Como criar uma cultura de resultados na minha empresa?


Como criar uma cultura de resultados na minha empresa?

A realidade das empresas nunca mudou tão rapidamente. Hoje, a velocidade do mercado e das inovações faz com que as mudanças ocorram de uma hora para outra, o que impacta diretamente na gestão das organizações. E, nesse sentido, adotar uma cultura de resultados é um elemento fundamental para seguir competindo de forma sustentável.

Diante desse desafio, é preciso, cada vez mais, pensar estrategicamente e adotar medidas que garantam o crescimento sustentável do negócio e o alcance das metas propostas. 

Neste post, veja o que é cultura de resultados, como criá-la na sua organização, os passos para aplicá-la e a importância da liderança nesse processo. Acompanhe!

O que é cultura de resultados?

Cultura de resultados é uma metodologia de gestão que busca alinhar a tomada de decisões com base em dados e a implantação de boas práticas que favoreçam o atingimento de metas.

Por essa definição, podemos ver como a cultura de resultados está diretamente ligada à cultura de dados, que deve ser robusta o suficiente para proporcionar informações realistas sobre o segmento de atuação e sobre a própria empresa, seus diferentes setores e objetivos.

Tudo isso como forma de guiar a tomada de decisão tanto coletiva (da organização como um todo) quanto individual, isto é, motivando cada colaborador a alcançar as metas estabelecidas.

Em outras palavras, a cultura de resultados é o alinhamento entre onde a empresa quer chegar e o que sua força de trabalho pode de fato fazer. Quando isso é feito, a organização consegue sensibilizar seus colaboradores para a necessidade de se atuar com foco nos resultados.

Assim, a empresa consegue fazer uma gestão mais completa de todos os aspectos que importam: a operação (com aumento da produtividade), os resultados (com melhor compreensão dos custos e indicadores) e as estratégias (com o desenvolvimento de projetos estratégicos).

Quer saber mais? Confira o Checklist Gestão do Plano de Ação: 8 passos para garantir resultados

Como criar uma cultura de resultados na organização?

A cultura de resultados é única em cada empresa. Sua criação passa pela definição de uma cultura organizacional que tenha um sistema de valores em comum, compartilhados entre todos os seus membros.

Esse movimento, vale dizer, deve começar no topo da hierarquia organizacional, uma vez que, para ser incorporada pela base da pirâmide, precisa vir de cima, gerando um efeito cascata que saia dos líderes e chegue às equipes operacionais.

E, para isso, é preciso unir pessoas engajadas à missão e aos valores da organização, colocando as metas e os objetivos como ponto central que vai guiar seu trabalho. A criação da cultura de resultados dentro de uma empresa se baseia em três pilares fundamentais. São eles:

  • Transparência para uma comunicação clara que ajude todos a compreender as metas buscadas, como isso afeta seu trabalho e a importância da sua atuação.
  • Objetividade para uma tomada de decisões baseadas em dados, não em opiniões, intuições ou achismos.
  • Comprometimento para engajar e estimular as equipes a alcançar os objetivos propostos.

Por fim, importante notar que a cultura de resultados está intrinsecamente relacionada à definição dos indicadores-chave de desempenho (KPIs) da empresa. 

São essas métricas que vão permitir ao gestor visualizar de maneira mais assertiva o alcance dos objetivos, avaliar as atividades dos colaboradores e, no caso de resultados insatisfatórios, promover ajustes nas ações estratégicas.

5 passos para aplicar a cultura de resultados

Defina objetivos claros

Falamos sobre motivação e engajamento das equipes como elemento essencial da cultura de resultados. Para que isso ocorra, é essencial definir metas claras, que ajudem na compreensão do que deve ser alcançado.

Isso vai fazer com que os colaboradores consigam atuar com um foco mais claro e, consequentemente, com mais empenho para buscar essas metas.

Acompanhe os indicadores

O simples estabelecimento de metas não basta para garantir melhores resultados. Nesse sentido, é imprescindível acompanhar cada resultado obtido, como forma de mensurar o trabalho.

Essa mensuração deve ser feita com base nos KPIs que foram definidos e também em comparação a períodos anteriores. 

Com isso, a empresa terá mais clareza sobre suas reais necessidades e sobre seus pontos fortes e aqueles que necessitam de melhorias, além de poder analisar sua evolução.

Compartilhe os resultados com a equipe

Outro elemento motivador importante e que ajuda a fortalecer a cultura de resultados na empresa é compartilhar os resultados observados por meio da análise dos indicadores com a equipe.

Novamente, mostrar o que foi conquistado vai facilitar com que todos vejam o progresso do trabalho e identificar, conjuntamente, em quais aspectos devem focar para melhorar esses resultados.

Planeje os próximos passos

Metas intermediárias são importantes para avaliar o caminho em direção ao objetivo principal. 

E uma vez que esses resultados tenham sido alcançados, é hora de decidir quais são os próximos passos e elevar o nível de exigência. Deve-se identificar falhas e pontos de melhoria e realizar os ajustes necessários.

É preciso atentar-se, porém, para não estabelecer metas inalcançáveis, pois isso pode gerar frustração na equipe e fazer o trabalho ser pouco motivador.

Celebre as conquistas

O reconhecimento pelo seu esforço é uma das ações mais importantes para a motivação de uma equipe. Assim, sempre que um objetivo proposto foi alcançado, é importante que o líder comemore a conquista junto ao time.

Isso aumentará a sensação de pertencimento, fazendo com que os colaboradores consigam entender sua participação no sucesso da empresa. Além disso, os tornará mais comprometidos com os resultados.

O papel da liderança nesse processo

Como vimos, a criação de uma cultura de resultados passa diretamente pela liderança, em um modelo top to bottom. 

De fato, o líder é figura fundamental na definição e na disseminação da cultura por toda a empresa, fazendo com que todos os colaboradores se sintam engajados e motivados.

Uma liderança forte e eficaz deve ter visão estratégica e atuar na definição de estratégias que ajudem a alcançar os melhores resultados. 

Além disso, é responsável pela gestão de processos e pela mensuração dos dados para avaliar o progresso das atividades em relação às metas propostas.

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