O cronograma físico-financeiro é uma ferramenta para o acompanhamento da execução de projetos na construção civil. Detalhando os custos e os prazos de cada etapa a ser realizada, seu objetivo é proporcionar um planejamento mais eficiente dos pontos críticos da obra.
Ao permitir um controle mais próximo desses fatores, o cronograma físico-financeiro ajuda os gestores a identificar problemas que podem levar ao estouro do orçamento ou atrasos na entrega do projeto. Ele também facilita a comunicação interna na empresa, mantendo todos alinhados em relação ao que precisa ser feito e até quando isso precisa ser concluído.
Sendo assim, este recurso é uma forma de aumentar a eficiência operacional de construtoras e incorporadoras, apontando, também, oportunidades de redução de custos.
Quais informações devem ser detalhadas no cronograma físico-financeiro?
Quanto mais detalhado for o cronograma físico-financeiro de uma obra, melhor. Existem alguns campos que não podem ficar de fora:
- Etapa
- Descrição da Etapa
- Custo Total da Etapa
- Data de Início
- Data de Término
- Duração
- Gasto Total no Mês
- Gasto Total Acumulado
Para ajudar você a preparar o cronograma físico-financeiro das suas obras, preparamos uma planilha detalhando cada um desses campos e explicando como ele funciona. E o melhor: muitos dos cálculos são feitos automaticamente, otimizando seu tempo.