Projetos eficientes

Planejar Projetos: Veja como em 10 passos para o sucesso!

Planejar projetos é fundamental e todo momento é propício para falarmos de planejamento. Provavelmente neste momento você tenha algum projeto para ser planejado, tanto profissional quanto pessoal. Mas mais do que planejar, a execução, o monitoramento e controle dos projetos é que irão garantir o sucesso deles. 

Planejar Projetos é fundamental

planejar projetos

Sempre é momento de planejar!

 

Planejamento de projetos

Para auxiliar você neste processo de planejamento de projetos levantamos os 10 passos principais a serem seguidos:

  1. Levante o escopo do projeto

    O escopo inclui todo o trabalho necessário para se fazer o projeto. Responder à pergunta “o que o projeto precisa entregar para atender os desejos dos patrocinadores ou apoiadores?” ajuda a levantar o escopo.
  1. Defina a equipe

    As pessoas que participarão do projeto já estão na empresa? Há necessidade de novas contratações? Alguém precisa de treinamento?
  1. Liste as grandes etapas do projeto e descreva as atividades de cada etapa

    Divida o escopo do projeto em grandes etapas, não esqueça de incluir tanto o que se refere ao produto a ser entregue, mas também as atividades próprias do gerenciamento do projeto. Quanto mais pessoas forem envolvidas neste processo, maior a chance de ser realista.
  1. Levante os recursos necessários

    Aqui é importante verificar tanto os materiais quanto as pessoas que o projeto necessita e os prazos necessários para ter estes recursos a disposição.
  1. Estime o tempo e faça o cronograma

    Com a estimativa do tempo necessário para executar cada atividade é possível chegar ao cronograma do projeto, após considerar o calendário, as limitações de recursos e também as restrições existentes.
  1. Defina como será a comunicação do projeto

    Um dos maiores problemas em projetos advém de falhas de comunicação. Assim, no início defina qual meio será utilizado para a comunicação da equipe, quem deve receber o que e com que periodicidade.
  1. Crie o plano base

    Apresente para a equipe o plano preliminar, incluindo escopo, equipe, etapas, atividades, recursos, estimativas de tempo e cronograma, plano de comunicação. Após receber os feedbacks da equipe, o plano base pode ser gerado.
  1. Monitore e controle o projeto

    Durante a execução do projeto, a monitoração e o controle por meio da análise de indicadores, relatórios de progresso e acompanhamento com equipe são imprescindíveis tanto para identificar desvios do plano base e propor realinhamento quanto para definir novas estratégias a partir de variáveis externas que surgiram. Aliás, em um projeto sempre devemos estar atentos para variáveis internas e externas que possam afetar o plano base.
  1. Documente tudo

    A documentação garante evidências sobre a biografia do projeto e pode ajudar no levantamento de lições aprendidas para projetos futuros.
  2. Reunião de início de projeto ou kick off

    Esta reunião é um marco importante para o projeto, pois conscientiza a equipe que depois de tudo planejado e validado, a largada será dada.

Se você precisa organizar o seu projeto, experimente o HINC. Com este software é possível fazer de forma simples um plano seguindo os passos apresentados e também resolver a questão de comunicação com a equipe. O Hinc pode te ajudar a compartilhar planos, controlar indicadores, gerenciar equipes online e monitorar o progresso do próximo projeto.

 Banner pronto

Autor


Avatar

Maristela Franco Paes Leme

Consultora em desenvolvimento humano e organizacional.