Líderes melhores

Propósito e Liderança – Hora do líder

Há alguns meses, no nosso evento mensal Hora do Líder conversamos sobre o tema propósito e liderança.

Este tema é muito importante. Alguns dados mostram que o grau de engajamento dos colaboradores nas empresas é baixo. Segundo pesquisa da Gallup, em 2015, o engajamento ficou em torno de 32% nos EUA. Esta mesma pesquisa mostra que 2/3 das pessoas que pediram demissão o fizeram pelos seus líderes.

Se por um lado temos dados que mostram baixo engajamento, por outro, existe uma demanda crescente por produtos e serviços de empresas que comunicam seus valores e propósitos.

E o que isso tem a ver? A medida que este movimento de falar de significado, de propósito se amplia, a tendência é de humanização das empresas, de busca de coerência que guia as pessoas e amplia o engajamento.


O que? Como? Porque?


Em muitas áreas podemos observar a convergência em torno da idéia de um modelo de impacto em que o foco sai da atividade (o que?) para a experiência (como?) e desta para o significado (porque?).

Segundo Dave Ulrich, do ponto de vista da liderança, esta evolui de líderes que apenas definem objetivos, tomam decisões e comunicam, para líderes que trazem mais sentido para as pessoas, para os clientes e investidores.

Quando as pessoas encontram significado no seu trabalho, elas se sentem melhores, mais confiantes, mais saudáveis e também são muito mais produtivas.

E qual o papel das organizações? Entendemos que sera de cada vez mais desenvolver uma liderança humanizada! E não existe desenvolvimento sem liberdade.

Precisa-se cada vez mais de líderes que estimulem as pessoas a serem líderes de si mesmas, que usem sua capacidade de influência para desenvolver a independência no outro.

Segundo Abraham Lincon, a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. Uma habilidade extraordinária é o autodesenvolvimento.

O líder que tem maior clareza do seu propósito e do propósito da organização consegue desenvolver as pessoas equilibrando liberdade e responsabilidade.

Mas como identificar o propósito? Essa é uma jornada bem pessoal, mas que pode ser facilitada com perguntas, com possibilidades de autodesenvolvimento.

No workshop do Hora do Líder nós criamos algumas dinâmicas para ajudar os líderes a se conectarem com os seus valores, a ampliarem o autoconhecimento e consciência do seu propósito.

E você, o que tem feito para ampliar o autoconhecimento das pessoas da sua equipe?

Temos muitos materiais prontos para auxiliar a sua liderença, confira aqui!

Faça sua pré-reserva e garanta sua vaga para os próximos eventos “Hora do líder”


LOGO

HORA DO LÍDER

 

Autor


Avatar

Maristela Franco Paes Leme

Consultora em desenvolvimento humano e organizacional.