Apoiar os colaboradores é essencial para qualquer empresa. Afinal, são eles os responsáveis pelo trabalho operacional que vai trazer os resultados esperados pela organização. Mas, para que isso seja possível, é fundamental que eles contem com o suporte de uma liderança engajada.
A gestão de times busca garantir o bem-estar e criar um ambiente de trabalho que estimule e motive os funcionários. Cabe ao líder reconhecer as melhores práticas e métodos necessários para extrair a melhor performance da equipe, impulsionando os resultados da organização.
A seguir, vamos ver mais detalhes sobre a importância da gestão de times e como implementá-la.
Qual a importância da gestão de times?
Gestão de times abrange um conjunto de práticas que visam otimizar o desempenho e produtividade dos colaboradores. Importante destacar que trata-se de uma abordagem coletiva, e não individual.
Isso significa que o planejamento não foca tanto no trabalho de cada profissional, mas na atuação do time como um todo, considerando suas necessidades e as metas propostas, visando a construção de uma cultura de resultados.
Nesse sentido, a figura do líder é essencial. É ele que vai promover um alinhamento dos esforços do time e orientar os colaboradores em torno de objetivos comuns. O objetivo é garantir uma melhor performance e, assim, alcançar melhores resultados.
Também vale notar que a gestão de time consegue resultados mais expressivos quando realizada de maneira integrada, permeando todos os departamentos da empresa. Caso contrário, atuando isoladamente, perde-se uma grande oportunidade para maximizar a performance do negócio. Em outras palavras, perde-se um importante diferencial competitivo.
Isso posto, podemos destacar alguns dos pontos positivos proporcionados por uma gestão de times competente:
- Alinhamento das equipes: a boa gestão garante uma melhor comunicação interna e, consequentemente, um melhor alinhamento entre os times no que se refere aos objetivos da empresa.
- Análise de rendimento: embora seja uma estratégia focada na melhoria da performance coletiva, a gestão de times trabalha com indicadores que permitem a avaliação do desempenho de cada colaborador. Assim, torna-se mais fácil identificar gargalos e auxiliar os funcionários que possam estar aquém do restante da equipe.
- Engajamento: propósitos claros e um melhor ambiente interno, com uma comunicação mais fluida e troca de experiências, refletem-se em um maior engajamento e motivação por parte dos profissionais.
Como fazer uma boa gestão de times
Na gestão de times, como vimos, o líder tem um papel central. É seu papel promover um ambiente de trabalho positivo, tanto do ponto de vista das relações interpessoais quanto para extrair o melhor de cada profissional.
Para isso, cabe à liderança desde cedo implementar metas e capacitar os colaboradores a mediar conflitos e conhecer a fundo o trabalho de cada membro. Com isso em mente, separamos alguns passos para fazer uma gestão de times eficiente:
Um dos primeiros recursos que pode te ajudar nesta missão, é o Hinc Talks do Fabio Vizotto sobre Liderança Aplicada
Garanta uma boa comunicação
Como comentamos, a comunicação é um dos pontos centrais da gestão de times. Nesse sentido, é importante que o gestor crie um ambiente em que os colaboradores se sintam estimulados a se expressarem abertamente.
A ideia é não permitir a “lavação de roupa suja”, mas promover um maior alinhamento e união da equipe para os cumprimentos dos prazos e objetivos. É fundamental que a comunicação seja horizontalizada, isto é, que todos sintam-se à vontade para conversar de igual para igual, o que inclui o próprio líder.
Delegue as demandas para as pessoas certas
O líder deve conhecer muito bem cada um dos seus liderados. E não se trata de uma proximidade pessoal, mas de entender o perfil de cada um e reconhecer suas habilidades e carências.
Com isso, torna-se mais fácil entender quem são as pessoas mais apropriadas para assumir uma determinada demanda. Assim, o ideal é delegar as tarefas certas para os colaboradores com mais capacidade para executá-las, gerando um grande impacto na produtividade da equipe.
Tenha a cultura do feedback
Parte do trabalho de comunicação envolve fornecer feedbacks constantes e construtivos. Como vimos, a gestão de times permite uma avaliação mais precisa da atuação de um dos colaboradores. Assim, sempre que forem identificados gargalos, falhas ou dificuldades, o líder deve agir.
Importante ressaltar que os feedbacks devem ser positivos para a equipe. Isso faz parte da estratégia de deixá-la mais confiante e motivada. Não significa, porém, deixar de cobrar responsabilidades e apontar possíveis erros; mas a ideia principal é reconhecer as conquistas e promover um ambiente saudável. Isso envolve, inclusive, abrir-se para também receber feedback dos profissionais.
Valorize e capacite as pessoas do time
Uma equipe de alta performance só se constrói com profissionais capacitados. E embora seja possível buscar essas pessoas no mercado, em muitos casos pode ser mais vantajoso – além de barato – capacitar o time atual.
Além da facilidade e dos custos, essa é uma medida muito interessante, pois trata-se de valorizar pessoas que já conhecem a empresa, sua missão e seus valores, e entendem seus processos. Portanto, o líder deve manter os membros do seu time sempre atualizados e investir em treinamentos e outras formas de capacitação. Isso se refletirá em melhores resultados.
Utilize ferramentas e metodologias
A boa gestão de time utiliza a tecnologia a seu favor. Da comunicação à delegação de tarefas, passando pelo monitoramento dos principais indicadores de performance, o uso de ferramentas é imprescindível nos dias atuais para facilitar a atuação do líder e otimizar o dia a dia das equipes.
O ideal é que esses recursos sejam aliados a métodos ágeis de gestão de projetos. Metodologias como Scrum, Kanban e Lean conseguem reduzir os ciclos de trabalho e gerar mais valor em cada entrega. E, felizmente, existem ferramentas digitais que embarcam esses métodos e podem trazer resultados significativos para a gestão de times.
Em um mercado tão competitivo, as empresas devem sempre buscar novas formas para melhorar seu desempenho e seu posicionamento diante da concorrência e do público. E é a partir da cultura de performance que a empresa se sobressai.
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