, você terá realizado o diagnóstico interno de sua empresa.

5) Construa planos de ação e monitore estes

Após ter identificado as oportunidades e ameaças do ambiente em que sua empresa está inserida, assim como seus pontos fortes e fracos, será possível definir os objetivos estratégicos e os planos de ação para implementá-los. Lembre-se, no entanto, que mais importante do que fazer os planos, é monitorá-los, analisar os indicadores previamente definidos e tomar ações corretivas, se necessário.

 

Cases de sucesso em 2016

A Resultados Digitais promove todo ano o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina, o RD Summit. Nesse evento, a empresa nomeia entre suas agências parceiras, os vencedores do Prêmio Agência de Resultados. Dentre as vencedoras, destacamos as parceiras Astrus Web, que venceu a categoria de “Agências do Ano”, o prêmio principal do evento, e a Orium Marketing para Vendas, ganhadora da categoria “Primeiro Valor”. Essas agências se destacaram pelo trabalho realizado e, principalmente, pela capacidade de planejar e acompanhar os resultados.

Vale lembrar que o planejamento na Astrus Web e na Orium são realizados no Hinc, nosso software para gestão de projetos,  tarefas, equipes e indicadores. Parabéns às vencedoras, desejamos muito sucesso!

E você, como realiza seu planejamento estratégico e que ações pretende tomar para melhorar seus resultados em 2017? Compartilhe com a gente suas experiências, sugestões e dúvidas!


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