Muitas empresas não têm processos ou planos estruturados para gerenciamento de projetos, mas, ao mesmo tempo, gostariam de contar com indicadores sobre o andamento dos negócios para alcançar uma boa performance empresarial.
A questão é que, para isso, é necessário contar com metodologias e ferramentas que as auxiliem a criar uma cultura voltada para o alto desempenho.
Neste post, entenda o que é performance em gestão, qual é o objetivo deste trabalho e como a Metodologia Hinc pode ajudar a sua empresa a melhorar seus resultados. Acompanhe!
O que é performance em gestão?
Toda empresa que deseja alcançar o sucesso precisa de um bom desempenho. Porém, isso envolve uma série de atividades que precisam ser administradas para garantir os melhores resultados. E é aí que entra a gestão de performance.
Quando falamos em performance estamos nos referindo ao alinhamento dos recursos às pessoas, de forma a aumentar a produtividade e a eficiência do trabalho para atingir os objetivos organizacionais. Tudo isso em um ciclo iterativo de melhoria contínua.
A performance também está relacionada à capacidade da empresa de medir e analisar dados. Afinal, é preciso ter formas para mensurar, gerenciar e direcionar os resultados para garantir esses objetivos.
Para isso, a gestão de performance precisa definir KPIs, que vão permitir uma análise mais precisa de todas as etapas do negócio e indicar se elas condizem com o planejamento estratégico realizado.
E isso traz uma série de benefícios, pois permite identificar falhas, capacitar pessoas e melhorar processos para corrigir rumos e garantir o aprendizado para o futuro.
O objetivo da gestão de performance
A finalidade da gestão de performance é assegurar a eficiência e a eficácia dos processos e operações. É fazer mais com menos recursos, sem que isso comprometa a qualidade das entregas.
Aliada ao planejamento estratégico, a gestão de performance busca, como comentamos, desenvolver melhorias constantes nas rotinas, de maneira a potencializar a produtividade das equipes.
O resultado de processos mais eficientes é a economia de tempo e recursos e a melhora na saúde financeira do negócio.
A Metodologia Hinc para otimizar o desempenho
A Metodologia Hinc ajuda, especialmente, construtoras e incorporadoras a alcançarem suas metas trabalhando de forma integrada, combinando indicadores, pessoas e ações. Com isso, é possível criar uma cultura organizacional em que todos atuam com o mesmo foco: chegar aos melhores resultados.
O processo é simples. Tudo começa com uma análise inicial junto às lideranças da empresa e aos usuários-chave. O objetivo é garantir o comprometimento dessas pessoas e alinhar as premissas de sucesso.
Em um segundo momento, é feita a definição da arquitetura. Aqui, a ideia é entender quais são os indicadores mais importantes para a companhia, quais os dashboards que serão construídos e quais são as equipes e lideranças envolvidas.
A partir desse momento, há dois caminhos que são seguidos em paralelo: enquanto um time atua na construção dos painéis personalizados, outro se volta para a ativação do plano de ação, trazendo aportes conceituais sobre alta performance para todos os envolvidos no processo.
Importante notar que, na Metodologia Hinc, quando falamos em alta performance, estamos nos referindo a três principais frentes: gestão de prazo, de resultado e da informação.
Uma vez que o aporte conceitual foi feito e as lideranças entendem seu papel dentro do novo projeto, o passo seguinte é a definição sistemática das reuniões de acompanhamento.
Para isso, são trabalhados quatro níveis diferentes:
- Nível dos recursos: é o mais palpável e concreto e compreende tudo o que existe fisicamente dentro da empresa (recursos financeiros, equipamentos, móveis etc.).
- Nível de processos: abrange todos os fluxos de informações, materiais, documentos e dinheiro.
- Nível das relações: envolve tudo o que acontece entre as pessoas da organização (comunicação, liderança, ambiente organizacional etc.).
- Nível da identidade: se expressa na visão, valores e missão da empresa, compreendendo sua história.
Geralmente, as organizações focam suas atenções nos níveis dos recursos e de processos e esquecem dos níveis das relações e da identidade. Isso pode trazer dificuldades para realizar verdadeiras transformações organizacionais.
As próximas etapas são a ativação do plano de ação e a disponibilização dos dashboards. Aqui, é preciso definir quais dados serão necessários para extrair os indicadores que foram definidos e também quais ritos serão adotados. Uma vez que isso foi feito, inicia-se a adoção da metodologia de gestão de performance de fato.
Em um primeiro momento, as reuniões de acompanhamento (ritos) são conduzidas pelo time de consultoria da Hinc. O objetivo é descobrir o que é preciso ser feito para alcançar os indicadores e avaliar o que já foi feito e como isso contribuiu para a melhora dessas métricas.
Com o tempo, é dada cada vez mais autonomia para a empresa, que leva adiante a sistemática definida sem a necessidade da intermediação dos consultores da Hinc.
Por fim, assim que a companhia é considerada apta a seguir com o processo por conta própria, é feita uma reunião de entrega, que já traz consigo sugestões de melhoria. Afinal, como vimos, o processo de gestão de performance prevê a criação de um ciclo de melhorias constantes.
A Hinc permite a construtoras e incorporadoras construir uma cultura de alto desempenho, dando transparência quanto ao entregáveis, seus prazos e respectivos responsáveis.
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