Gestão de indicadores, Sem categoria

Transformando dados em informação

Post tomada decisão Quando falamos em Gestão de Projetos, um ponto que sempre é ressaltado é a avaliação do plano e como mensurar os resultados. E aqui no blog já falamos de Gestão de Indicadores antes, porém quando obtemos os dados eles são frios e necessitam de análise para virar informação, fazendo com que os argumentos apareçam para a tomada de decisão. Muitas vezes os gestores ficam reféns de medições feitas pela sua empresa. Segundo a pesquisa “O impacto empresarial da grande quantidade de dados”, feita pela Avanade, empresa do segmento de TI, 56% dos executivos afirmam estar sobrecarregados pela quantidade de dados que recebem. Com o aumento da capacidade de geração de base de dados por parte das empresas, a tendência é que este volume cresça. Para a obtenção de dados temos ferramentas como softwares, sites ou empresas de pesquisa. Para a transformação necessitamos da capacidade analítica e a inteligência do gestor.

Dados em informação

Abaixo falaremos sobre como realizar esta importante etapa, fundamental para líderes de departamentos ou empresas. A informação muitas vezes pode ser obtida com o cruzamento de dados, sejam eles qualitativos ou quantitativos. Vejamos um exemplo para melhor entendimento:

Análise de Indicadores no Hinc

Para conseguir dados temos a tecnologia a nosso favor, podendo trabalhar com softwares 100% web, que disponibilizam um dashboard (painel de controle de indicadores) online, junto com todo o plano de ação da empresa. O Hinc é uma plataforma que permite a construção de planos de ação, seus indicadores e dashboards, facilitando a análise destes dados pelos líderes dos projetos. Um exemplo prático é quando construímos as variáveis de “meta” e “realizado”, cruzando-as no indicador “meta x realizado”. As funcionalidades da ferramenta nos permite visualizar os dados de maneira clara, podendo observar a tendência de crescimento numérico para chegar ao resultado esperado, facilitando transformá-los em informação. Post dicas decisão hinc Outro exemplo seria a necessidade do Departamento de Marketing Digital de analisar a quantidade de acessos ao site e leads gerados(oportunidades de negócio), a fim de compará-los. Alimentando cada variável com seus valores e gerando um indicador podemos cruzar as informações e realizar a análise de semelhança nas curvas de crescimento ou declínio destes dados, facilitando a tomada de decisão do gestor da área. Estas funcionalidades estão disponíveis no módulo de objetivos do Hinc, e também permite a construção indicadores como do ROI, conversões, metas de venda, lucratividade, entre outros que o usuário poderá criar. É uma ferramenta que trabalha com fatos e evidências para que seja transformado em informação. “O conhecimento é inútil para gerentes até ser convertido em ações.” Peter Drucker Traduzir estas informações em ações sequenciadas será a chave para realizar correções necessárias no plano, e melhorar um indicador que se apresente fora do esperado. Quer visualizar seu plano de ação e indicadores de maneira prática e segura? Clique aqui e fale a gente para saber mais sobre o Hinc.   Banner HINC