Gestão de resultados na construção civil: metas, indicadores e análise de resultados para impulsionar seu negócio


Gestão de resultados na construção civil: metas, indicadores e análise de resultados para impulsionar seu negócio

A gestão de resultados é uma estratégia fundamental para que as empresas tenham um norte bem definido e saiba qual caminho traçar para alcançar seus objetivos.

Em um setor tão concorrido, a ausência de gestão de resultados na construção civil prejudica a competitividade das construtoras e incorporadoras. A falta de metas claras prejudica o planejamento estratégico e pode acarretar em prejuízos e riscos desnecessários.

A seguir, vamos entender melhor sobre a importância da gestão e resultados e como esta estratégia pode ser implementada. Acompanhe!

O que é gestão de resultados?

A gestão de resultados é uma estratégia baseada em metas sequenciais para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais. Trata-se de uma abordagem totalmente focada em resultados.

Para que isso seja possível, essa metodologia visa a criação de um sistema de gestão. Esse sistema é empregado, combinando tecnologias e metodologias, de forma a garantir a estrutura necessária para gerenciar e otimizar continuamente os processos da organização.

Isso se dá pela definição de metas (e métricas) e pelo engajamento das equipes. O objetivo é aumentar a eficiência e a produtividade, assim como eliminar gargalos e evitar a perda de tempo e dinheiro.

Outro ponto importante quando falamos da gestão de resultados na construção civil é o monitoramento constante dos resultados alcançados por cada colaborador.

Esse acompanhamento – focado nas metas, e não apenas nos processos – é o que permite à empresa avaliar se seus objetivos serão ou não alcançados.

Da mesma forma, quando a organização não faz uma gestão com foco nos resultados, temos um cenário de ineficiência. Isso gera, por exemplo, desperdício de recursos humanos e materiais, atrasos nos projetos e a necessidade de retrabalhos.

Além disso, sem uma sistematização dos processos, aumentam-se os riscos de incorrer nos mesmos erros em projetos futuros. Afinal, não se criou um ciclo iterativo de melhorias e soluções para os problemas que acometem a empresa no presente.

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Quais são os pilares da gestão de resultados?

Existem três pilares fundamentais que sustentam uma estratégia de gestão de resultados na construção civil. 

Eles servem como base para definir o que deve ser acompanhado e mensurado ao longo deste processo. São eles:

Transparência

É fundamental que a comunicação ocorra de maneira clara e que a informação chegue aos colaboradores de forma transparente e direta. Cabe ao gestor utilizar todos os canais necessários para garantir que isso aconteça.

E isso vale para tudo o que for relevante do ponto de vista da gestão. Desde a comunicação da missão, da visão e dos valores da empresa até a divulgação do plano de ação para um determinado projeto.

Tudo deve ser feito com uma linguagem acessível e de fácil compreensão. A colaboração é outro aspecto importante. Os colaboradores precisam não apenas estar cientes de tudo, mas também poder acompanhar os resultados e contribuir com o processo.

Objetividade

Junto à transparência, as metas da equipe devem ser estabelecidas e comunicadas de uma maneira simples e direta. É preciso que todos tenham claro o que se espera alcançar para que haja um alinhamento dos esforços.

O mesmo vale para os indicadores. O gestor deve esclarecer quais são as métricas que serão acompanhadas e como elas serão calculadas.

O processo deve ser objetivo, para que seja facilmente entendido e absorvido pelo time. E por isso a comunicação é tão importante, ajudando a obter feedbacks dos colaboradores para otimizar o processo.

Engajamento

É preciso estimular e incentivar a equipe a alcançar os melhores resultados. E a melhor forma para fazer isso é fazer com que os colaboradores participem da tomada de decisões.

Quando o time ajuda na construção das estratégias, isso ajuda a gerar um sentimento de pertencimento e comprometimento. É preciso que todos tenham em mente que os resultados almejados são de responsabilidade de todos.

Outra forma de motivar o time é compartilhar os dados de produtividade. Não basta à equipe de vendas saber que a meta não foi batida, por exemplo.

Para que possam melhorar, é preciso que seus membros contem com ferramentas que os permitam compreender seu desempenho e entender os gargalos. Em nossas consultorias, utilizamos a metodologia FCA (Fato – Causa – Ação)

Nas reuniões de atualização de resultados, a metodologia FCA pode ajudar sua equipe a identificar erros e acertos nas atividades e propor soluções para alcançar o resultado esperado. Veja só:

  • Fato: Qual a realidade dessa meta? 
  • Causa: Quais foram as ações que acabaram no resultado? Seja negativo ou positivo
  • Ação: Quais serão as ações dos próximos dias que eu vou executar para alcançar o resultado?

Com as respostas dessas simples perguntas, a liderança e a equipe conseguem ajustar a rota atual para ir em direção aos resultados esperados. Dica de especialista: Não deixe para rever as suas metas e objetivos no final do ciclo proposto. Fazer a revisão ao longo do caminho, com a ajuda de dados e indicadores-chave, permite mais tempo para recalcular a rota.

Por que implementar um sistema de gestão de resultados na construção civil?

A adoção de um sistema de gestão de resultados ajuda a torná-la mais prática e eficiente, melhorando a operação da empresa,

O uso desse tipo de recurso permite estruturar a execução e o controle dos projetos para facilitar o planejamento. E isso é chave para a otimização de recursos, aumento da produtividade e a obtenção das metas traçadas.

Dessa forma, a gestão de resultados na construção civil possui uma série de vantagens para as construtoras e incorporadoras. Destacamos:

Cumprimento das metas

Um dos principais benefícios da gestão de resultados na construção civil é o aumento da capacidade de a empresa alcançar suas metas com mais facilidade. 

Como vimos, trata-se de uma abordagem que utiliza técnicas e estratégias totalmente focadas em aumentar a produtividade, o aproveitamento de recursos e o alinhamento das equipes.

Retenção de talentos

Quando objetivos são alcançados, a motivação da equipe tende a aumentar. Os colaboradores passam a se sentir mais valorizados, porque veem como seu trabalho impacta nos resultados da empresa.

Para que isso seja possível, porém, a estratégia de gestão de resultados deve prever a realização de treinamentos e capacitações dos colaboradores E, como comentamos, a comunicação com a equipe é um fator preponderante para seu engajamento.

Trabalhadores motivados e valorizados rendem melhor e colaboram para um ambiente de trabalho mais harmonioso. Tudo isso facilita a retenção de talentos, a redução do turnover e o aumento da produtividade.

Monitoramento de resultados

A gestão de resultados trabalha com metas sequenciais. Isto é, criam-se objetivos intermediários de modo a facilitar o alcance das metas prioritárias. E isso só é possível se os resultados são acompanhados a todo instante.

Sendo assim, essa metodologia exige uma estrutura que torne mais fácil acompanhar o trabalho e a performance das equipes. 

Também é importante monitorar as estratégias adotadas para facilitar a identificação de problemas e a correção de rumos. Tudo isso pode ser observado por meio de indicadores de desempenho.

Leia mais: Checklist: Você já usa indicadores de performance na sua construtora?

Redução de riscos

Com um processo baseado em dados reais e atualizados, a tomada de decisões torna-se mais assertiva e as estratégias são definidas com maior precisão.

Além disso, a possibilidade de integrar informações ajuda a evitar imprevistos. Mais do que isso, permite prever e monitorar possíveis ameaças.

Com isso, é possível definir planos de ação para lidar e mitigar potenciais riscos. Consegue-se, assim, evitar perdas e a potencializar os resultados.

Integração entre equipes

Ao melhorar a comunicação, tornando-a mais direta e transparente, a gestão de resultados promove uma maior integração entre colaboradores, equipes e setores.

Isso se dá a partir do compartilhamento facilitado de informações e do aumento na frequência dos feedbacks.

O resultado é um ambiente de aprendizado e trocas constantes, o que, novamente, colabora para um clima organizacional mais harmonioso e produtivo.

Como escolher uma ferramenta de gestão de resultados?

O sistema de gestão de resultado é a estrutura que reúne diversos elementos (procedimentos, objetivos, recursos, pessoas etc.) e os converge para uma finalidade em comum: alcançar as metas da empresa.

Existem muitas ferramentas disponíveis que podem ajudar desde a organização de tarefas e comunicação com a equipe até o acompanhamento de indicadores de performance e criação de planos de ação.

Para escolher a melhor ferramenta de gestão de resultados, é importante avaliar alguns elementos-chave. Destacamos:

  • Cultura baseada em valores compartilhados por todos os níveis hierárquicos;
  • Processos de melhoria contínua para solução de problemas, valorização de pessoas e alcance de metas;
  • Gerenciamento inteligente de recursos (humanos, financeiros e materiais);
  • Foco no cliente e nos resultados, criando um ciclo virtuoso em que a melhoria operacional reflete-se na satisfação do cliente;
  • Liderança participativa;
  • Compartilhamento da responsabilidade por atingir ou não os resultados;
  • Uso de ferramentas e tecnologias para potencializar a gestão e os resultados;
  • Integração entre diversas áreas e níveis hierárquicos da empresa.

O Hinc é uma ferramenta de gestão de planos de ação especializada para empresas da construção civil. A plataforma contribui para a execução, acompanhamento e gestão do planejamento estratégico de construtoras e incorporadoras.

Métricas, indicadores, equipes, tarefas e relatórios podem ser gerenciados por meio de dashboards. Ao centralizar esses elementos, o Hinc facilita a realização de análises e a obtenção de insights.Conheça o novo Hinc, explore suas funcionalidades e veja como nossa ferramenta pode ajudar na gestão de resultados da sua empresa!