Indicador de rentabilidade: tudo o que você precisa saber


Indicador de rentabilidade: tudo o que você precisa saber

Medir a rentabilidade de um negócio é um passo importante para saber se a empresa está gerando lucro ou não. Sem esse conhecimento, caminha-se no escuro, o que pode levar a surpresas desagradáveis que podem comprometer a saúde financeira e a permanência no mercado.

A seguir, vamos conhecer mais sobre os tipos de indicadores de rentabilidade e como calcular as principais métricas. Acompanhe!

O que é indicador de rentabilidade?

O indicador de rentabilidade é um conjunto de métricas que busca avaliar o retorno financeiro da empresa. Colocando em outras palavras, elas medem se o negócio consegue se manter sem fechar no vermelho.

Esse índice também pode ser utilizado para analisar áreas específicas da organização, envolvendo seus ativos, investimentos e patrimônios. Seja como for, o monitoramento e análise do indicador de rentabilidade é fundamental para guiar a tomada de decisões e averiguar a eficácia das ações.

Além disso, como se trata de um importante parâmetro de credibilidade, também serve para influenciar o comportamento de investidores. Com esses dados em mãos, eles conseguem avaliar se vale a pena ou não aplicar na empresa.

Assim como outros KPIs, o acompanhamento dos índices de rentabilidade ajuda na identificação de possíveis gargalos que podem causar queda na lucratividade, bem como de ações que vêm funcionando para aumentar o retorno financeiro.

Como calcular o índice de rentabilidade?

A rentabilidade de uma empresa é calculada a partir da divisão do lucro pelo capital investido em um determinado período.

Como vimos, existem diversas métricas que compõem o índice de rentabilidade, e cada uma delas possui diferenças e particularidades. Dependendo do momento e da necessidade, pode-se utilizar uma ou outra (vamos conhecê-las mais adiante).

Seja qual for o indicador de rentabilidade utilizado, é fundamental ter as contas organizadas e separar todos os demonstrativos financeiros. Afinal, é necessário contar com dados claros e concretos para que os cálculos possam ser feitos da maneira adequada.

Tem dúvidas ou quer aprender mais sobre contabilidade para a construção civil? Reunimos 2 especialistas para um talk sobre a contabilidade estratégica para a tomada de decisões em construtoras e incorporadoras. Assista aqui

Principais índices de rentabilidade

Existem muitas métricas que podem ser utilizadas para aferir a rentabilidade do negócio. A seguir, vamos conhecer algumas das mais utilizadas no mercado:

Índices de ativos

Também chamado de retorno sobre ativos (ROA), este indicador calcula a rentabilidade da empresa com base em seus bens e direitos. 

Para calculá-lo é necessário dividir o lucro líquido pelo valor do ativo em análise. O resultado deve ser multiplicado por 100 para que se obtenha a métrica em percentual (%). Quanto maior a porcentagem, maior é a rentabilidade do ativo aferido, e vice-versa.

Índices de margem

Os índices de margem buscam calcular dois elementos:

  • Margem operacional: lucro obtido em cada venda (produto ou serviço), sem considerar custos e despesas. Para calculá-la, basta dividir o lucro operacional pelo número de unidades vendidas (ou serviços prestados).
  • Margem líquida: lucro líquido (real) aferido após a dedução dos custos. Nesse caso, o cálculo é feito a partir da divisão do lucro líquido pela venda líquida, multiplicando o resultado por 100.

Índice de retorno sobre o capital

Indicador que demonstra se a empresa precisa usar seu capital para manter-se no azul ou se vem obtendo retorno sobre seus investimentos, incluindo os recursos aplicados por outras pessoas e empresas.

Essa métrica é comumente utilizada para investidores e parceiros, mostrando que a empresa é rentável e, portanto, um investimento seguro.

O índice é calculado a partir da divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido do negócio. Mais uma vez, o resultado deve ser multiplicado por 100.

Payback

Métrica que indica o tempo necessário para que os rendimentos do negócio se igualem ao investimento inicial. O objetivo é dar uma maior previsibilidade aos gestores em relação à recuperação do valor aplicado em um projeto ou na empresa como um todo.

Para calcular o payback, é necessário ter o fluxo de caixa muito bem registrado. Isso inclui não apenas os investimentos, mas todas as despesas (operacionais, administrativas, com pessoal etc.).

O cálculo se dá pela divisão do investimento inicial pela média do fluxo de caixa.

Saiba tudo sobre fluxo de caixa com o nosso Guia Estratégico para o Fluxo de Caixa para Construtoras e Incorporadoras.

ROI

O retorno sobre investimento (ROI) mede os ganhos (ou perdas) conquistados a partir de certo investimento. Esse é um indicador-chave para determinar o que vem funcionando e o que precisa ser melhorado.

Para calcular o ROI, é necessário subtrair o ganho obtido do investimento inicial e, em seguida, dividir o resultado pelo mesmo valor do investimento inicial.

Os indicadores de rentabilidade não devem ser analisados isoladamente. Ao combiná-los, a empresa consegue ter uma noção muito mais clara do seu potencial financeiro. E isso é essencial para direcionar investimentos e fazer o negócio crescer.

Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos um material em que abordamos desde o conceito de previsibilidade financeira até os passos para aplicá-la na prática. Também explicamos como o Hinc pode ajudar a sua empresa a aumentar sua capacidade preditiva e,assim, conquistar seus objetivos.

Acesse o e-book Tudo o que você precisa saber sobre previsibilidade financeira na construção civil e saiba mais!