A gestão estratégica de negócios ainda é pouco disseminada no ambiente empresarial, embora tenha a capacidade de transformar as organizações, aumentar sua competitividade no mercado e trazer excelentes resultados.
Neste post, vamos ver mais detalhes sobre esse tipo de gestão e como a Metodologia Hinc pode ajudar a sua empresa. Acompanhe!
Qual a função de uma gestão estratégica de negócios?
A gestão estratégica de negócios nada mais é do que uma série de medidas que são colocadas em prática com o objetivo de promover o crescimento da empresa.
Para que isso seja possível, é preciso levar em conta fatores externos (concorrentes, cenário econômico, tendências de mercado etc.) e internos (recursos humanos, materiais e financeiros, faturamento, crescimento etc.).
Com base nesse contexto, a gestão estratégica de negócios permite a definição de metas e planos de ação, fornecendo insumos para a tomada de decisões e para a correção de rumos, além de fazer o acompanhamento e gerenciamento de tudo que já foi implementado.
Sendo assim, esse tipo de gestão está diretamente relacionada às perspectivas de futuro da organização. A ideia é ganhar mais previsibilidade para a definição das ações e para garantir que os resultados sejam os mais próximos dos objetivos traçados.
Importante não confundir a gestão estratégica de negócios com o planejamento estratégico, que se refere principalmente às metas da empresa. Porém, eles não são excludentes; pelo contrário: eles caminham lado a lado, em uma dinâmica em que gestão estratégica permite reduzir riscos e superar obstáculos inerentes às suas atividades.
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Quais as características e as etapas necessárias para uma gestão estratégica?
Para que a gestão estratégica de negócios seja eficaz, é necessário que ela abranja todos os setores da empresa, prevendo atividades como:
- Analisar os pontos fortes e fracos do ponto de vista interno e externo;
- Elaborar, executar e avaliar planos de ação;
- Avaliar os resultados.
Assim, podemos definir algumas etapas para fazer a gestão estratégica de negócios dentro da empresa. São elas:
Análise de ambientes
Está relacionada com as potencialidades da organização, ou seja, as oportunidades de negócios que se apresentam, as ameaças que a rondam, suas fortalezas e fraquezas.
Essa análise busca avaliar os ambientes interno e externo e serve para melhorar o desempenho do negócio e facilitar o atingimento das metas definidas.
Planejamento estratégico
Como comentamos, o planejamento estratégico é um processo ligado às metas da companhia, especialmente a longo prazo.
Para que seja bem feito, é preciso, mais uma vez, considerar os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades e, a partir disso, criar os alicerces que vão sustentar o crescimento nos próximos anos.
Formulação da estratégia
A elaboração de uma nova estratégia vai passar pela revisão de informações que devem ser coletadas e analisadas com cuidado para que se possa determinar os recursos que se tem à disposição para alcançar os objetivos estipulados.
Também é importante fazer uma avaliação de todas as áreas da empresa e identificar aquelas que precisam de mais recursos, inclusive externos.
Implementação
Esta é a etapa em que a gestão estratégica de negócios ocorre de fato. Assim como outras ações organizacionais, é preciso que ela envolva todos dentro da empresa.
Colaboradores e lideranças devem estar cientes do que foi planejado e engajados nos objetivos a serem alcançados.
Vale ressaltar, porém, que essa gestão só será bem sucedida se todos se envolverem com as novas diretrizes.
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Como a Metodologia Hinc permite realizar uma gestão estratégica na construtora ou incorporadora
A Metodologia Hinc ajuda construtoras e incorporadoras a alcançarem suas metas de forma integrada, combinando seus KPIs com pessoas e ações. Dessa forma, cria-se uma cultura organizacional orientada por dados e em que todos atuam com o mesmo objetivo: garantir os melhores resultados.
Através de uma consultoria especializada e do uso de tecnologias avançadas, a Metodologia Hinc permite direcionar e alinhar estrategicamente todos os elementos necessários para implementar uma cultura de resultados na empresa, que permita atingir todos os seus objetivos estratégicos
A aplicação da Metodologia Hinc acontece em etapas, que são:
- Análise inicial: para garantir o comprometimento das lideranças e alinhar as premissas de sucesso.
- Definição da arquitetura: para compreender os indicadores mais importantes, as pessoas envolvidas em cada processo e quais dashboards devem ser construídos.
- Ativação do plano de ação: para trazer aportes conceituais sobre alta performance, abrangendo gestão de prazo, de resultado e da informação.
- Disponibilização dos dashboards: para definir quais dados são necessários para extrair os indicadores que foram definidos.
- Aplicação da metodologia: para adotar a gestão de alta performance de fato.
- Entrega: assim que a companhia é considerada apta a seguir com o processo por conta própria, é feita uma reunião de entrega, que já traz consigo sugestões de melhoria.
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