Gestão estratégica de negócios para construtoras e incorporadoras: a Metodologia Hinc


Gestão estratégica de negócios para construtoras e incorporadoras: a Metodologia Hinc

A gestão estratégica de negócios ainda é pouco disseminada no ambiente empresarial, embora tenha a capacidade de transformar as organizações, aumentar sua competitividade no mercado e trazer excelentes resultados.

Neste post, vamos ver mais detalhes sobre esse tipo de gestão e como a Metodologia Hinc pode ajudar a sua empresa. Acompanhe!

Qual a função de uma gestão estratégica de negócios?

A gestão estratégica de negócios nada mais é do que uma série de medidas que são colocadas em prática com o objetivo de promover o crescimento da empresa. 

Para que isso seja possível, é preciso levar em conta fatores externos (concorrentes, cenário econômico, tendências de mercado etc.) e internos (recursos humanos, materiais e financeiros, faturamento, crescimento etc.).

Com base nesse contexto, a gestão estratégica de negócios permite a definição de metas e planos de ação, fornecendo insumos para a tomada de decisões e para a correção de rumos, além de fazer o acompanhamento e gerenciamento de tudo que já foi implementado.

Sendo assim, esse tipo de gestão está diretamente relacionada às perspectivas de futuro da organização. A ideia é ganhar mais previsibilidade para a definição das ações e para garantir que os resultados sejam os mais próximos dos objetivos traçados.

Importante não confundir a gestão estratégica de negócios com o planejamento estratégico, que se refere principalmente às metas da empresa. Porém, eles não são excludentes; pelo contrário: eles caminham lado a lado, em uma dinâmica em que gestão estratégica permite reduzir riscos e superar obstáculos inerentes às suas atividades.

Leia mais em Gestão de resultados: como um sistema prático ajuda a estruturar a sua estratégia

Quais as características e as etapas necessárias para uma gestão estratégica?

Para que a gestão estratégica de negócios seja eficaz, é necessário que ela abranja todos os setores da empresa, prevendo atividades como:

  • Analisar os pontos fortes e fracos do ponto de vista interno e externo;
  • Elaborar, executar e avaliar planos de ação;
  • Avaliar os resultados.

Assim, podemos definir algumas etapas para fazer a gestão estratégica de negócios dentro da empresa. São elas:

Análise de ambientes

Está relacionada com as potencialidades da organização, ou seja, as oportunidades de negócios que se apresentam, as ameaças que a rondam, suas fortalezas e fraquezas. 

Essa análise busca avaliar os ambientes interno e externo e serve para melhorar o desempenho do negócio e facilitar o atingimento das metas definidas.

Planejamento estratégico

Como comentamos, o planejamento estratégico é um processo ligado às metas da companhia, especialmente a longo prazo. 

Para que seja bem feito, é preciso, mais uma vez, considerar os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades e, a partir disso, criar os alicerces que vão sustentar o crescimento nos próximos anos.

Formulação da estratégia

A elaboração de uma nova estratégia vai passar pela revisão de informações que devem ser coletadas e analisadas com cuidado para que se possa determinar os recursos que se tem à disposição para alcançar os objetivos estipulados.

Também é importante fazer uma avaliação de todas as áreas da empresa e identificar aquelas que precisam de mais recursos, inclusive externos.

Implementação

Esta é a etapa em que a gestão estratégica de negócios ocorre de fato. Assim como outras ações organizacionais, é preciso que ela envolva todos dentro da empresa. 

Colaboradores e lideranças devem estar cientes do que foi planejado e engajados nos objetivos a serem alcançados.

Vale ressaltar, porém, que essa gestão só será bem sucedida se todos se envolverem com as novas diretrizes.

Acesse também o Guia completo sobre cultura de performance: você só gerencia o que mede e só mede o que gerencia!

Como a Metodologia Hinc permite realizar uma gestão estratégica na construtora ou incorporadora

A Metodologia Hinc ajuda construtoras e incorporadoras a alcançarem suas metas de forma integrada, combinando seus KPIs com pessoas e ações. Dessa forma, cria-se uma cultura organizacional orientada por dados e em que todos atuam com o mesmo objetivo: garantir os melhores resultados.

Através de uma consultoria especializada e do uso de tecnologias avançadas, a Metodologia Hinc permite direcionar e alinhar estrategicamente todos os elementos necessários para implementar uma cultura de resultados na empresa, que permita atingir todos os seus objetivos estratégicos

A aplicação da Metodologia Hinc acontece em etapas, que são:

  • Análise inicial: para garantir o comprometimento das lideranças e alinhar as premissas de sucesso.
  • Definição da arquitetura: para compreender os indicadores mais importantes, as pessoas envolvidas em cada processo e quais dashboards devem ser construídos.
  • Ativação do plano de ação: para trazer aportes conceituais sobre alta performance, abrangendo gestão de prazo, de resultado e da informação.
  • Disponibilização dos dashboards: para definir quais dados são necessários para extrair os indicadores que foram definidos.
  • Aplicação da metodologia: para adotar a gestão de alta performance de fato.
  • Entrega: assim que a companhia é considerada apta a seguir com o processo por conta própria, é feita uma reunião de entrega, que já traz consigo sugestões de melhoria.

Quer saber mais como a Metodologia Hic pode ajudar a sua empresa? Fale com nossos especialistas e conheça o Hinc.