Indicadores de performance estratégica: por que é preciso alinhar processos, pessoas e ações?


Indicadores de performance estratégica: por que é preciso alinhar processos, pessoas e ações?

Como medir o sucesso de um negócio e de sua gestão? Muitos diriam que basta observar os resultados da empresa: se forem positivos, o trabalho está no caminho certo. Pode até parecer correto, mas acaba sendo bem superficial. A resposta está nos indicadores de performance estratégica.

Eles são um elemento imprescindível para acompanhar e mensurar cada ação da organização. Como “o que não é medido não pode ser gerenciado”, esse é justamente o papel dos indicadores, ou seja, permitir que a gestão tenha dados claros e precisos para elaborar e direcionar a estratégia.

Ao analisar apenas seus resultados globais, a empresa perde oportunidades de melhorar processos ao longo do caminho, que poderiam fazer esses resultados, que já são positivos, ainda melhores.

Neste post, conheça mais sobre os indicadores de performance, os diferentes tipos, como criá-los e a importância do alinhamento de processos, pessoas e ações para o sucesso da organização. Acompanhe!

Diferenças entre indicadores estratégicos, táticos e operacionais para a gestão

O uso de indicadores de performance como ferramenta de gestão têm duas funções essenciais: planejar e controlar as ações da empresa. Em um primeiro momento, é preciso definir o que se espera alcançar; sem seguida, deve-se monitorar as métricas e os dados que vão indicar se ela está no caminho certo.

Nesse sentido, os indicadores de performance podem ser divididos em três grupos. São eles:

Indicadores estratégicos

Relacionados ao planejamento estratégico da empresa, à sua missão, aos seus valores e à sua visão. Ou seja, trata de demarcar as possibilidades para o futuro da companhia, seus objetivos macro.

Esses indicadores se baseiam em análises prévias sobre os cenários interno e externo da organização. Sua análise serve para identificar possíveis pontos de melhoria para que se possa alcançar um melhor desempenho.

Indicadores táticos

Uma vez que o futuro da empresa foi traçado, o passo seguinte é definir como cada setor vai auxiliar para que esses objetivos sejam alcançados. E, para isso, são utilizados os indicadores táticos (também chamados de gerenciais).

Se os indicadores estratégicos focam no longo prazo, os indicadores táticos voltam-se para o curto e médio prazos.

Por exemplo: no longo prazo, os planos da organização são expandir para as regiões Norte e Nordeste. Isso diz respeito ao planejamento estratégico. No nível tático, por sua vez, é preciso definir o que deve ser feito para que esse objetivo seja atingido e como isso vai acontecer.

A partir dessa análise são definidos indicadores que vão permitir monitorar a performance da empresa e o cumprimento das metas.

Indicadores operacionais

São os indicadores de curto prazo. Estão diretamente relacionados aos processos e às operações internas da organização. São aqueles atribuídos às pessoas no cotidiano, isto é, como cada colaborador pode contribuir para que a companhia alcance seus objetivos.

Os indicadores operacionais estão, portanto, ligados à produtividade, ao que que funcionário faz diariamente e como isso impacta no panorama geral.

KPIs e os tipos de indicadores de performance

Os KPIs (Key Performance Indicators) são a forma de traçar e controlar os indicadores de performance mais importantes para a empresa. Eles são definidos de acordo com a realidade de cada organização e com quais indicadores são mais relevantes naquele momento, ajudando a mensurar o progresso em diferentes áreas.

Existem diversos tipos de KPIs e é preciso conhecê-los para saber quais realmente importam. Destacamos:

  • Indicadores de produtividade: estão relacionados à capacidade produtiva de um colaborador e/ou de um equipamento e têm relação direta com as entregas.
  • Indicadores de qualidade: ajudam a identificar desvios, falhas e não conformidades durante o processo produtivo. Ou seja, caminham em paralelo com os indicadores de produtividade.
  • Indicadores de capacidade: refere-se à relação entre a quantidade que se pode produzir e o tempo necessário para que isso ocorra.
  • Indicadores de lucratividade: utilizados para acompanhar a lucratividade da empresa, ou seja, a relação entre vendas e lucro.
  • Indicadores de rentabilidade: também relacionados à saúde financeira, avaliam a relação entre lucro e investimento.
  • Indicadores de competitividade: trata-se da relação da organização com seus concorrentes e o mercado.
  • Indicadores de valor: complexos, buscam indicar a relação entre o valor percebido e o valor efetivamente despendido.

Como criar um bom indicador de performance?

Existem alguns passos para criar um indicador de performance confiável e funcional. Destacamos os principais:

O indicador deve ser relevante

Como comentamos sobre os KPIs, nem todos os indicadores relevantes para uma companhia são igualmente importantes para outra.

Nesse mesmo sentido, a criação de indicadores em excesso pode gerar o efeito contrário, fazendo com que a equipe perca tempo e limitando os impactos positivos que eles poderiam ter.

Sendo assim, o recomendado é focar nas dores mais cruciais da organização e iniciar com indicadores fáceis de colocar em prática. É preciso ter em mente que os indicadores precisam ser monitorados; se eles não estão gerando oportunidades de melhorias, não vale a pena insistir nessa medição.

Estabeleça metas que motivam

A criação dos indicadores de performance deve ser feita com um objetivo em mente. Não basta defini-los, é preciso estipular o que se espera desses dados.

Para isso, é possível criar metas para cada indicador. Por óbvios, elas precisam ser realistas e alcançáveis, pois, caso contrário, podem gerar desmotivação na equipe, seja por serem muito difíceis ou muito fáceis.

Monitorar os resultados

Indicadores de performance só geram valor se forem monitorados. Como vimos, não basta medir por medir; é preciso avaliar quais indicadores realmente estão contribuindo para os objetivos da empresa.

Além disso, ao monitorar cada indicador, fica mais fácil definir o período ideal para medição (diariamente, semanalmente, mensalmente etc.).

Esse monitoramento deve gerar ações, isto é, se forem identificados pontos de melhoria, mudanças e ações devem ser postas em prática para melhorá-los.

Envolva a equipe

Quem melhor para ajudar na criação de indicadores relevantes do que quem lida com os processos da empresa diariamente? Envolver a equipe e ser transparente em relação aos indicadores de performance é um passo fundamental para bater as metas propostas e melhorar os resultados.

Qual a importância do alinhamento estratégico?

Uma das funções dos indicadores de performance na empresa é promover o alinhamento estratégico entre os setores. Esse alinhamento é fundamental para que haja mais transparência e clareza em relação aos objetivos, colocando-os como algo a ser buscado conjuntamente por todos dentro da companhia.

Se marketing e vendas não atuam de maneira alinhada, por exemplo, dificilmente as metas comerciais serão alcançadas. E o mesmo vale para outros setores.

O alinhamento estratégico está diretamente ligado à cultura organizacional e deve permear a missão, os valores e visão da empresa, fazendo com que todas as pessoas, de todos os setores e níveis hierárquicos, estejam em consonância.

Quando ele existe, todos têm ciência das prioridades e das metas a serem alcançadas. Dessa forma, o trabalho de cada pessoa e de cada setor passa a ter como norte o que a empresa espera, e não objetivos isolados.

Como alinhar processos e pessoas à estratégia para uma gestão de resultados?

Os resultados de uma empresa são obtidos pela união entre os processos e as pessoas. A maneira pela qual a organização escolhe mensurar o seu desempenho está ligada à sua capacidade de realizar uma gestão estratégica de tudo o que foi planejado.

Assim, quando falamos de alinhamento estratégico, nos referimos ao o que acontece quando os objetivos estratégicos e os valores da companhia de apoiam, criando um modelo interligado e compatível.

A Metodologia Hinc ajuda empresas a alcançarem suas metas trabalhando de forma integrada, combinando indicadores, pessoas e ações. Com isso, é possível criar uma cultura organizacional em que todos atuam com o mesmo foco: chegar aos melhores resultados.

Por meio de uma consultoria especializada e do uso das mais avançadas tecnologias, nossa metodologia proporciona o direcionamento e o alinhamento estratégico necessários para que os objetivos sejam alcançados e para implementar uma cultura de resultados de forma permanente.

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