Gestão de resultados: como um sistema prático ajuda a estruturar a sua estratégia


Gestão de resultados: como um sistema prático ajuda a estruturar a sua estratégia

Para que uma empresa seja bem-sucedida e alcance melhores resultados, é essencial adotar estratégias capazes de gerar processos mais eficientes e aumentar a produtividade das equipes. E, nesse sentido, a gestão de resultados é um recurso administrativo que pode ser transformador para a organização.

Neste post, veja o que é gestão de resultados, quais são os pilares que sustentam essa estratégia, por que implementar um sistema de gestão e quais são suas características. Acompanhe!

O que é gestão com foco em resultados?

A gestão de resultados é uma estratégia baseada em metas sequenciais que é adotada pelas empresas para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais. Trata-se de uma forma de administrar totalmente focada nos resultados.
Para isso, essa metodologia visa à criação de um sistema de gestão que garanta a estrutura necessária para gerenciar e aprimorar continuamente processos da organização.

E isso se dá pela definição de metas (e métricas) e pelo engajamento das equipes com o objetivo de aumentar a eficiência e a produtividade, assim como eliminar gargalos e evitar a perda de tempo.

Outro ponto importante quando falamos desse tipo de gestão é o monitoramento constante dos resultados alcançados por cada colaborador. É esse acompanhamento – focado nas metas a serem atingidas, e não apenas nos processos – que vai permitir à empresa avaliar se seus objetivos serão ou não alcançados.

Quais são os 3 pilares da gestão por resultados?

Existem três pilares fundamentais que sustentam a estratégia de gestão de resultados:

Transparência

É fundamental que a comunicação ocorra de maneira clara e que a informação chegue aos colaboradores de forma transparente e direta. Cabe ao gestor utilizar todos os canais necessários para garantir que isso aconteça.

E isso vale para tudo o que for relevante do ponto de vista da gestão: desde a comunicação da missão, da visão e dos valores da empresa até a divulgação do plano de ação para um determinado projeto. Tudo, preferencialmente, com uma linguagem acessível e de fácil compreensão.

Objetividade

Junto à transparência, as metas da equipe devem ser estabelecidas e comunicadas de uma maneira clara. É preciso que todos tenham claro o que se espera alcançar para que haja um alinhamento dos esforços. O mesmo vale para os indicadores. O gestor deve esclarecer quais são as métricas que serão acompanhadas e como elas serão calculadas.

Engajamento

É preciso estimular e incentivar a equipe a alcançar os melhores resultados. E a melhor forma para fazer isso é fazer com que os colaboradores participem da tomada de decisões, ajudando na construção das estratégias. Isso ajuda a gerar um sentimento de pertencimento e comprometimento.

Outra forma de motivar o time é compartilhar os dados de produtividade. Não basta à equipe de vendas saber que a meta não foi batida,por exemplo.

Para que possam melhorar, é preciso que seus membros contem com ferramentas que os permitam compreender seu desempenho, dia após dia.

Quer saber mais? Confira o Checklist Gestão do Plano de Ação: 8 passos para garantir resultados

Por que implementar um sistema de gestão de resultados?

A gestão de resultados possui uma série de vantagens para as empresas. Destacamos:

Alcance de metas

Por se tratar de um sistema totalmente voltado para os resultados, um dos principais benefícios da gestão de resultados é, de fato, a capacidade de a empresa alcançar suas metas e objetivos com mais facilidade.

Retenção de talentos

Quando objetivos são alcançados, a motivação da equipe tende a aumentar, pois os colaboradores passam a se sentir mais valorizados, porque veem como seu trabalho impacta nos resultados da empresa.

Para que isso seja possível, a estratégia de gestão de resultados prevê a realização de treinamentos e capacitações dos colaboradores, medida que faz parte da valorização dos profissionais. Como vimos, a comunicação transparente com a equipe é outro fator preponderante.

Trabalhadores motivados e valorizados rendem melhor e colaboram para um ambiente de trabalho mais harmonioso. Tudo isso facilita a retenção de talentos e a redução do turnover.

Monitoramento de resultados

Comentamos que a gestão de resultados trabalha com metas sequenciais, isto é, criam-se objetivos intermediários de modo a facilitar o alcance da meta prioritária da organização. E isso só é possível se os resultados são acompanhados a todo instante.

Sendo assim, essa metodologia exige uma estrutura que torna mais fácil acompanhar o trabalho e a performance das equipes e também das estratégias adotadas naquele momento. Isso torna mais fácil a identificação de problemas e a correção de rumos.

Redução de riscos

Com um processo baseado em dados reais e atualizados, a tomada de decisões torna-se mais assertiva e as estratégias são definidas com maior precisão. Com isso, corre-se menos riscos, o que ajuda a gerar menos perdas e a potencializar os resultados.

Mais integração entre equipes

Ao melhorar a comunicação, tornando-a mais direta e transparente, a gestão de resultados promove uma maior integração entre colaboradores, equipes e setores a partir do compartilhamento de informações e aumento na frequência dos feedbacks.

Isso gera um ambiente de aprendizado e trocas constantes, o que, novamente, colabora para um ambiente organizacional mais harmonioso e produtivo.

Características do sistema de gestão de resultados

O sistema de gestão de resultados é a estrutura que reúne diversos elementos (procedimentos, objetivos, recursos, pessoas etc.) e os converge para uma finalidade em comum: alcançar as metas da empresa.

Esse sistema tem algumas características fundamentais:

  • Cultura baseada em valores compartilhados por todos os níveis hierárquicos;
  • Processos de melhoria contínua para solução de problemas, valorização de pessoas e alcance de metas;
  • Gerenciamento inteligente de recursos (humanos, financeiros e materiais);
  • Foco no cliente e nos resultados, criando um ciclo virtuoso em que a melhoria operacional reflete-se na satisfação do cliente;
  • Liderança participativa;
  • Compartilhamento da responsabilidade por atingir ou não os resultados;
  • Uso de ferramentas e tecnologias para potencializar a gestão e os resultados;
  • Integração entre diversas áreas e níveis hierárquicos da empresa.

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