Gestão voltada para resultados, Projetos eficientes

Vantagens de usar um software na nuvem para gerenciar seus projetos e tarefas

O termo Software na nuvem se refere a usar recursos computacionais residentes em uma máquina remota e que são entregues aos usuários como serviços sobre uma rede, tipicamente a internet.

O uso de software em nuvem, já faz parte da realidade da maior parte das pessoas e das empresas. Ao acessar o internet banking, usar Facebook ou o Google Drive você está “na nuvem”. Atualmente, a maioria das empresas de software já oferece seus produtos online, sem que o cliente precise instalar nada ou comprar servidores. Nesse post vamos falar sobre as vantagens de usar um software na nuvem para gerenciar seus projetos.




Software na nuvem para gerenciar seus projetos

Seus projetos podem se beneficiar do uso de softwares na nuvem, sejam eles projetos ágeis ou tradicionais.


Softwares na nuvem para gerenciar seus projetos estão disponíveis e trazem vários benefícios! A decisão de ir para nuvem deve incluir análise da forma como são feitas as entregas dos projetos, a facilidade de gestão da equipe e das tecnologias de informação.

Ir para a nuvem pode ajudar na gestão da equipe, nas entregas do projeto, na comunicação e também na gestão do ciclo de vida do produto, quando o projeto for encerrado.


O que dizer sobre as vantagens em custos?


Na nuvem paga-se por uso. Assim, você cria seu ambiente e paga pelos recursos e espaço que usar no momento. Não é necessário comprar servidor, licença de banco de dados e pagar pessoal especializado para administrar tudo isso. Você pode começar pequeno e ampliar a medida que o projeto cresce e as necessidades aparecem. Em projetos de demanda temporária, o uso de software em nuvem reduz o investimento necessário, baseado geralmente, na avaliação do pico de uso.


E do ponto de vista dos riscos?


O uso de ferramentas na nuvem reduz vários tipos de riscos. Pode-se começar pequeno e ir testando o software a medida que o projeto cresce. Além disso, você não vai precisar cuidar da infra-estrutura (instalação, teste, manutenção, backup,  redundância etc), podendo ampliar o foco no seu projeto.


Com relação ao cronograma, este também pode ser adiantado! Se você não precisa se preocupar com a infra-estrutura de instalação do software, uma fase do projeto pode ser pulada.


E do ponto de vista da flexibilidade?


Você pode decidir aumentar ou diminuir sua infraestrutura de tecnologia na hora que quiser, de forma extremamente rápida e ágil. Você simplesmente faz “upgrade” e tem mais recursos à disposição, automaticamente. Quando você utiliza um software em nuvem, o próprio fornecedor se encarrega disto, utilizando métodos automatizados que garantem que sempre haverá disponibilidade, não importa o número de pessoas que estão acessando o sistema naquele momento. Isso é muito útil para negócios sazonais, que tem picos e quedas de movimento.

Se você decidir deixar de usar a ferramenta, basta parar de assinar o serviço e não haverão mais cobranças. Ainda mais em tempos de crise, essa é um das vantagens do software em nuvem que mais atrai as empresas.


Acessibilidade a recursos de ponta


As pequenas e médias empresas tem acesso a recursos de ponta usados por grandes empresas quando usam software em nuvem, o que é possível graças ao fato de cada empresa pagar pelo que usa, o que faz os preços se ajustarem com o tamanho da empresa e sua necessidade de uso.


Sucesso do cliente


As empresas de software em nuvem, sabendo que o cliente a qualquer momento pode cancelar o serviço, dão atenção especial para conquistar e manter o cliente sempre satisfeito, o que é muito bom para todas as partes.


Facilidade de comunicação, conveniência e disponibilidade


Podemos citar ainda a facilidade de compartilhamento das informações entre a equipe, já que todos os usuários podem acessar estas via nuvem. A conveniência é outra vantagem do uso de softwares em nuvem, pois permite fácil acesso à informação e pode comodar usuários de diferentes fusos horários. Isso aumenta as possibilidades colaboração já que é mais fácil acessar, ver e modificar documentos e arquivos.

Além disso, normalmente existe a disponibilidade contínua de recursos, pois utiliza-se vários servidores para maior redundância. No caso de um sistema falhar, instâncias de outras máquinas são ligadas automaticamente.


Conheça o nosso software que vai além gestão de projetos: HINC.


Para saber mais sobre as vantagens de se ter um software na nuvem, baixe gratuitamente o Whitepaper: Cuidados na escolha de um software de gestão projetos

Autor


Avatar

Maristela Franco Paes Leme

Consultora em desenvolvimento humano e organizacional.